O que deu errado na economia britânica

preview_player
Показать описание
Uma combinação de turbulências econômicas vêm abalando o Reino Unido, incluindo a inflação mais alta em 40 anos e uma onda de greves que não se via há décadas.

Para completar, o FMI estima que a economia britânica será a única entre os países ricos a encolher em 2023.

Muitos trabalhadores viram seu poder aquisitivo diminuir. Os professores, por exemplo, ficaram com um salário menor do que dez anos atrás, se descontada a inflação.

Por isso, muitas categorias, de servidores públicos a motoristas de trem, têm organizado amplas paralisações.

Mas o que explica a desaceleração e a inflação alta?

É o que nossa repórter Laís Alegretti explica neste vídeo, passando por questões externas (guerra na Ucrânia) a internas (pacote de Liz Truss e Brexit).

Assista e confira.

#bbcnewsbrasil #internacional #europa
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Reino Unido saiu da União Européia que possuía livre circulação de pessoas (ou seja, trabalhadores), com uma das justificativas da saída sendo a dificuldade para controlar o alto número de imigrantes (ou seja, trabalhadores) e agora está com escassez de mão de obra. Quem imaginaria?

gigi-ggyj
Автор

Eu me mudei para o UK recentemente. Mas estive aqui em 2018. A diferença é gritante. Além dos exemplos citados no vídeo, era possível perceber um dinamismo bem maior entre as populações, um intercâmbio europeu, muito interessante.
Agora você sente um abatimento enorme, principalmente entre os mais jovens. Você sente que o Reino Unido se fechou. Além do distanciamento da Escócia e Irlanda do Norte, para com a Inglaterra e País de Gales. A Inglaterra continua agindo de forma monopolista, o que aumenta o fervor entre os outros dois países, fundamentais para a economia Britânica.
Ainda têm muitos estudantes internacionais e turistas. Mas a locomotiva está diferente. Eles querem que estudantes, como eu, ocupem cargos baixíssimos, o problema é que o nível de qualificação de muitos, como o meu, por exemplo, é maior do que é ofertado. Além de sermos barrados pela quantidade de horas que nos é permitido trabalhar.
Existe um projeto para aumentar o número de horas que estudantes internacionais podem trabalhar, porém isso é por conta da escassez de profissionais. Sem dizer que, países Europeus estão impondo uma série de regras para quem se gradua no UK, antes existia liberdade de atuação. Brexit foi o suicídio britânico.

AmandaGoutenberg
Автор

Moro em Londres a 14 anos e aqui não tinha comprar as coisas a prestação era a vista ou no cartão de crédito que não é parcelado como faz no Brasil, agora na maioria dos lugares estão vendendo a prestação. Vc percebe que o poder aquisitivo está está baixo.

camillasouzax
Автор

Talvez esteja faltando algumas colônias para o UK sugar as riquezas por mais algumas décadas

robertcoelho
Автор

Rick Gevais certa vez disse:
"Nas embalagens de água sanitária vem o aviso "não beba". Deveríamos primeiro ter retirado este aviso e depois feito o plebiscito do Brexit. O resultado teria sido muito diferente."

IncrivelPontinhoAzul
Автор

Suécia e Itália tb falavam que queriam deixar a UE. Parece que mudaram de ideia.

cariocamochileiro
Автор

Se tá ruim lá a 4% a taxa básica de juros, imagine aqui a 13, 75%

LauroAlisson
Автор

Uma dúvida. Os líderes do Brexit estão sofrendo com a crise ou estão confortáveis em suas nobres casas?

ga
Автор

A população da Holanda, dois anos atrás, falavam em sair da UE, tão bem caladinhos hoje 🤔

marcosalves-updv
Автор

O brexit e a guerra da Ucrânia vieram mostrar aos europeus que é melhor ficar na UE do que fora. Fortaleceu a ideia de Europa unida contra todos aqueles que nos atacam

joaquimcaeiro
Автор

O ego dos Britânicos falaram mais alto agora estão vendo que uma andorinha só não faz

brunosantos
Автор

Quiseram se isolar e deu nisso. O mercado interno britânico não é suficiente pra sustentar sua economia e ao contrário das outras nações ricas, o Reino Unido não tem grandes acordos comerciais pra dar uma “gordura” nas vendas externas e nos serviços internacionais

carloscanrry
Автор

Crescer um tiquinho.... Hahahaha
Sou mineiro e aprovo esse vocabulário

fabio.lous_
Автор

Poxa, eles estão sem um novo país pra roubar ouro?

taikonautaparawara
Автор

O salário dos prof caiu 11% em doze anos por lá. Eu tive essa perda em 3 anos por aqui...

leodangelo
Автор

Penso que, a saída do Reino Unido da UE foi a maior tragédia britânica após a segunda guerra.

sergiopereira
Автор

Obrigado pelas excelentes reportagens da BBC - Um bom domingo, de Portugal!!

jorgemartins
Автор

Sinto pena não, o BREXIT era uma tragédia anunciada, mas a prepotência levou a melhor

palmirajeremias
Автор

Muitos dos europeus que trabalhavam no Reino Unido são de setores que não exigem alta qualificação, e são vagas de empregos que não interessam aos britânicos. O maior tiro no pé do Brexit foi justamente a questão das exportações, mas a sanha colonialista falou mais alto.

O ruim disso tudo é quem votou para ficar e está sofrendo por conta da estupidez do UKIP e de quem apoiou essa ideia insensata de sair da UE.

Eu lembro que a UE têm regras muito mais rígidas de controle ambiental, e isso estava incomodando os pescadores do País de Gales, porque estava dificultando a pesca deles por conta dos limites impostos. Eles votaram em massa para sair da UE, e agora não têm para quem vender o pescado deles, pois os produtos frescos que passavam direito pela aduana sem grande burocracia, agora ficam armazenados por um longo tempo em contêineres frigoríficos (o que encarece o produto) e às vezes cargas inteiras são perdidas porque ficaram muito tempo retidas na aduana.

Agora em Gales eles têm liberdade para pescar onde quiserem, mas não têm como escoar a produção, que é muito maior do que o mercado interno pode absorver.

Weissenschenkel
Автор

BREXIT é a palavra. Eu achava que o povo brasileiro era o mais estúpido do mundo. Mas os britânicos me surpreenderam com o Brexit.

lucascarioli
welcome to shbcf.ru