O Nome da Rosa (Umberto Eco) | Tatiana Feltrin

preview_player
Показать описание
TLT - Ligando livros a pessoas

Compre na Amazon através deste link e ajude a manter o canal! \o/

12 Livros para 2017:

Primeiras Histórias:

RGBC = Rory Gilmore Book Challenge

*** Minha wishlist:

Instagram:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A edição de luxo exclusiva da Amazon vem com um glossário que traduz todas as expressões em latim.

danielvieira
Автор

"é um tipo de livro que retribui todo o esforço que você aplica na leitura dele" muito bonito isso :)

victoriaramos
Автор

Um detalhe: Temor nem sempre é medo, na bíblia pode se referir a respeito, honra (Temor a Deus = Respeitar, honrar a Deus) por amor.

susangomes
Автор

3 anos depois do seu vídeo, consegui finalmente comprar um exemplar em um sebo perto de casa. O mais interessante desse meu exemplar é que o dono anterior fez uma série de anotações em passagens importantes em latim ou não (a lápis). O livro está todo riscado, mas com marcações valiosas de forma organizada e até mesmo traduções. Um verdadeiro achado💓

NayaPheonix
Автор

2020, o ano do apocalipse: finalmente conclui a leitura de O Nome da Rosa, estou surtando sozinha no quarto, e lembrei que tinha guardado este vídeo para tal momento. Sendo assim, aqui estou.

lenadesouza
Автор

" What's in a name?
A Rose by any other name would smell as sweet" (Shakespeare)
Foi a única coisa que me veio à mente.

Rakel
Автор

Tati, quando eu li "O nome da rosa", escutava simultaneamente cantos gregorianos para absorver o clima da história. Maravilhosa obra!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

nayarafintelman
Автор

Essa questão do riso é muito interessante. O riso é subversivo e libertador ao mesmo tempo. Acho que é por isso que a comédia pode ser o veículo ideal para tratar de temas sérios.

carlapoppe
Автор

Esse livro é um dos raríssimos casos onde o livro o filme estão no mesmo nível de qualidade. Jean Jacque Arnoud em entrevista com o Jô Soares diz que o Humberto Eco deu total liberdade ao diretor dizendo que o filme é uma obra e o livro é outra obra. Ambas são obras primas que dignificam a sabedoria.

tadaomiaqui
Автор

Oi, Tati. Vejo a maioria dos seus vídeos pra pegar recomendação de livro, e agora resolvi sair da inércia e postar vídeos aqui sobre arte em geral, sem ser recomendação. Se tiveres interesse de dar uma olhada, seria uma honra.

QuadroemBranco
Автор

Entendi que a Rosa é a própria biblioteca. Livro lindo demais.

MarioSDAndrioli
Автор

Uma coisa que gostaria de dizer, sobre um ponto de vista particular, é que existe uma diferença entre temer e ter medo. O medo ligado a religiosidade é um produto de homens que utilizam a fé das pessoas em Deus para manipular e alienar tais fiéis. Acredito que o temor é uma ação de amor e devoção a Deus, pois o homem retém uma ação não pelo medo do inferno, mas porque acreditam que a sua comunhão com a Santidade pode se ferir a caso este cometa certas transgressões. Mas isso é apenas o que Eu penso. Amo seu canal Tati, parabéns por seu trabalho tão primoroso!

TherealEvellin
Автор

Tem uma homenagem a Peanuts nesse livro também! A frase que o Snoopy usa pra começar todos os mini contos dele “era uma noite escura e tempestuosa” esta na abertura de algum capítulo se não me engano. E lembro de ter lido uma entrevista do Eco dizendo que só muitos anos após ter escrito o livro é que ele soube que na verdade o Snoopy estava citando outro cara, o Bulwer-Lytton que foi o criador da frase. Enfim amo esse livro e a resenha esta maravilhosa Tati! Beijinho!

barbaraz.vitoria
Автор

Observei que muitos comentários aqui mencionam que o titulo do livro faz referência à moça por quem o Adso se apaixona. Acho que isso se deve, em grande parte, ao filme, que deu essa impressão. No entanto, um aspecto importante é que os versos finais, em latim, que se referem à rosa, são uma transcrição explícita de um texto de Bernard de Morlay (De contemptu mundi), em que é discutida a ideia de que muitas coisas das quais hoje SABEMOS apenas o nome, já não existem mais. Portanto, pessoalmente acho complicado dizer que o titulo se refere a uma pessoa da qual NÃO SABEMOS o nome. A meu ver, o título pode se referir a uma série de coisas, e, para mim, refere-se principalmente à biblioteca incendiada e aos livros que ela continha, dos quais não restaram outras cópias e dos quais sabemos hoje apenas o nome. Recomendo a leitura do livro Pós- escrito a O Nome da Rosa, do próprio autor, mostrado pela Tati no vídeo.

Quanto à rosa mencionada no texto de Romeu e Julieta, penso que talvez Shakespeare também conhecia o texto de Bernard de Morlay e inspirou-se nele. Acho que o Umberto Eco se reviraria na tumba ao saber que há quem diga que o título O Nome da Rosa foi inspirado em Shakespeare, um escritor renascentista, e não no monge beneditino da era medieval, anterior a ele.

LuziaJ
Автор

Spoiler (Com alguns anos de atraso) rsrsr


Tem uma passagem no livro que me deixou bastante intrigada com relação ao título. Tem haver com a mulher por quem Adso se envolve e que diz o seguinte: "Do único amor terreno de minha vida eu não sabia e nunca soube o nome". (p. 444 - da edição de luxo da editora Record). Beijo, Tati! Vc é a melhor.

samarapontes
Автор

Eu simplesmente amo esse livro. Adso é um dos meus narradores favoritos da vida!
Já faz uns anos que li O Nome da Rosa, mas lembro que uma das coisas que mais me encantaram foi a intertextualidade com o texto bíblico. Por exemplo, no momento em que o Adso encontra aquela menina na abadia, a descrição é igual ao livro de Cantares de Salomão; ou quando eles conseguem entrar na biblioteca, e o Adso começa a ter alucinações, a escrita fica exatamente idêntica a de João na ilha de Patmos, no Apocalipse.

keilalima
Автор

Amo livros com camadas e esse filme é maravilhoso.
Que triste seguir a religião por medo, quando seguir Jesus é por amor. 💓

clareiaporaline
Автор

Sobre o título, são muitos níveis de significado. Também tem o fato dele não saber o nome da menina, que o Adso diz ser o único amor terreno que teve. A rosa é símbolo do amor.

dadoscriticos
Автор

Só hoje, março 2023 aqui. Assisti o filme no cinema, bem jovem ainda, fiquei muuuuito tempo com ele na cabeça, tentando compreender o que hoje aconteceu! Grata! Vou revê-lo ou ler a obra (e quiçá o teu exemplar rsrrs)

renatastodulski
Автор

[Spoiler] Posso estar enganada, até mesmo pq não li o livro e assisti ao filme faz tempo, mas sempre achei que o título da história fazia referência a mocinha que circulava pelo mosteiro se prostituindo em troca de comida e como no filme ela tem envolvimento com o escudeiro do Guilherme, e o nome dela não é revelado, nas cenas finais o rapazinho, ao sair do mosteiro após o incêndio, faz alusão a mocinha que ela viria a deixar para trás como sendo a rosa da qual ele nunca soube o nome. Enfim, agora fiquei curiosa para ler o livro!

Luci_Santos