COMO CRIAR UM ECOSSISTEMA DE TRABALHO 100% GRATUITO PARA MAQUETE ELETRÔNICA

preview_player
Показать описание
Hoje vamos recapitular essa série que fez sucesso aqui no canal da 3DM, vamos ver quais são os melhores softwares 100% gratuitos para se trabalhar com maquete eletrônica e computação gráfica em geral!

Você pode assistir os vídeos com mais detalhes sobre cada programa aqui:

#opensource #sofwarelivre #maqueteeletronica

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Deixe seu like

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Minhas redes sociais

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Parabéns pelo trabalho mais uma vez! Vou enviar um e-mail para você pra gente combinar a sua participação no canal! :)

Respondendo a questão que você levanta lá pelos 10 min: As pessoas, os profissionais, estão sempre buscando novas formas de fazer o seu trabalho de maneira melhor (ao menos os bons profissionais estão rsrs), economizando sempre que possível. Nessa linha de pensamento a cultura open source realmente oferece diversas soluções.

Tenho tido a impressão de que, nos últimos anos ao menos, as pessoas vem querendo coisas novas e formas novas de usar os seus computadores, muitas pessoas que estão usando o Windows para trabalhar, não estão lá simplesmente porque gostam da plataforma, estão lá porque acreditam (muitas vezes por falta de informação, que vídeos como esses da sua série trazem) que aquela é a única maneira de fazer as coisas, elas aprenderam a trabalhar de uma forma, aprenderam que o AutoCAD é o software que se usa para desenho, aprenderam que o PS é o que se usa para pós produção, etc.

Muitas pessoas já me disseram algo do tipo: "eu só não deixo de usar o Windows por conta de software tal", ou seja, a pessoa realmente não precisa do Windows, ela precisa do software em questão, para ser mais exato, ela precisa da funcionalidade daquele software; recursos e não nomes. Quando você se dá a liberdade de buscar uma alternativa viável, diferente à principio, mas eficaz, você se dá a liberdade de circular por qualquer plataforma que deseje. Usando o GIMP por exemplo, independente do sistema que você utilize, você sempre terá a ferramenta e sendo open source, você também não fica atrelado ao que alguma empresa pensa sobre o software.

Hoje as pessoas querem, cada vez mais, criar diferenciais em seus produtos; economizar com as ferramentas deixa maior orçamento para investir em outros setores, como marketing.

Creio que a comunidade Linux tenha gostado do seu trabalho porque você acima de tudo foi honesto e sensato, pesquisou e acatou sugestões e dicas, algo que, infelizmente, nem sempre vemos em veículos de comunicação voltados à tecnologia aqui no Brasil, claramente, qualquer equívoco que você tenha feito não foi falta de vontade ou desdém, foi apenas reflexo da suas primeiras experiências com algo novo, algo perfeitamente natural. :)

Lhe dou os meus mais sinceros parabéns pelo trabalho, espero poder colaborar com você para que você possa levar ao seu público mais vídeos de qualidade sobre o mundo Open Source, assim como todos os que você faz!

Um grande abraço!

Diolinux
Автор

Diogo, olha que interessante. Sou "maqueteiro" e uso o 3DS Max desde a v.5 quando ele ainda era Studio. Conheci o MAYA, Sketchup, MODO, mas permaneci no Max (agora quero conhecer o Blender e o C4D).
Recentemente um cliente me procurou para fazer manutenção (um dos meus ofícios desde 2001) para formatar e reinstalar o Windows num desktop antigo. Pesquisando sobre Linux para oferecer para ele, encontrei seus vídeos e sua playlist.
Agora, além de oferecer uma solução 100% gratuita para esse cliente que é engenheiro civil e usa o AutoCAD, posso dar a certeza de o sistema vai rodar bem num hardware mais antigo, mas não vai ficar devendo em nada.

Obrigado mesmo cara pela sua simplicidade, honestidade e transparência. Isso é muito importante não apenas para quem já é do clube do pinguim, mas também para quem viveu a vida inteira entre Win e Mac.

PS.: se for possível, deixa a tua câmera com foco manual travado em vc. Essa opção de autofocus é incômoda depois de algum tempo. Se tiver gravando com celular ou câmeras que o ajuste precisa de um objeto para focar, coloca um livro ou algo assim e trava o foco, tá jóia?
Um forte abraço.

elsonjuniorgama
Автор

A comunidade de usuários linux é muito engajada em ajudar iniciantes e pessoas que não conhecem o sistema. Eu utilizo linux desde 2002, na época que realmente era um bicho de 7 cabeças, que precisava compilar kernel por linha de comando, preocupação com dependências para instalar software, hoje em dia ficou bem mais fácil e é bom ver esse tipo de conteúdo para justamente saber as dificuldades das pessoas no primeiro contato. Assim é possível refletir e pensar como melhor instruir, para desmitificar o sistema.

Parabéns pela série.

dezzare
Автор

Falae Diogo! Muito da hora ver mais brazucas profissionais mostrando a capacidade do Linux e softwares FOSS..Parabéns mesmo e por favor man, continue!
Sou generalista 3D e uso Linux e softwares FOSS há mais de 7 anos (se tiver tempo, da uma conferida no meu canal).

