A Teoria da Dissonância Cognitiva de Leon Festinger

preview_player
Показать описание
Conteúdo:
- O que é dissonância cognitiva? Qual seu significado?
- Exemplos de dissonância cognitiva
- Como reduzir a dissonância cognitiva
- Por que a dissonância cognitiva é importante?

Dissonância cognitiva é um fenômeno estudado em Psicologia Cognitiva, Psicologia Social, Marketing, política etc.

O psicólogo Leon Festinger propôs uma teoria da dissonância cognitiva centrada em como as pessoas tentam alcançar consistência interna. Seu famoso livro sobre o assunto é "A Teoria da Dissonância Cognitiva" (A Theory of Cognitive Dissonance)
____________________________________

✅ Recebas as novidades do Psicoativo pelo Whatsapp

📳 Redes sociais:

👥 Grupo de Psicologia no Facebook

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente!!! Obrigado!!! Estou passando por dissonância cognitiva fortíssima, seu vídeo me fez ter a tomada de consciência sobre o que se passava comigo, pois eu só sentia o desconforto, vários pensamentos e sentimentos decorrentes da dissonância, mas não conhecia cientificamente o funcionamento de tudo isso. Obrigado! Me deu um norte, clareou muito o caminho p o ajustamento. Quando algumas pessoas erram, elas sentem que fizeram algo que vai contra sua forma de pensar, porém não sabem como lidar e ficam num conflito interno que traz várias consequências p saúde mental e conhecendo mais sobre o assunto elas podem chegar mais perto de uma solução. Obrigado pela atitude, pelo nobre ato de trazer conhecimentos muito valiosos e de utilidade pública. Abraços! Sucesso!!!

jackbrown
Автор

Só faltou dizer q nem sempre essa dissonância é perceptível para o indivíduo. É comum ele resolver a dissonância sem nem mesmo perceber. Vejo muito disso na religião. Muita gente cristã (católicos ou evangélicos) que acredita em signo, e diversos outros exemplos.

LucianoPinheiro
Автор

Temática super atual, visto que a humanidade sempre passa por esse conflito, sujeita à exploração e dominação por falsos gurus espirituais e lideres políticos. Também o marketing atual, muitas vezes reforça a idéia de um valor e no final da peça, entrega uma assinatura de um produto que provoca o vício inverso ao valor apresentado. Ex: a peça fala da defesa da ecologia e no final assina com um automóvel movido a combustível fóssil.

RicardoMarkis_music
Автор

Obrigada por compartilhar, excelente aula.

lindalulu
Автор

Eu percebo que no meu caso por ter hábito de fumar, Existe uma cobrança da "consciência" que faz surgir um sentimento de culpa, e baixa auto estima.

viniciusmonteiro
Автор

Olá! Excelente vídeo, sua iniciativa de compartilhar conhecimento é um ato de grandeza. Tenho duas perguntas. Quais as consequências da dissonância cognitiva para a saúde mental e cognição? E, sobre o toc, que se manifesta como ordens mentais, mandamentos da mente, as obsessões, e/ou as ações, comportamentos, que são as compulsões. Caso o portador de toc que tenha obsessões e compulsões não obedeça as ordens do pensamento que é intrusivo, opressor, e, persistente até que se realize determinado comportamento, ele sente grande desconforto, angústia, inquietação, um verdadeiro desassossego espiritual. Quando o portador atende as ordens mentais e raliza o comportamento para se livrar ou aliviar as obsessões, ele vai contra o que sabe o que é realidade e o que é virtualidade (apenas imaginações incomodas do toc que não se quer realizar), ele pode sentir dissonância cognitiva? Pergunto porque que no toc o paciente é capaz de discernir o que é e o que não é a realidade, sabendo, portanto, que tudo no toc está acontecendo no plano virtual, da imaginação, e que a qualidade do pensamento não condiz com sua reputação, honra, crença, etc..., e que além disso, ele tem a escolha de atender ou não as obsessões, mas acaba atendendo quando elas já são muito fortes, por isso também acaba sentindo o sofrimento por tê-la atendido e obedecido, suportando então uma grande angústia e desconforto, pois sabe que não deveria obedecê-la (porque o que ela impõe é tudo imaginário) e realizado uma ação. Ou seja, existe a consciência de que não se deve realizar um comportamento pois nada irá acontecer se ele não for realizado, mas a obsessão persiste e o paciente acaba se frustrando por atendê-la, indo dessa forma contra o que sabe que é a realidade.

jackbrown
Автор

Pegue esse manual de psicologia científica prática cheio de técnicas e mude sua vida de verdade.

UniversodaPsicologiaTV
Автор

Pessoal, um adendo:

Sobre o item 1 em "como reduzir a dissonância cognitiva":

A ideia de questionar a ligação entre emissão de gases produzidos por automóveis e aquecimento global é apenas um exemplo de como isso pode ser feito.

A ciência se move por meio dos questionamentos sobre os conhecimentos estabelecidos. Mas é bom tomar cuidado pra não se deixar levar por teorias conspiratórias sem fundamento.

UniversodaPsicologiaTV
Автор

Poderia ser traçado um paralelo no que tange à dissonância cognitiva aos indivíduos que se sujeitam à relacionamentos tóxicos?

omoraram
Автор

estudei sobre isso a 3 anos atrás, já havia esquecido, vim só pra relembrar, excelente trabalho.

samaramarinho
Автор

Faça um vídeo sobre uma teoria psicológica Recente Criada por o brasileiro Augusto Cury : Inteligência Multifocal.

vitoraguiar
Автор

Parece um pouco racionalização de Freud

beatriztakeda
Автор

Adorei o vídeo!!, qual é o nome do programa que passa ao 6:52? obg ^^

Xissetevideos
Автор

Dissonância cognitiva serviria tbm pra falar do resultado das eleições. Como deve estar a cabeça dos bolsominions com Maia e Onyx ao lado do caçador de corruptos: o Mico...

herlondaveiga