ANÁLISE: EKBALLO - ERICK MATHIAS E ALESSANDRO VILAS BOAS | BEREIA WORSHIP

preview_player
Показать описание
Mais um vídeo da nossa série de Bereia Worship! Dessa vez, analisando uma música muito pedida por vocês! EKBALLO!

❥ Quer ajudar esse trabalho a funcionar? Quer fazer parte da Ordem da Sagrada Cafeína?

❥ Segue a gente nas redes aí!

❥ Quer entrar em contato para fazer um convite, tirar uma dúvida, contar algo?

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Só pra deixar claro pra todos que comentaram aqui algo como "Mas a música não é pra ser X" ou coisas assim:

Se vocês chegaram sem conhecer o Bereia Worship e não sabem como ele funciona, vamos lá.

O Bereia Worship analisa músicas a partir de um formato específico. Pegamos músicas que estão sendo cantadas pelo povo cristão no momento do culto e fazemos algumas observações:

- Analisamos a letra com suas referências e com as inspirações do compositor.
- Damos nossas possíveis opiniões sobre a letra.
- Damos notas em 3 quesitos que uma música boa para o culto (afinal, esse é o propósito do Bereia Worship) precisa ter: Bíblica, Evangelística e Congregacional.

A música falhar em ser evangelística não significa que ela é uma música ruim. Significa que quando usada pra esse aspecto, ela não é a melhor opção.
Se a música falhar nos 3 aspectos, significa que não é uma música boa para o culto. Não significa que a música é ruim ou que deve ser jogada fora. Existem casos inúmeros aqui onde músicas falharam nesses aspectos (ou seja, não serve pro culto congregacional), mas são ótimas músicas e devem ser cantadas.

Teologueiros
Автор

Hey amigos!
Só ressaltando alguns pontos:
1- A música não foi feita para uso Evangelístico.
2- A intenção da música é falar sobre fim dos tempos.
3- A música está falando sobre algo que nós como igreja precisamos e iremos viver seja pelo reformado ou pelo pentecostal o evangelho será pregado em todas as nações para se cumprir Mt24 e é sobre isso que estamos cantando.
Obrigado pela crítica, abraço!

erickmathias_
Автор

Essa música me despertou e tenho certeza que despertará outros cristão. Ekballo. 🏹

alanafernandes
Автор

essa música eu olhei como se ela tivesse sido feita pra despertar os cristãos em relação a pregação do evangelho e não como evangelista em si

andrew_ity
Автор

O mano da direita me deixou extasiado com a tamanha humildade, simplicidade, profundidade, alegria e principalmente o espaço q ele da para Cristo aparecer. Nota 10 ao vídeo, obrigado teologueiros pelo trabalho.

Alexmedeirosss
Автор

Galera pq antes de fazer esses videos vcs nao batem um papo com os autores da música!?

douglassantos
Автор

A primeira vez que ouvi essa música fui logo atrás do significado/aplicação da palavra "Ekballo" e também dei de cara com o artigo do Guilherme Nunes. Tecnicamente, excelente explicação e vocês arrasaram na análise. Contudo, não achei "justa" a explicação que, tanto vocês como o Guilherme, deram sobre interpretação da palavra dada pelos cantores. Bem sabemos que no grego, para uma única palavra, podem se ter diversas traduções, estando o "sentido real" condicionada ao contexto. Vejo essa interpretação do "ide sem direito à retorno" (fazendo uso do Ekballo na mesma intensidade da passagem de expulsão dos demônios) como uma analogia conjunta com a passagem de Lucas 9:62, quando Jesus diz que "aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é digno do Reino", e para mim faz sentido por se tratar de uma música direcionada ao despertamento da Igreja para missões. O que está faltando são as pessoas não só entender, mas também interpretar o que estão cantando, para não sair por aí só reproduzindo (seja músicas ou opiniões). Enfim, só minha interpretação, nada de treta haha amo esse quadro e amo o teologueiros!

jemimatabita
Автор

Minha mãe me disse uma coisa:
-filha, as vezes as pessoas chamam de hino o que é música que vc pode escutar fazendo faxina em casa, mas que para congregar ou evangelizar não faz o menor sentido.
Concordo totalmente com ela.
Continuem com esse trabalho, é extremamente importante!!
Deus abençoe!!

danielesouza
Автор

Ekballo Ekballo!

Essa canção é maravilhosa e me despertou muito para viver e pregar mais o evangelho. Em minha humilde opinião, perfeita.

Se Jesus usava a palavra (Ekballo) para expulsar demônios e usou em Mateus, óbvio que ela tem uma conotação mais forte.

O evangelho deve ser pregado com o Fogo do Espírito mesmo.

Se consideramos (e isso é um fato) que os evangelistas mais eficazes da história pregavam com entusiasmo e emoção assim como Spurgeon, Wesley, Whitefield etc.. (coloco chamas em mim para que as pessoas venham me ver queimar: Wesley), quem somos nós para dizer o contrário.

Lembro a todos que o antigo e o novo testamento sempre estarão contando a mesma história, então o trecho que fala “rasga os céus e desce” pode muito bem se referir a segunda vinda de Jesus também.

Não sei se foi impressão minha mas parece que os irmãos procuram “agulha no palheiro” para encontrar erros teológicos (como se teologia em si fosse grande coisa) em um mover ou um movimento cristão do qual eles não entendem nem procuram entender por não fazerem parte dele.

