Os BANCOS SUÍÇOS são os MELHORES DO MUNDO?

preview_player
Показать описание


ABRA CONTA NA NOMAD E GANHE 5 DÓLARES NO 1o DEPÓSITO:
Código válido: GUILHERMESB

MANDE DINHEIRO PRO EXTERIOR VIA REMESSA ONLINE

ABRA CONTA NA TRANSFERWISE E GANHE VANTAGENS NAS REMESSAS:

----------

A Suíça é um país montanhoso, menor do que o estado do rio de janeiro, que fica dividido em 26 cantões que possuem autonomia quase absoluta. O governo federal serve basicamente para relações exteriores. Assuntos como impostos e leis são definidos pelos cantões, e isso gerou uma espécie de concorrência entre eles.
E os cantões da suíça competiram muito entre si inclusive no quesito fiscal.
Por exemplo, se Berna subisse os impostos sobre as empresas, Zurique prontamente abaixava suas alíquotas para atrair as empresas de Berna pra lá.
E por causa dessa competição interna entre os Cantões, a Suíça se tornou um dos países desenvolvidos que cobra menos impostos.
Isso serviu de base para que a Suíça se tornasse um dos paraísos fiscais mais famosos do mundo.
Outra vantagem da Suíça é o sigilo bancário. É bem verdade que até hoje ela ainda conta com uma privacidade maior do que a maioria dos países, mas já foi bem melhor.
Eles já tiveram o sigilo bancário absoluto. Por quase três séculos!

A origem desse sigilo vem do início do século 18, quando os governos monárquicos estavam em queda.
Por causa das inúmeras revoluções contra as monarquias da Europa, muitos reis precisavam de dinheiro para fortalecer seus exércitos, bem como as recém formadas repúblicas precisavam de dinheiro para financiar seus governos.
Aí os governos absolutistas ou mesmo os republicanos tinham fortes incentivos para aumentar impostos e em alguns casos para confiscar o dinheiro de comerciantes.
Então cresceu uma demanda de comerciantes que buscavam lugares seguros para guardar o dinheiro conquistado com o suor de seus trabalhos e,
vendo essa oportunidade, em 1713, a Suíça criou uma lei garantindo que o governo não iria se meter nas finanças bancárias de quem depositasse dinheiro em bancos suíços.
Sim, isso foi feito e, 1713, há mais de 300 anos.

E quase duzentos anos depois, em 1934, a Suíça passou uma Lei Federal dos Bancos, que trouxe ainda dispositivos capazes de garantir o alto grau de sigilo bancário.
Além disso, as leis locais dos cantões, e mesmo outras leis federais, também possuem outras passagens que trazem sigilo bancário para o país.
E isso é algo que o povo suíço preza bastante. Eles sabem a importância de sigilo bancário para evitar governos tirânicos.

Mas pra ser um bom paraíso fiscal não basta ter baixos impostos, também é preciso ser um local confiável para que as pessoas queiram guardar dinheiro. Ter segurança jurídica, ter estabilidade monetária, estabilidade social, e nesse quesito a Suíça é exemplar.
Pra começar, a Suíça é um país que tem uma postura de não entrar em guerras, porque sabe que isso gera convulsão social.
Tanto é que, durante as duas guerras mundiais, mesmo com a Europa em caos, ela não tomou partido.
E essa segurança jurídica se estende para as instituições do país, que são bastante sólidas, para um estado liberal na economia, que facilita a inovação, o uso de várias moedas, e possui pouca burocracia.
E embora a maior parte dessas leis estejam em vigor até os dias de hoje, inclusive aquela de 1713, nos últimos 10 ou 20 anos elas tem sido bastante relativizada.
Principalmente por conta da pressão dos Estados Unidos e da OCDE, hoje a Suíça já é signatária de diversos acordos internacionais de troca de informações bancárias.
Em fevereiro de 2014, graças ao FACTA, todas as instituições financeiras da Suíça passaram a ter de trocar informações com os Estados Unidos.
E antes mesmo dos acordos, a pressão dos Estados Unidos sobre a Suíça já surtia efeito.
Por exemplo, em 2009, o fisco americano conseguiu quebrar com o sigilo bancário do banco UBS na suíça. Em 2011 acabaram com o sigilo do Credit Swiss.

E logo isso se estendeu para outros países.
Em setembro de 2018, pela primeira vez, a Suíça trocou informações bancárias com 38 países que participam do padrão CRS, Common Report Standard, que foi implementado graças à OCDE.
E desde 2019, o Brasil e a Suíça anunciaram que realizam a troca de informações.

E nesse cenário, os Bancos Suíços tem perdido um pouco de espaço no cenário internacional. Claro, eles ainda estão entre os melhores bancos do planeta. Mas, será que ainda são a melhor altenativa?
Muita gente tem defendido que os anos dourados dos bancos suíços chegaram ao seu fim, e que agora a tendência é lentamente eles começarem a perder importância no cenário mundial.
E será que isso é verdade?

