CULTNE - Histórias do Pós-Abolição - Amilcar Pereira - UFRJ

preview_player
Показать описание
Em 2018, completam-se 130 anos da abolição da escravidão no Brasil. A data articula uma série de significados atribuídos, questionados e disputados por diferentes sujeitos sociais do passado e do presente; oferecendo motivos suficientes para a realização de amplos debates públicos a respeito. O cenário permite ainda que as reflexões extrapolem os limites rígidos sugeridos pelo marco cronológico do 13 de Maio, bem como possam ir além das especificidades da experiência nacional brasileira.

Encarando esse desafio, o Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição (Gtep), da Associação Nacional de História (Anpuh), criado em 2013, receberam estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as no II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico?. O encontro aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Cultne com imagens e edição de Filó Filho, Alexandre Dias e Carlos Alberto Medeiros registraram o evento. Na oportunidade, o Prof. Dr. Amilcar Pereira foi entrevistado pela graduanda Taina Aparecida Silva Santos.

Amilcar Araújo Pereira é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Tem experiência nas áreas de Ensino de História, história das relações raciais, história e cultura afro-brasileiras, história oral, movimentos sociais, currículo e formação de professores. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além de diversos capítulos de livros, artigos em revistas e congressos acadêmicos, publicou, com apoio da FAPERJ, o livro "O Mundo Negro": relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (2013), organizou o livro Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula (2014) e também organizou com Verena Alberti o livro Histórias do movimento negro no Brasil (2007), com Ana Maria Monteiro, o livro Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas (2013), e com Warley da Costa o livro Educação e Diversidade em Diferentes Contextos (2015).
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito interessante a entrevista principalmente pelo fato do professor ter conhecimento ativo do movimento.

mariopereira
Автор

Excelente entrevista, parabéns pela qualidade material e humana.

josieldasilva