Em minha opinião, as críticas ditas como negativa, não têm fundamentos perenes, senão formas de cosmovisão dos fundamentos educacionais aos quais os irmãos estão inseridos.

E assim como muitos já falaram aqui, essa canção jamais foi evangelística, mas sim para a Noiva do Cordeiro despertar para a pregação do evangelho.

Em fim… top demais essa canção.

marlonhamiltondiascabral
Автор

muito necessário! Tem muitas músicas com ritmo bom e até ficam grudadas na nossa cabeça, mas, precisamos entender oq cada palavra significa, para uma adoração que agrada a Deus.

agnesandrade
Автор

"imagem daquele que o mundo criou" O "que" funciona como sujeito da frase, pois remete ao termo anterior, ou seja, o "que" refere-se a "daquele" (Sujeito), que no caso Deus.

jhonatasteixeira
Автор

Eu concordo com a música de vilas lobos, vem senhor Jesus, quero ir evangelizar sem volta!No nome de Jesus!!!!Pelo poder dele pois sou fraca só Ele pode!🙏

sandrabarbosadossantos
Автор

Eu acho que essa música tem um ramo mais profético do que evangelístico. Top demais ♥️🙌

oviniciusvasques
Автор

A Paz de Deus Pai a todos no grato Amor de Jesus Cristo nosso Salvador e Mediador Eterno amém .

bravamundo
Автор

Irmãos, quero dizer que respeito a opinião dos irmãos e aprendi com algumas críticas pontuadas, porém como membro do corpo de Cristo e cidadão brasileiro, me dou permissão de tecer algumas também kkk.

Coisa rápida, vamos lá:

Foi falado no vídeo que é errada essa ideia que temos que evangelizar porque podemos ser a última geração, entretanto, não creio que pensar assim seja uma ideia fora da tradição bíblica, mas vejo que o próprio Paulo aparentemente reforçava esse pensamento em suas cartas, de que Cristo estava por voltar em sua época e que deveríamos nos empenhar “mais”, vemos isso bem forte em suas cartas, especialmente em suas cartas aos tessalonicenses, ( 1 Tessalonicenses 4:15) e aos corintos (1 Coríntios 7:29~31) e em outro momento Pedro, em sua carta diz que apressamos a vinda do Senhor ( 2 Pedro 3:12). Então não vejo como algo fora da tradição bíblica.

Também foi falado que essa ideia de temos que ir não podemos voltar para trás é errado. Mas vejo que textos bíblicos reforçam essa idéia, como de lucas 9:62 e episódio de Paulo com Marcos, que o “reprovou” aparentemente por esse motivo atos 12:25 ~ atos 13.13. Então, novamente pensar assim, não vejo como algo fora da tradição bíblica.

Por último, entendo que a idéia da música não era evangelizar os não crentes e sim os próprios crentes, para que se empenhem mais na missão evangelística.

É importante que interpretações e releituras dificilmente irão reproduzir fielmente o pensamento dos autores das falas ou textos, isso acontece até com autores e pessoas da história biblíca, então muitas vezes fica interpretação por interpretação, então criar um sistema de “avaliação” com notas nas categorias bíblica, evangelística e congregacional varia muito com a teologia de cada um, então vejo que a real utilidade do quadro é quando vocês esmiúçam o texto e mostram correntes teológicas em cima de cada verso e não quando dão suas notas em relação a canção, então não sei se tem a necessidade de manter o sistema de avaliação, acredito que isso deveria ficar a critério de cada um. Creio que com isso o quadro iria crescer mais e atingir mais pessoas.

Abraços amigos.

tiagodesouzacosta
Автор

a música não é para evangelizar, muito menos para ser tocada em um culto. Na verdade ela é utilizada como insentivo de envio para pessoas ao campo missionário.

Ela incia exaltando e glorificando a Jesus Cristo, na sequência coloca uma referência da nossa visão escatológica (pré-milenista histórico e outros dispensacioalistas) e por fim, a parte do Ekballo, onde finaliza demonstrando como não possuímos controle de ante da soberania de Deus e que fomos designados para a pregação do evangelho.

Obs: eu sei que se formos colocar em cheque a questão de força de expressão, o Ekballo estaria incorreto. Porém a ideia de envio é baseada na fala de Jesus para os discípulos.

filipianjos
Автор

vocês como teólogos e “críticos” em relação as canções não conseguiram entender que essa canção não é para evangelização? é fácil entender que essa canção é direcionada diretamente aos que já conhecem a palavra e vem como um alerta, para despertar os já cristãos, isso não é para ímpios.
o foco da música é a questão do envio missionário.
qualquer um que escuta essa música pela primeira vez entende isso

balabalaa
Автор

Analisa a música Um presente pro futuro do Rodolfo Abrantes.

dianematos
Автор

Se fazem críticas, estão abertos à críticas. No começo estava meio estranho, no final parecia estar no começo.

mateussilva
Автор

O problema é que muitos cristãos só querem os louvores rasos tipo "sabor de mel" quando vem algo mas profundo que os fazem pensar um pouco ou ir na bíblia pesquisar oque significa iu ir atrás de tentar entender, falam que não tem sentido ou que é heresia

henriqueoliver