UFSC Explica - Violência nas Escolas

preview_player
Показать описание
⚠ Alerta de conteúdos sensíveis - algumas falas deste episódio podem sensibilizar determinados públicos.

Infelizmente, os ataques a escolas voltaram ao centro do debate público no Brasil. Neste episódio do UFSC Explica, três pesquisadores discutem as manifestações da violência no contexto escolar e os múltiplos fatores envolvidos no problema. Por que os casos de violência e, mais especificamente, de ataques nas escolas aumentaram? Em qual contexto estes ataques se inserem? O que eles têm em comum? E, mais importante, o que é preciso fazer para combater o problema?

A precarização das escolas, o papel da mídia e das plataformas de redes sociais, o funcionamento dos grupos de radicalização online, o perfil dos autores de ataques e as falsas soluções, que tratam apenas das consequências e não das causas da violência, são alguns dos assuntos debatidos.

📄 Conheça os entrevistados:

Apoliana Groff é professora do Departamento de Psicologia e integrante do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (Lapee). Tem realizado estudos e pesquisas sobre formação de professores, violência, escola, pobreza, alteridade, educação inclusiva e políticas públicas.

Letícia Cesarino é professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Atua em projetos nas áreas de antropologia digital, cibernética, plataformização, neoliberalismo e desinformação. Recentemente, aceitou o convite para assumir o cargo de assessora Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Marcelo Simões Serran de Pinho é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e membro do Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP). Tem trabalhos nas áreas de teoria política e violência e de políticas de segurança pública.

#UFSC #escolas #violência #redessociais #educação

00:00 - Abertura
00:49 - Contexto escolar atual e importância da escola na socialização
04:00 - Contexto brasileiro e crescimento dos discursos de ódio
06:32 - Perfil dos autores dos ataques e ideologias extremistas
11:00 - Riscos de dar visibilidade aos ataques, efeito contágio e imitação
13:52 - Análise das possíveis soluções para o problema
17:24 - Papel das plataformas online no combate a radicalização
19:21 - Reflexões sobre possíveis abordagens para evitar ataques
21:46 - Créditos finais

-----

Sadly, attacks in schools are back at the center of public debate in Brazil. In this episode of UFSC Explains, three researchers discuss manifestations of violence in school settings and the multiple factors behind this issue. Why have cases of violence, and more specifically, school attacks, increased? And most importantly, what can be done to address the problem?

The deterioration of schools, the role of media and social media platforms, how online radicalization groups work, the profile of the perpetrators, and false solutions that address only the consequences and not the causes of violence, are some of the topics discussed.

📄 Meet the interviewees:

Apoliana Groff is a professor in the Department of Psychology and member of the Educational and School Psychology Laboratory (Lapee). Her research focuses on teacher education, violence, schooling, poverty, otherness, inclusive education and public policy.

Letícia Cesarino is a professor in the Department of Anthropology and at the Graduate Program in Social Anthropology. She works in the areas of digital anthropology, cybernetics, platformization, neoliberalism and missinformation. She was recently appointed as special advisor for Human Rights Education and Culture at the Ministry of Human Rights and Citizenship.

Marcelo Simões Serran de Pinho is a professor in the Department of Sociology and Political Science and a member of the Interdisciplinary Center for Public Policy (NIPP). His work focuses on political theory, violence and public security policies.

#UFSC #schools #violence #socialmedia #education

00:00 - Intro
00:49 - The current school context and the importance of school in socialization
04:00 - The Brazilian context and the rise of hate speech
06:32 - Profile of perpetrators and extremist ideologies
11:00 - The risks of spotlighting attacks, contagion and copycat effects
13:52 - Analysis of possible solutions to the issue
17:24 - The role of online platforms in the tackling radicalization
19:21 - Reflections on possible approaches to avoid attacks
21:46 - End credits
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estudante na área da educação ouvindo a reportagem, de suma importância no contexto atual que estamos vivendo! a sociedade pede socorro! Hoje assistindo a tv, vendo a violência que esta salvador, ate as Federais fecharam e escolas de educação básica! onde iremos parar? e fica a pergunta: o que esta acontecendo nas escolas seria o reflexo das famílias desestruturadas que estamos vendo? a falta de autiridade, a falta de amor, a falta de tudo e a sobra de telas, a sobra da falta de núcleo familiar, falta de papel materno e paterno nos núcleos familiares? o que ocorre com a sociedade atual? estou estudando também um pouco sobre a primeira infância e como ela é importante para as fases subsequentes ate chegar a fase adulta!

rocheledelourdesgomesdaros
Автор

Na minha cidade uma diretora surda e uma servente incitaram o bulling e a violência contra um menino q elas julgavam q era homossexual

ronaldobianco
Автор

primeira vez aqui no canal... eu sou estudante universitária aqui na pucrs porem quero voltar agora para a educação ( onde eu tenho ate o sexto semestre).

rocheledelourdesgomesdaros
Автор

O único problema do vídeo é que não foram colocados dados dos ataques que já ocorreram no Brasil para dar mais credibilidade para a determinação das causas dos ataques que eles propõe. Alguns pontos fazem total sentido, mas outros eu não me recordo de ter visto como causa na mídia: questão de sexualidade e misoginia. O único que eu me recordo de ter abertamente declarado isso como motivação foi o de Realengo. Queria saber qual método foi usado pra fazer essa associação.

AlexandreShimono
Автор

Obrigada equipe UFSC, maravilhosa a discussão e os esclarecimentos, parabéns!

danielacristinaviana
Автор

Muito bom o conteúdo transmitido pelos colegas

severogarcia_
Автор

Excelente página, información información de calidad, la cual nos sirve para analizar con más detalle los hechos registrados

diegog
Автор

Excelente aula, me agregou muita informação com relação a este assunto, obrigado colegas professores.

barbosabarbosa
Автор

Ufsc equipo los felicito brillante sin palabras no se que decir

angelesarellano
Автор

Muito importante analisar de forma profunda este fenômeno, que certamente está relacionado à inúmeros outros fatores, dentre eles, o grande estímulo à violência, em todas as suas formas, pelo (des)governo bolsonaro.

janainasantos