Então só corrigindo algumas coisas:
1) O editor de vídeo do Blender não é simples e limitado, ele é na verdade um dos mais completos e avançados entre os disponíveis pra linux (com possibilidade de adicionar motion graphics complicados sem mesmo sair do Blender), o problema é que tem uma grande curva de aprendizado e não é muito prático.


Dica: Como o Dionatan do Diolinux comentou, há distros bem mais leves e práticas pra produção. Eu indico o Ubuntu Studio <-- é o mais leve e robusto que já experimentei e já vem com a maioria dos programas que vc mencionou instalados e prontos pra usar :)

Parabéns novamente e continua que tá muito bom :)

chanruzzi
Автор

Bom dia Diogo, quero registrar também o meus PARABÉNS a você por essa iniciativa, achei realmente inovadora e de uma boa vontade imensa da sua parte em ajudar muitas pessoas inclusive eu. Já assistis todos os seus videos sobre essa série e estou trabalhando para aplicar esse sistema na minha máquina.
Cara, sei que tenho que estudar ainda mais, porém vale muito o esforço. Sou usuário dos programas da Adobe aqui na empresa (registrados é claro) e somente agora poderei sair do mundo pitara na minha máquina.
E mais uma vez PARABÉNS e muito obrigado pelas dicas. Tô ligado no seu canal podes crer. Que Deus abençoe ainda mais a você e toda a sua família. Até mais :)

demirfranca
Автор

Mais uma vez vocês ajudaram-me a tomar decisões e tiraram dúvidas que eu tinha. Muito obrigado e um abraço de Portugal 🇵🇹🇵🇹🇵🇹

pedrofaia
Автор

Diogo, talvez tenha faltado um item na sua lista que seria o Unreal Engine para fazer maquetes interativas. Acho que vale mais um vídeo a respeito.

AlexandreMS
Автор

Foi bom pra quebrar paradigmas, sair do monopólio das indústrias de diogo....melhor serie!!!👏🏻👏🏻👏🏻🤜🏻🤛🏻

orlandocosta
Автор

A série foi muito importante para que pessoas enxergassem que é possível ter rendimento com opções free e que não afeta a qualidade do resultado final. Muito interessante para pessoas que estão iniciando no mercado de trabalho e não com recursos para manter o custo de se ter um escritório.

Parabéns pela inciativa!

luagodinho
Автор

A grande vantangem dos "softwares livres" (não quer dizer gratuitos), não é o custo e sim a liberdade de conhecimento de poder costumizar e poder retransmitir esse conhecimento, o mundo estaria mais evoluido, todo mundo tem direitor de ganhar dinheiro sim, procurem outras formas de ganhar e não bloqueando e o pior impondo um mercado . Parabens pelo trabalho.
As quatro liberdades essenciais (Richard Stallman)
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

lucinux
Автор

Amei essa serie, isso nos desprende de softwares arcaicos com preços exorbitantes. Já estou migrando para um ecossistema de trabalho gratuito. Uma dica para o canal, é vc fazer uma serie ensinando o blender. Valeu por ampliar nossas visões para outros softwares.

nubhiamendes
Автор

Da pra fazer pós, direto no Blender tbm.... Pelo compositor...

Wladinis
Автор

Quero agradecer de coração tudo o que você compartilhou aqui. Que Deus te abençoe muitíssimo!! Valeu mesmo!!

sandralopes
Автор

Sabe outra coisa que é gratuita, roda em qualquer plataforma (até mobile) e tem uma qualidade impecável? Essa série de vídeos que você fez. Sinceramente eu também imaginava que tínhamos alternativas tão boas assim. Show de bola! +1 inscrito amigo.

Автор

Olá Diogo, pra variar seus vídeos e tutoriais são excelentes. Gostaria muito de ter te conhecido bem antes, na época do trampo manual mas sempre sigo seus videos. Abs.
"Não existe esforço maior do que voce mostrar como pescar seu peixe do que dá-lo de graça."

gianfrancotassoni
Автор

Minha opinião é tudo isso que você falou Diogo... software livre é o futuro... valeu parabéns pela serie.

andersontecnic
Автор

Essa série de vídeos me ajudou muito. Fiz o passo a passo em cada vídeo, tudo super fácil de entender e deu certo!!!! Montei uma máquina excelente!!! Obrigada Diogo e toda galera da 3dm... Fantástico!!! 👍👍👍👍👍

anicardoso
Автор

Ótima série, assisti todos os videos sem conseguir parar, e olha que esta nem é minha areá!

rogeriotorres
Автор

Diogo, ainda sou estudante de arquitetura e apesar de alguns softwares terem versão estudante, sempre sentia que falta isso ou aquilo, como o sketchup make. Essa série abriu as possibilidades, muito obrigada!

elimagario
Автор

Pra quem tá em "inicio de carreira" é otimo! Conseguimos trabalhar com a consciencia limpa, sem medo de tomar processo.

Rogpin