As ordenanças da Igreja - Eclesiologia - Aula 7

preview_player
Показать описание
As ordenanças da Igreja

Cristo, antes de ascender ao céu, deixou basicamente duas normas que deveriam ser prontamente obedecidas pelos primeiros cristãos: a santa ceia e o batismo. Consoante ao batismo, lemos em Mateus 28.19 a respeito: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”; da mesma forma Jesus enfatizou que a ceia deveria ser celebrada: “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26.26-28).
Ordenanças
O renomado teólogo Russel Norman Champlin esclarece que o vocábulo “ordenança” vem do latim, de ordo (inis), relativo a ordinari, “ordenar”. Desta fonte é que se deriva a palavra ordinans (antis), “ordenança”, significando “uma regra autoritária, um decreto, uma lei, um rito religioso, uma disposição ou posição, um desígnio”. Há um grupo de protestantes que preferem usar o termo “sacramento”, quando se refere à ceia e ao batismo. A questão de maior relevância não está simplesmente no uso técnico do termo, mas no que se entende por sacramento. Se ficar claro que estes “sacramentos” não transmitem “graça divina” em si mesmos, irrelevante é o uso etimológico. Contudo, a preferência entre a maioria dos protestantes é o uso do termo “ordenanças”. Passemos nos próximos tópicos a tratar destas duas importantes ordenanças deixada pelo Senhor Jesus Cristo.

Batismo
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).
É necessário entender que o texto exposto (Mc 16.16), se não for interpretado corretamente, pode trazer sérias conseqüências doutrinárias à igreja. Entretanto, independente de qual seja a interpretação denominacional, esta não invalida a imperativa ordem quanto ao ato batismal. Omitir-se a esta ordem de Cristo é permanecer em estado de desobediência e, portanto, estar em falta com as determinadas exigências do cristianismo. Não transmitir “graça salvadora” também não significa rejeitar o batismo, como entendem alguns grupos religiosos.
Ceia

Também denominada por algumas igrejas de “Ceia do Senhor” (gr. Kyriakon deipnon) é uma palavra proveniente do latim coena, “ceia”. Os elementos da ceia são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus respectivamente e que é levado a efeito tendo em mente a celebração da morte de Jesus. A ceia representa a “Nova Aliança” estabelecida por Cristo com a sua Igreja, conforme atesta Paulo em 1Coríntios 11.25 (Almeida Atualizada): “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

obrigado Pastor Antonio Fonseca que bênção suas explicações sobre Palavra de Deus

presbiteroantoniocarlosdiv
Автор

Quero saber sobre OS sacramentos protestante

miriamgomeasilva
Автор

NÃO PODEMOS ESQUECER TAMBÉM DA ORDENANÇA QUE CRISTO MANDA A SUA IGREJA PREGAR O EVANGELHO A TODA CRIATURA

josecarlossouza