Leandro Karnal desafia o ChatGPT

preview_player
Показать описание
Como o ChatGPT responde às mesmas perguntas feitas para Gilberto Gil, Vik Muniz e Scarlett Marton?

Neste vídeo, o professor Leandro Karnal lançou algumas provocações à Gen AI (inteligência artificial generativa). São perguntas que fez ao entrevistar esses grandes pensadores contemporâneos. Quem responde melhor?

Karnal analisa o conteúdo entregue pelas tecnologias revolucionárias e discute o impacto delas na construção do conhecimento. Devemos ter medo da evolução tecnológica? Ela vai acabar com o pensamento e a produção de conteúdo humanos? Ela vai substituir os professores? Ela vai nos deixar mais limitados em termos de raciocínio e literacia?

A ideia é justamente oposta. Na contramão do que pregam neoludistas, Leandro Karnal nos convida a pensar como a tecnologia - por ora, um tanto assustadora - pode contribuir para direcionar a Humanidade a ampliar a inteligência e a capacidade criativa.

O que você pensa sobre o assunto? Comente!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Já uso ChatGPT faz um tempo, uso em inglês. Uma dica é: para respostas mais rebuscadas você precisa fazer a pergunta de forma mais articulada, porque na prática você não está perguntando a um oráculo ou enciclopédia, na prática você está criando um "prompt de comando" quanto mais específico o prompt melhor elaborado será o resultado.

biroujuice
Автор

Sou professor. Professor de física. Já informei aos meus alunos sobre a existência do chatGPT e solicitei que eles o utilizassem.

Minha primeira atividade foi: utilize o chatGPT para entender o que é um gerador elétrico e um motor elétrico.
Em sala eu passei uma segunda atividade: quais as diferenças e semelhanças entre o gerador e o motor elétrico, respondam em sala.

Pedi então que eles fizessem a mesma atividade 2 através do chatgpt e comparassem as respostas.

Depois passei a atividade 3: crie pelo menos três perguntas sobre geradores que as definições pesquisadas não conseguiram responder.


Por fim, sempre olho as respostas individuais e faço uma rápida conversa de forma oral com o aluno pra identificar suas incompreensões.


O profissional deve aprender a fazer uso da tecnologia ao seu favor.

ziulovatsug
Автор

Na era da informação via inteligência artificial, saber perguntar é mais importante que saber a resposta. Criatividade e curiosidade são características importantes

batista
Автор

Sou professor de línguas estrangeiras há 20 anos, também sou professor de filosofia há alguns outros, faço minha segunda pós e... queria eu ter esta ferramenta durante minhas graduações. Uso hoje o ChatGPT como um colega para debates. Proponho questionamentos e me posiciono também, de modo a ter um contraponto. Isso enriquece meus estudos. É conversar com "alguém que tem uma resposta", independente da qualidade. O mesmo acontece quando eu tenho um debate com um aluno com menos experiência que eu ou com um doutor em minha área de conhecimento, obviamente, com muito mais experiência. O recurso discutido aqui pode ser, sim, excelente no processo de aprendizagem, mas para que ele se torne um recurso útil, é necessário que, primeiro, nós entendamos o potencial ofertado e, depois, estimulemos o uso da ferramenta de maneira a ter benefícios.

rafaelcampobrandao
Автор

Sou um programador de software experiente e uso, eventualmente, o ChatGPT para me ajudar na produção de algumas ideais, encurtar algumas tarefas que me levariam mais tempo.

O problema que eu vejo no futuro, que na verdade já existe hoje na minha área, é a pessoa usar o ChatGPT como muleta e ficar dependente dela a ponto de que o dia que a ferramenta estiver fora do ar ninguém produz mais nada porque não vai saber o que fazer ou como fazer, isso vai ser o lado ruim, na minha visão.

rpreviato
Автор

Professor Karnal que vídeo em boa hora! Ontem (09/03/23) ministrei minha primeira aula do ano para uma turma de Engenharia Civil da Unila - e "apresentei" a eles o ChatGPT - (dos 28 estudantes, 5 já fazem uso, uns 8 ou 10 já tinham escutado sobre e os demais não faziam ideia do que era). Tentei fazer uma abordagem crítica, mas não tão brilhante quanto a sua!
Compartilhei o link no grupo do whats da turma com a seguinte mensagem "Sobre essa ferramenta, lembrar que ela deve ser usada com inteligência. Não a usem para fazer o seu trabalho e sim para ajudar a vc a fazer um trabalho melhor."
Hoje compartilhei seu vídeo. Na próxima aula (16/03) ele será discutido.
Obrigada!

epossan
Автор

Eu diria que esse vídeo faz parte de uma pequena parcela de vídos do YouTube que podem ser considerados atemporais. Muitas reflexões!

