Arquivologia | Kultivi - Princípios Arquivísticos | CURSO GRATUITO

preview_player
Показать описание
É maravilhoso saber que você está em busca de aprimorar seus conhecimentos!

A Kultivi tem como propósito levar um ensino gratuito e de qualidade para sempre...

Aqui no nosso canal do YouTube você vai encontrar diversas aulas e cursos completos, sabia?

Nos vemos do lado de cá?
__________

A Kultivi é um projeto brasileiro que produz conteúdo educacional gratuito com rigoroso controle de qualidade nas mais variadas áreas.

Todas as aulas, dicas, reportagens, entrevistas, materiais de apoio, etc, postados na Kultivi, são 100% gratuitos e não há qualquer surpresa para o usuário durante o período de uso. Todo o sistema é mantido com recursos dos parceiros comerciais e investidores.

A Kultivi capta recursos na iniciativa privada, remunera seus profissionais, produz o conteúdo e disponibiliza gratuitamente aos usuários. Para visualizar o conteúdo basta que você faça um cadastro simples, com login e senha, ou através do Facebook. NENHUM outro dado é obrigatório para acesso ao conteúdo.

A qualidade dos conteúdos é a grande preocupação da equipe de produção da Kultivi. Buscamos no mercado a contratação de professores das melhores instituições públicas e privadas, sejam elas universidades, cursos preparatórios para provas e concursos, escolas de idiomas e etc. Há uma mescla entre profissionais com grande experiência e titulação nas suas áreas (mestre e doutores) e jovens educadores com didática dinâmica, especialmente nos cursos preparatórios para concursos, ENEM e Exames da OAB.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que didática maravilhosa, lendo os livros não compreendia direito, após essa aula minha mente absorveu com muita facilidade e compreensão. Muito obrigado!

juniorpizzas
Автор

Aula muitíssimo objetiva! Muito obrigada pela aula!

isyyyf
Автор

Princípios Arquivísticos

Princípio da proveniência (respeito aos fundos)
Consiste em deixar os documentos de determinada instituição ou pessoa agrupados sem misturá-los aos arquivos provenientes de outras administrações, instituições ou pessoas (físicas ou jurídicas).
- Levar em conta a origem administrativa dos documentos
- Fixa a identidade do documento

- Fundo aberto: fundo ao qual podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade.
- Fundo fechado: não recebe acréscimos de documentos em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
Princípio da organicidade
Organicidade representa a inter-relação dos documentos de arquivo e o vínculo existente entre estes e as funções e atividades que lhes deram origem, de forma que um documento isolado do seu contexto de produção perde muito do seu significado.

Princípio da cumulatividade ou naturalidade
Os documentos não são coletados de forma artificial, mas naturalmente nas administrações, em função do cumprimento dos seus objetivos práticos.

Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística
Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação.
A mutilação de um fundo arquivístico compromete o nexo existente entre o conjunto, prejudicando a análise e compreensão das funções e atividades desenvolvidas pela instituição.

Princípio da unicidade
O documento deve ser único em seu conjunto, independente de ser uma cópia de documento do mesmo fundo de arquivo, pois o contexto de produção/recebimento confere a cada um deles um significado próprio.

Princípio do respeito à ordem original
A ideia de que a ordem original, desde que metodicamente estabelecida, é imprescindível para a manutenção dos documentos dentro do contexto da sua criação.

Princípio da pertinência
É o oposto do princípio de respeito aos fundos. Praticamente não é mais utilizado. Prevê que os documentos devem ser classificados por assunto sem levar em conta a proveniência ou a classificação original.

Princípio da inalienabilidade e imprescritibilidade
São princípios complementares. Poder do Estado de manter os arquivos acumulados pelas instituições públicas. Proíbe a venda ou cessão dos arquivos, sem limite de tempo.

Princípio da territorialidade ou providência territorial
Define o domicílio legal dos documentos. A esfera de poder e âmbito administrativo onde foram produzidos e recebidos. Está ligado ao princípio da proveniência.

Princípio da universalidade
Princípio que exige que o arquivista apreenda, compreenda, estruture, classifique, arranje e descreva a informação orgânica e registrada (ou seja, a informação arquivística) de uma forma global antes de passar para uma outra etapa mais detalhada. É a abordagem do geral ao particular que fundamenta a organização dos documentos arquivísticos.

Princípio da reversibilidade
O material de arquivo não pode ser submetido a qualquer procedimento ou tratamento que não pode ser revertido, caso necessário.

daniluba
Автор

Melhor aula, que assisti até agora sobre este assunto. Parabéns professora.

risesilva
Автор

Melhor vídeo sobre o assunto que encontrei até agora!

brunaleao
Автор

Ótima aula, vlw demais! Professora excelente!

HezekiahCarneiro
Автор

Melhor didática que encontrei até agora, ótima aula!!!

Автор

Excelente! Se eu tivesse assistido antes, teria acertado mais 3 questões da minha prova.

marcelocunha
Автор

Rumo ao concurso SEE AC 2024 APOIO ADMINISTRATIVO 🎉

railanaraujo
Автор

Muito boa explicação. Obrigada, adorei

cyntyalyma
Автор

ótima aula professora, melhor didática que encontrei até agora, muito obrigado!!!

valterhipolitojunior
Автор

Informação orgânica vem de organização? Não bate nenhum pouco com meus estudos anteriores. 15:12

minjimodaasiatica
Автор

Professora, vc parece muito a MC Anitta.

TheItaloMeira
Автор

como assim "fixa a identidade"? não entendi direito

emilynicole
Автор

O texto do slide até está correto, mas a explicação reduziu o conceito do princípio em simplesmente ORGANIZAR????

Organicidade: é relação dos arquivos com a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas. E não significa somente, organizar!

Nem perdi tempo de assistir até o fim.

valeriarodrigues