API Gateway Pattern e BFF (Backend For Frontend)

preview_player
Показать описание

Neste vídeo, vamos entender melhor o padrão API Gateway em arquiteturas de microservices com todas as responsabilidades que podem ser implementadas nesse componente de configuração.

Também vamos explorar o padrão BFF (Backend For Frontend) e entender melhor quando utilizar.

#microservices #apigateway #patterns #springboot #java #michellibrito #arquitetura #bff #decoder #backend #frontend
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

é muito maneiro ver um vídeo sobre isso e conseguir entender

gabrielsantos-monu
Автор

Não pare de fazer vídeos.
Sei que é uma carreira corrida.
Porém acho seu vídeos uns dos melhores que vi.
Você tem ótima didática.
Estou acompanhando todos os videos.

turcodemontecristo
Автор

BFF e API Gateway desempenham funções diferentes.
O BFF é um servidor que atende especificamente às necessidades do frontend, agregando e adaptando dados de vários microserviços em uma única chamada para otimizar a experiência do usuário.

API Gateway é um ponto de entrada único para todos os clientes que consomem serviços fornecidos por diversos microserviços. O API Gateway gerencia solicitações, roteamento, segurança, controle de acesso e pode fornecer funcionalidades como autenticação, autorização e controle de tráfego para os microserviços.

Normalmente o frontend chama a api gateway, que faz o roteamento para o BFF. O BFF faz a orquestração chamados as APIS para atender as necessidades daquele frontend.

fernandodestroreame
Автор

O front chama um BFF -- que é um backend -- e este chama todas as API's necessárias, internas e/ou externas, tendo ou não API Gateways na frente. O BFF normalmente contém as regras de negócio, é responsável pelo segurança, modifica dados recebidos e deixar tudo otimizado para o front. É novidade pra mim esse conceito onde alguns API's Gateways -- um para cada cliente -- se torna BFF.

canaldomarcosweb
Автор

minha experiência com bff é um pouco diferente. no meu caso, o bff é basicamente uma API REST aonde o frontend acessa apenas ela, e ela faz as chamadas para os serviços. é um intermediador. e antes do bff (a API) que existe a implementação de um gateway. acaba que o front bate direto no gateway, que chama a api e a api chama os serviços. se eu entendi certo, no seu exemplo, o proprio gateway é o bff? fiquei um pouco confuso pois no desenho, uma mesma instância está descrito tanto como API quanto Service

geovawni
Автор

nossa eu vi um monte de video explicando, mas esse sem dúvidas e o melhor, mais rápido e objetivo, muito obrigado.

guilhermebezerradossantos
Автор

Bom respeito muito a opinião da Michele, e agradeço pela contribuição. Penso um pouco diferente. Micro serviço por natureza deveria usar jwt ou seja sem estado. Quando se usa um sso como keycloak ou similar vai perceber que o mesmo tem cookies por questão de segurança. Então um bff troca a requisição feita por esse cookeis por um token. Aprendi assim e fez sentido.

lazarofernandes
Автор

Obrigado pela postagem! Ajudou muito no trabalho e nas entrevistas!

alexjosesilvati
Автор

Obrigado pelo video Michele... Ajudou muito!

alexjosesilvati
Автор

Achei seu teclado muito bonito. Pode dizer o modelo? Obrigado!

kylderi
Автор

Vai ter vídeo implementando api gateway? Ótimo vídeo, parabéns!

brunaoliveira
Автор

Algo também que entendo entre esses dois, é que:
API Gateway serve várias outras APIs que estão requisitando vários pontos no sistema, então ele centraliza tudo em um e ele faz esse roteamento.
Já o BFF, serve vários front-ends de sua aplicação, que precisa requisitar vários pontos do sistema, então o BFF centraliza essa requisição (e devolve pro front sempre).

inocencio.cardoso
Автор

Excelente! Pode apresentar uma demo sobre BFF?

jemessonlima
Автор

Excelente vídeo Michele. Só um dúvida esses diferentes Gateway mostrado na imagem cria cada um sua própria tabela de rotas? Parece que tem situações que diferentes Gateway acessam o mesmo microservice.

vmf
Автор

Ainda tenho dúvidas das responsabilidades do BFF, exemplo além da segurança, verificar se tem tokenJWT compatível com o Path acessado, o BFF tem a obrigação de devolver listas sempre com código? Exemplo 0-26, no caso representa os estados brasileiros, então o BFF deveria devolver algo como [{id:1, sigla:SP, desc: São Paulo}, ...]

arozendojr
Автор

Tem data para abrir turmas do seu curso?

vrihdcu