Reforma tributária sairá do papel no governo Lula?

preview_player
Показать описание
Membros do próximo governo Lula (PT) querem acelerar a discussão e a tramitação da reforma tributária para o ano que vem. A medida é vista como essencial para, entre outras coisas, abrir mais espaço no engessado orçamento que a gestão do petista terá em 2023.

Entre os pontos a serem discutidos está a criação de um Impostos sobre Valor Agregado (IVA), no lugar do ICMS, PIS/Cofins e ISS. Outra promessa de campanha de Lula é a isenção na tabela do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Além disso, existe a possibilidade de avançar com a proposta de taxação das grandes fortunas, e sobre lucros e dividendos.

Os entusiastas dessa reforma são o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A medida também deve ter amplo apoio no Congresso Nacional, já que Lula tem costurado alianças antes mesmo de assumir o cargo.

Afinal, quais são as chances da reforma tributária prosperar? Se aprovada, ela terá impacto imediato e positivo sobre a economia brasileira? No ‘Estadão Notícias’ de hoje, vamos conversar sobre o assunto com Gabriel Quintanilha, professor convidado da FGV Direito Rio.

O ‘Estadão Notícias’ está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google podcasts, ou no agregador de podcasts de sua preferência.

Apresentação: Gustavo Lopes

Produção/Edição: Gustavo Lopes, Jefferson Perleberg, Gabriela Forte e Gabriel Tassi Lara

Sonorização/Montagem: Moacir Biasi.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Será que o PT terá coragem de finalmente fazer a Reforma Tributária?
A proposta do IVA dual é aquela que mais se apresenta viável em Federações complexas como o Brasil. É o sistema adotado no Canadá.
Em relação a tributação sobre a renda, o melhor seria seguir o que Bernard Appy falou: Tributar as empresas no lucro real parte na PJ e parte na distribuição de dividendos; Fazer uma limpa nos regimes especiais; Mexer nas regras de diferimento de aplicações financeiras para pessoas de alta renda.
Qto a tributação sobre folha de pagamentos eu tbm concordo com a proposta do Appy de desonerar parte do salário mínimo (100% é impossível de desonerar).

tattianasalles
Автор

Congresso péssimo, ´so MDB tem se esforçado

muryllomelo
Автор

QUE DEUS ABENÇOE GRANDEMENTE A VIDA DE TODOS DO GOVERNO DO LULA

MariaCecilia-lyqj
Автор

Qual o benefício que o pobre vai ter com essa aprovação da reforma tributária ?

backeadadopadrin
Автор

A reforma que tem que ser feita e diminuir o salarios desses ministros de deputados que pouco fazem pelo pais so ficam roubando o povo bora ver se eles garantem sobreviver com um salario minimo

diegosouza