O Eterno Retorno de Nietzsche

preview_player
Показать описание
Entenda o Eterno retorno de Nietzsche, um dos conceitos mais famosos da filosofia do afirmador de vida.

Outros vídeos sobre Nietzsche:

Entenda o que Nietzsche quis dizer com "Deus está morto!"

Como começar a ler Nietzsche

O que Nietzsche e Schopenhauer pensavam sobre o suicídio

Freud cita o Superhomem de Nietzsche

_________________________________________________________

Redes sociais:

Grupo de Psicologia no Facebook

Comunidade de Psicologia no Google+
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Curso Nietzsche: Filosofia para Espíritos Livres 🔨

UniversodaPsicologiaTV
Автор

Essa ideia dele parece mais uma provocação, um convite à reflexão da própria vida do quê uma afirmação cosmológica.

Marcvitoria
Автор

Essa idéia nos faz pensar em amar mais ainda a vida tendo melhores atitudes construídas aqui no agora na vida real, amar um eterno retorno se for encomodo faça por onde querer reviver ! Nietzsche é foda!!!! parabéns pelo vídeo e a bela nona sinfonia de Beethoven!

fernandoreis
Автор

acho que "A Chegada" aborda um pouco esse conceito mais pro final do filme quando a protagonista compreende o tempo como algo sem começo, meio ou fim e mesmo sabendo tudo que passaria e que já tinha passado, abraça a jornada do jeito que ela é

ajshdjssj
Автор

sempre pago as contas
mais volta todo fim de mês

netocesar
Автор

No final das contas o Eterno Retorno encaixa muito bem, metaforicamente, em nossas atitudes em vida, cometemos os mesmo erros do passado em uma longa e ridícula repetição, apenas difere os aspectos sociais, econômicos, geográficos, entre outros. Por exemplo, Napoleão, Hitler... recentemente, Columbine e Suzano... Ter brigado com mãe mês passado sobre o pão e a dois dias atrás essa briga se repete... Como diria o Holmes, '' a roda gira, nada é novidade''

webari
Автор

Eu vou dizer, acreditar em uma vida eterna é algo pra mim enlouquecedor! !!!! O mesmo acreditar na hipótese de existe céu e inferno. Eu já tive a experiência de um "coma" e simplesmente a sensação era de que eu não mais existi. Não ouvia, não via e não falava. E talvez este tenha sido o melhor estado de vida que já tive. Eu acho completamente inútil o ser humano tentar explicar o que é um Mistério. Agora alguém não ter tido em sua existência o que ele gostaria como um amor por exemplo seria realmente muito frustrante. Mas quem poderá afirmar que em outra existência ele teria?

budakarnal
Автор

Isso sim é o Eterno Retorno. Não faz cinco minutos que estava lendo sobre esta parte no livro cujo título "Quando Nietzsche chorou" tá lá no capítulo 20. Que coisa, nunca tinha visto o canal mais foi a primeira coisa que me apareceu na tela.

adrianocarmosilva
Автор

A própria definição de razão é humana, sendo assim limitada, presa as impressões e instintos e preconceitos e toda sorte de pensamentos que julgamos com nosso limitado juízo ser verdade. Em um mundo caótico, criados pelo caos, onde não existe referencial e se existir seria apenas uma ilusão. Não existe razão de fuga, tudo acontece ao mesmo tempo e tudo é o que é. Seja como for, não poderia ser diferente pois se assim o foce já seria e o outro deixaria de ser. Esse sujeito foi um dos maiores gênios do pensamento filosófico, alguém que pensa com competência e dedicou sua vida a isso, como alguém pode criticá-lo?! Ressentidos! Reativos!

domquixote
Автор

Vejo essa teoria como um tapa na cara (assim como muitos outros que ele deu) de quem está dentro de uma prisão mental, seja ela por conta da religião, política ou qualquer outra crença, para tentar acordar ou abrir os olhos deste prisioneiro, assim como um banho de água gelada para acordar e trazer forças e disposição para mudar.

marcosrwr
Автор

O conceito de eterno retorno de Nietzsche parece ter uma relação com o da Roda de Samsara dos indianos, como eles chamavam a repetição da existência humana.

vinibisetto
Автор

Amo poemas, mas esse é o mais belo de todos! Faz pensar na vida e fazer cada instante valer a pena se pensarmos por esse ponto de vista. Mas o eterno retorno acontece todo tempo só não vê quem não quer!

fernandapaes
Автор

5:16 é a teoria de que todo retorno nos da uma nova oportunidade de tentar, mesmo que seja por meio de uma ideia, vontade, ação continuada(não levando em conta o "fim" propriamente dito), etc. São infinitas possibilidades num mar de idas e vindas em um "apocalipse de vida". Vivemos o inferno tentando igualar-se a um céu imaginário que na verdade é o nosso próprio presente. Viajei, mas senti que devia escrever isso. Como se fosse um intermédio, como se fosse premeditado, mesmo que anterior a meu pensamento, algo "autômato".

rodmsoulz
Автор

Teoricamente, de acordo com o eterno retorno, nossa vida atual precisaria já ter sido vivida no passado, para poder ser cientificamente ratificada. Mas eis a seguinte questão: como a humanidade se desenvolveu periodicamente, é possível que toda a trajetória de evolução atual seja marcada como o primórdio das coisas? Seguindo essa linha, é como se nossa vida atual fosse o marco 0, e a partir deste ponto desenvolve-se adiante e adiante, eternamente. Mas o universo é infinito tanto progressivamente quando regressivamente. Após a morte nossas memórias são deletadas e então temos a sensação de que todo ressurgimento é único e primordial?

dammbrs
Автор

O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.

Eclesiastes 1:9

danielbispo
Автор

Ultimamente percebi que estou preso em um eterno retorno, realmente é apavorante ter ciência disso.😔

tonibst
Автор

A vida sempre foi e será um eterno acordar, para que amemos uns aos outros e vivamos em paz!!!

PLS-pdqq
Автор

Criamos um CANAL SÓ DE FILOSOFIA! \o/
Inscreva-se e ative o ~sininho:

UniversodaPsicologiaTV
Автор

Tive um Deja Vu absurdo de longo que me provou o eterno retorno, gostei do video.
Só como crítica, cuidado com as imagens. Vi uma de Albert Einstein quando foi citado um escritor alemão.

Quanto ao conteúdo gratidão.

DanielMoralles
Автор

Eu acredito no eterno retorno, mas tb em certo livre arbítrio ou possibilidade de mudar um evento futuro alterando uma escolha no presente. Acolho desse modo a reencarnação como verdade, mas os arranjos não podem ser iguais. As vivências são diferentes se fizermos outras escolhas. Apesar disso, de fato nossa consciência é imortal e transpessoal, assim como acredito na existência de um inconsciente coletivo como propõe Jung. N é difícil se certificar desse conceito se observarmos que fatos se repetem na história da humanidade.

whaggo