Como o cérebro da criança aprende a ler na alfabetização? | Neurociência com Stanislas Dehaene

preview_player
Показать описание
Por que é importante para a pedagogia entender como o cérebro da criança aprende a ler e escrever? O neurocientista francês Stanislas Dehaene responde a essa e outras perguntas sobre o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais.

Autor de obras reconhecidas como o livro Os Neurônios da Leitura, o pesquisador explica as etapas de aprendizado da leitura, desde os estímulos visuais; compreensão de fonemas, letras e sílabas; até a área do cérebro responsável pela fala, pela pronúncia de palavras.

Outro ponto relevante é a plasticidade cerebral das crianças - a capacidade do cérebro de aprender com as experiências, reorganizar-se e se desenvolver. Por isso, para responder à pergunta "como ensinar uma criança a ler?", é preciso estudar sobre a neurociência cognitiva na alfabetização. Para Dehaene, neurociência e educação caminham juntas em metodologias ativas. Bons estudos!

Crédito: WISE - World Innovation Summit for Education.

⤴️ Siga a Escribo nas redes sociais:
@escriboplay
Direção: Dr. Américo Amorim
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Inicialmente devemos agradecer ao tradutor intérprete deste vídeo que, com tanta dedicação e esforço, proporcionou o acesso a este maravilhoso discurso. Obrigada, ficou perfeito mesmo. Deus Te abençoe.

mabelluengo
Автор

Eu aprendir a lê aos 9 anos, qdo ingressei na escola pública, fui alfabetizada por professoras aposentadas e solidárias, q formavam grupos de crianças p ensinar😊

ednaoliveira
Автор

Ao mesmo tempo que fico feliz, também fico chateada. Pois desde o primeiro momento coma pedagogia eu sempre tive essa ideia, mas sempre fui me sentia uma ET perante a todas as colegas de trabalho. Sempre tive convicção em tudo que o cientista falou. Sem ser cientista, somente com.um curso raso de pedagogia e depois se psicopedagogia. Quando iniciei meus trabalhos em sala de aula ignorava o sistema das escolas e em portas fechadas aplicava tudo que foi falado. Eram crianças de e e 4 anos. 70% saíram alfabetizadas e todas, inclusive os que saíram silábica alfabético ainda são os melhores alunos da Escola.
Tenho em minha mente todo um esquema, todo um processo de programa educacional para Ed. Infantil que com certeza revolucionária a educação. Pois, vem de encontro a essa palestra.
Hoje não leciono mais, de tanto ser ignorada, mal compreendida. Os sistemas escolares me apagaram de tal forma que me.sinto um lixo por pensar tão diferente. Que dor no coração, por terem provado cientificamente e saber que 99% dos educadores do Brasil estão errando tanto.

alineavanci
Автор

Muito bom! Infelizmente, as leis educacionais brasileiras são criadas, em sua grande maioria, por pessoas que sequer entraram numa sala de aula ou tem prática docente insuficiente para entender o processo de ensino e aprendizagem. O professor da base não é ouvido e sim desvalorizado até por colegas que ensinam em níveis mais avançados da educação.

gislaynemelo
Автор

Me formei em Magistério em 94, hoje sou professora alfabetizadora, e estou me capacitando em Educação Especial/Curso Liberta-EduSER

ednaoliveira
Автор

Nossa, adoro essa área da neurociência com alfabetização. Inclusive desenvolvi aulas diferenciadas para os meus alunos desenvolverem a leitura, na piscina, na praia, na areia da praia, no parque, no supermercado, etc... Mas como não tenho condições financeiras de fazer uma especialização nessa área, fico assistindo vídeos e criando aulas diferenciadas, os alunos se divertem, aprendem e comentam com a família que estão gostando muito. A escola sempre quer saber dos pais o porquê do desenvolvimento ter melhorado. Eu fico grata pela confiança desses pais, para com o meu trabalho. Merci beaucoup!!!!

analidia
Автор

Estou vendo este vídeo pela 1°vez, indicada pela minha prof. ISABEL ANDRADE do Curso LIBERTA, incrível estas explicações e ensinamentos .

ednaoliveira
Автор

Gente, que vídeo incrível. Cheguei aqui através da indicação de um canal no Instagram e fiquei bastante curiosa! Acabei de me formar numa universidade pública federal, foram seis anos engolindo teorias e mais teorias. Cursei duas disciplinas sobre os Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa e duas sobre a Psicologia da Educação, porém, NUNCA vi ou ouvi algum docente tocar nesse assunto!
Sempre comentei com meu irmão que achava tudo muito superficial (falo com a humildade de uma professora recém-formada).