VictorTheLegend
Автор

É TÃO BOM PASSAR ALGUNS MINUTOS COM PESSOA INTELIGENTE E CARISMÁTICA COMO VOCÊ, LEANDRO KARNAL. 🥰

solangedeoliveira
Автор

Como sempre, Brilhante!
Assertivo. Abrangente. Completo.
Como professora que sou, Leandro Karnal tem sido uma referência significativa no âmbito da Pedagogia.
De Portugal, com total admiração!

anadiniz
Автор

parabéns, uma das melhores análises que já assisti. Sou programador, trabalho com tecnologia quase 30 anos e a fala de Karnal foi certeira. muita gente falando bobagem, mas Karnal provou e demonstrou a diferença entre a máquina e o homem. A capacidade humana não será superada, a máquina é uma ferramenta. Grande professor brasileiro. parabéns

jeffsilva
Автор

Eu fiz um teste fazendo perguntas voltadas ao que compus na minha monografia, quando não estava satisfeita com a resposta, eu "forçava" a inteligência artificial a elaborar algo mais profundo e foi absolutamente brilhante! Creio que essas mesmas perguntas sendo conduzidas, de acordo com a proposta de um chat, um diálogo, ela pode dar respostas tão boas quanto as dos seus entrevistados. A grande sacada dela está nas perguntas, dessa forma, tenho a impressão de que ela pode se tornar uma grande ferramenta na educação se for utilizada com sabedoria, se as pessoas não se conformarem com a primeira resposta e praticarem a "troca de ideias" com a máquina.

tayannepimentel
Автор

Eu gostei de utilizá-la para praticar inglês. Dá para desenvolver bastante se utilizar em forma de bate papo. Recomendo.

cleuziosilva
Автор

Professor Leandro Karnal não é um homem a frente do seu tempo, mas um homem de todas as eras, que pessoa de mente fantástica, muito grato por tudo que tenho aprendido.

wasan
Автор

Obrigado. Para quem foi datilógrafo, operador de mimeógrafo e aprendiz de linotipista, vossa análise traz peças para preencher um bom quebra cabeça e facilitar a aceitação do mundo com a inteligência artificial.

joseluizmaia
Автор

Obrigada, Karnal, por ampliar meus horizontes, abrir minha mente! Costumo ouvi-lo enquanto caminho e o prazer e a vontade de acompanhar seu racional e assimilar seus ensinamentos é tão grande, que fico mais cansada mental que fisicamente! Mas é gratificante! A cada aula me sinto mais interessada em aprender e questionar.

lauradiniz
Автор

Eu trabalho com tecnologia e o alvoroço quanto ao ChatGPT foi gigantesco "vai ser todo mundo demitido", "não precisa mais estudar" etc ..
E vendo uma pessoa fazer essa análise foi poético! Brilhante!
Meus sinceros parabéns!

odemirdepierijr
Автор

Que presente! Hoje faço 60 anos, muito boa sua companhia! Você sempre me faz refletir e me manter com a cabeça aberta!

rosecrepaldi
Автор

Interagi bastante com o chatGPT nos últimos meses. É impressionante como ele, mesmo quando erra, demonstra ter entendido os conceitos da pergunta. O modelo mental que faço dele é o de uma criança que leu a Internet inteira.

mmicoski
Автор

Que delícia è voltar ouvir o professor karnal a voltar com estas características de pensamentos que no fazem a pensar.

Fendon
Автор

Ola Karnal,

Adorei o vídeo sobre o ChatGPT e gostaria de compartilhar algumas ideias e sugestões para usos futuros:

1 . Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia.

- Limitação do prompt e tecnológica:
- “o estilo de LK” – o ChatGPT provavelmente possui algumas informações disponíveis na internet mas não significa que são todas. Atualmente existem novos protótipos derivados do ChatGPT, através de API’s, que poderão inserir documentos específicos que você possua para que eles sejam adicionados a base de dados temporária, e produzir um texto com mais característica de LK.

- Sugestão de Prompt:
Caso você insira um texto próprio na conversa com o ChatGPT antes da pergunta você podera escrever o seguinte prompt:
“ Com base no prompt anterior, Crie um texto que emite o estilo de Leandro Karnal sobre tecnologia. Ressaltando os principais beneficiados ou afetados pela evolução tecnológica, e quais grupos foram impactados negativamente’

2 . Produza um soneto em estilo de Olavo Bilac.

- Limitação do prompt e tecnológica:
- Mesmo cenario do prompt inicial. Nos assumimos que o ChatGPT consegue buscar tudo que ‘e referente a Olavo Bilac. Como os requisitos “parnasianos” não são implícitos no soneto, o ChatGPT poderá não inclui-los na sua resposta se não requisitados.

- Sugestão de Prompt:
“ Produza um soneto em estilo de Olavo bilac seguindo elementos da escola literária parnasiana brasileira, As rimas do soneto deverão seguir XXX”

3 . A arte e politica.

- Limitação do prompt:
a) prompt foi feito em forma de afirmação, portanto o Chat entende que você gostaria de reproduzir uma afirmação em relação ao tópico, portanto o resultado da resposta será parcial.
b) a prompt foi feito logo após prompt do soneto, portanto o Chat usou elementos da conversa anterior para gerar a resposta subsequente.

- Sugestão de Conversa:
Caso o tópico do assunto seja muito diferente da pergunta subsequente, crie uma nova aba/conversa para o assunto especifico.

- Sugestão de Prompt:
“ A arte e politica? Elabore sobre o tema sob a perspectiva da filosofia sob a ótica de Platão”

pharofus
welcome to shbcf.ru