75 ANOS DE LUZINHO 7 CORDAS - Semana do Choro de Santos 2021

preview_player
Показать описание
Luiz Araújo Amorim, o Luizinho 7 cordas, nasceu em Marília/SP, a 31/10/1946. Ainda recém-nascido mudou-se com seus pais para Santos, onde permaneceu até 1997. O primeiro contato musical aconteceu através de seu pai Bráulio Araújo, um feirante que tinha como hobby a música. Seu Bráulio, tocador de cavaquinho e violão, tinha um regional com o nome de Estrela de Ouro, e era um seresteiro muito conhecido em Santos. Luizinho despontou no Regional do Dadinho. Neste regional se projetou profissionalmente, e ficou conhecido como Luizinho 7 cordas. Na década de 70 o Regional do Dadinho ganhou projeção no Rio de Janeiro e em São Paulo, e despertou interesse em alguns artistas. No ano de 1977, o pianista Arthur Moreira Lima, realizou com o regional, um show no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, pelo projeto “Seis e Meia”. Luizinho 7 cordas recebeu o troféu de revelação, entregue pessoalmente pelo mestre Dino 7 cordas, durante o I Festival de Choro da TV Bandeirantes.
Tocou no Regional do Dadinho até 1980, quando aceitou convite de Evandro do bandolim para participar de seu regional. Foi com Evandro, que Luiz consolidou sua fama de excelente violonista, e permaneceu tocando com ele até 1994, ano do falecimento do bandolinista. Com Evandro, acompanhou diversos artistas, gravou vários LPs e fez muitas viagens, inclusive para o Japão. Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, ngela Maria, Noite Ilustrada, Carlos Galhardo, Cartola, Martinho da Vila, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, Elisete Cardoso, Altemar Dutra, Altamiro Carrilho, Valdir Azevedo, Adoniran Barbosa, Jamelão, Nelson Sargento, João Nogueira, Gonzaguinha, Isaurinha Garcia, Ademilde Fonseca, Carlos Poyares e Peri Ribeiro foram alguns artistas consagrados, acompanhados pelo elegante violão de 7 cordas de Luizinho.
Continua acompanhando muitos artistas, além de gravar CDs e fazer produções musicais (arranjo e regência). Luizinho, também, trabalha como professor, ministrando aulas para alunos de todas as idades, e é reverenciado como mestre, pois desenvolveu um método para ensinar o violão de 7 cordas. Considerado um dos melhores violonistas 7 cordas do Brasil, em sua homenagem está sendo realizada a Semana do Choro de 2021.
.
II Semana do Choro de Santos 2021 foi comemorada de 27 a 31 de outubro/21. Os homenageados desta edição forão o Vadico do Violão que fez 100 anos e Luizinho 7 cordas que fará 75 anos no dia 31 de outubro.
.
Рекомендации по теме
join shbcf.ru