Resultado: Saí da bolha acadêmica e caí na realidade que a educação brasileira tem pra oferecer aos nossos alunos e fiquei horrorizada!!! Estou atuando como assistente de alfabetização numa escola pública municipal, a partir de um programa nomeado "Tempo de Aprender", onde a maioria das crianças não reconhecem as letras do próprio nome (alunos do 1º ao 5º ano)!

Agradeço demais pela disponibilidade do vídeo!!!

janamorena
Автор

É impressionante como o Brasil é desinformado sobre os processos cognitivos da alfabetização. Dahaene dá um banho de conhecimento com essa palestra, eu me sinto cheia de inspiração e privilegiada por ter assistido este vídeo. O interprete está de parabéns na sua narração. Muito obrigado e Deus abençoe a todos os responsáveis por este canal.

katianeuropp
Автор

Ótima palestra. Apenas ressalvo que a crítica às professoras é generalista. Sou Pedagoga e Neuropsicopedagoga e muitas como eu, se preocupam sim em aprender a mecânica cerebral e suas particularidades dentro do ensino e da aprendizagem de uma criança. Nosso comprometimento é real e aplicado diariamente em salas de aula. Mas sim, temos sempre muito a aprender e evoluir dentro do campo da educação e do desenvolvimento infantil. No mais ótimo trabalho o seu e muito bom sempre quando me deparo com profissionais comprometidos com estas pesquisas.❤

ConstruçãodoSer
Автор

Muito esclarecedor este vídeo, como é bom sempre aprendermos, a tradução ficou perfeita, parecia ele falando em português, parabéns Américo.

valeriacatarinatanesepalma
Автор

Sou professora alfabetizadora no Brasil. Essa concepção que as crianças têm três anos para aprender significa que todos os professores devem alfabetizar. Meus alunos estão no terceiro ano, em 2020 e 2021 não foi possível dar aulas presenciais, durante esse período eles tiveram 4 meses de aulas presenciais. O meu foco são os fonemas e os grafemas. Dos 27 alunos, 16 já estão lendo fluentemente, 4 conseguem ler frases e pequenos textos, 5 alunos estão compreendedo o sistema de leitura e escrita e já escrevem algumas palavras, 2 foram indicados para a Educação Especial especial. O segredo é ensinar a grafia e o som das letras, juntar os sons, saber ouvir, acreditar que todos podem aprender.

celiaschreiber
Автор

Entendi agora o aprendizado da língua estrangeira. Língua regular, fácil aprendizado, língua irregular, como inglês, difícil aprendizado, porém só leva mais tempo. Maravilha, vivendo e aprendendo.

mariajosegomes
Автор

Que perfeito! Obrigada aos tradutores e dublador que nos proporcionaram acesso e conhecimento de algo tão rico.

iaramuller
Автор

Assisti o vídeo duas vezes! Uma verdadeira riqueza, conteúdo muito esclarecedor. Obrigada professor por traduzir o vídeo. Ansiosa para próximas aulas...

raquelbenevides
Автор

Por incrível q pareça, estou tendo conhecimento destas informações só agora aos 50 anos de idade

ednaoliveira
Автор

Muita consciência em especial a fonêmica.... este é o

anaaureliastedileportella
Автор

Cada ser humano é único, ou seja, cada um aprende no seu tempo. Mas, devemos incentivar o desbloqueio.

marcineteviana
Автор

Eu agradeço muito a Deus que abençoe e ilumine esse anjo enviado por Ele para nos esclarecer dando uma luz a respeito da Neurociencia como à criança aprende era a vontade que eu tinha de aprender. Porque uma pessoa explicando para a gente é melhor. Espero me aprofundar mais nos seus vídeos. Muito obrigado!

MARIALIMA-hwoz
Автор

Amei...
Isso mostra a suma importância do aprendizado e principalmente de professores realmente capacitados.

ÓTIMO VÍDEO.
Parabéns ao professor que traduziu, dublou e compartilhou.

jessicapaeslemelisse