Bem, mais ou menos! Realmente o fim do sigilo bancário foi um golpe e tanto para os bancos suíços.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pesquiso ativamente sobre contas bancárias na Suiça. Com passaporte de algum país vizinho você até consegue abrir conta, sem ser residente, na faixa dos 5 dígitos; sem esses passaportes específicos, parta para os 6 dígitos. Se tem envolvimento com EUA, vai levar muita porta na cara.

rubensnogueira
Автор

Moro aqui na Suiça, e realmente ficou muito difícil a abrir conta nos bancos Suiços, antigamente até pessoas que não tinham residência legal aqui podia abrir e pagar 5 CHF por mês, hoje até pode mais vc paga 25 CHF/mês na conta básica, sem cartão de crédito e com limite de movimentação. Eu uso credit Suisse e que me dá mais benefícios. Parabéns pelo canal sempre acompanho.

acksonmiranda
Автор

Pra rivalizar com a Suiça, no momento, só vejo Singapura. Tanto pra cash quanto para ouro, vale a pena colocar metade em cada país. EUA seriam uma terceira opção, mas particularmente estou fora.

rubensnogueira
Автор

Olá! Faz um vídeo comentando sobre a nova resolução do Bacen simplificando as contas de não residentes pessoa física no Brasil e a não necessidade de ser mais um representante fiscal. Obrigado!

eduardo
Автор

Eu tenho conta na Suiça e tb.no Brasil. O fato da moeda ser forte é uma garantia para o meu dinheiro. Atualmente uso tb.o banco postifnance que melhorou bastante suas prestações de serviço, investimento e os custo são baixos.

cilaloosli
Автор

Boa tarde !
VÍDEO MUITO ÚTIL ÚTIL ÚTIL !
MUITÍSSIMO OBRIGADA ! 😘❤
QUAL CONTA DIGITAL TEM NA SUÍÇA PARA NÓS BRASILEIROS FAZERMOS PELO APP?

alicecpsouza
Автор

Pra quem for liso como eu e quiser ter uma experiência com ares de Suíça, o resort Le Canton no Rio de Janeiro é customizado com elementos da Suíça. Bom pra crianças.

ciroheadbanger
Автор

Que países possuem o sigilo que a suiça de antigamente possuia? ou nenhum banco tem autorização para funcionar com os níveis de sigilo da antiga suiça

guims
Автор

Muito bom o seu conteúdo!! Acompanho sempre e em-breve serei cliente da capital global!!

josenetto
Автор

Parabéns pelos vídeos, conheci ontem. Sou de SC, parece que você é de Floripa? Vamos precisar de ajuda em breve, vou lhe procurar. Obrigado!

mauriciochegatti
Автор

Olá Guilherme. Parabéns pelo conteúdo. Continuo no aguardo do contato pelo formulário preenchido pelo site da Capital Global. Obrigado.

emauricio
Автор

Os fatos relatados no livro : " o lobo de Wall Street" sobre os bancos suíços são verdadeiros?

zezedezecumbe
Автор

Guilherme, holding familiar funciona? Te pergunto porque meu pai iria fazer uma doação de imóvel.

giancarlospinelli
Автор

Li um artigo hoje sobre imposto na suica, me apareceu q a Suíça estar passando informações ao Brasil.

abrahaobragadaluzneto
Автор

Mais fácil voltar uma crise pior do que a de 29, no resto do mundo, do que a Suiça quebrar.
Lembrando que o sigilo é quebrado em relação ao estrangeiro que faz depósitos lá. Porque, acredito que para o povo suíço nada mudou.
Não precisar declarar deve ser uma festa.😂😂😂😂😂😂😂

palavrabiblica
Автор

tem o lado frances tambem que genebra, zurique alemao e ticino que e italiano

radmarius
Автор

Se eu tiver uma conta na Suíça em meu nome preciso declara imposto de renda lá na Suíça?

psicou
Автор

Pra quem tem bala na agulha, Luxemburgo

berlin
Автор

Acho que não tem mais vantagem os bancos suíços

NoticiassobreConcursos
Автор

Guilherme, a realidade é que nenhuma solução estatal é válida para sempre, seja devido à tendência de volta para a média (mediocridade) por parte da classe política interna ao país, gerando novas leis absurdas ou revogando antigas leis sensatas, ou devido à pressão externa exercida por grandes potências que se sentem incomodadas ou mesmo ameaçadas, criando a necessidade de serem apaziguadas pelo país menor ou tal país sofrerá sanções econômicas ou, dependendo das relações diplomáticas e históricas que este mantenha com a comunidade internacional, até mesmo uma via bélica seja considerada como válida, com uma coalizão de países maiores (como a OTAN) enviando expedições militares para uma invasão e guerra aberta, para "liberar tal país de um regime opressor".

Se você quer mesmo privacidade, não há outro meio hoje em dia senão por meio de sistemas com alto nível de complexidade tecnológica e que envolvam necessariamente DeFi e criptoativos mais voltados a exatamente isto: privacidade, cibersegurança e sigilo absolutos. Tais soluções (como a Monero, XMR) buscam excluir TODO e qualquer Estado completamente da jogada, enquanto ferramentas poderosíssimas contra a censura e as medidas coercitivas estatais.

Tudo sobre a Monero (XMR):

bakkudeku