Logoterapia de A a Z | Amor

preview_player
Показать описание
Logoterapia de A a Z | Amor
"O que é o amor? Como Viktor Frankl compreende o que é o amor?"
Neste vídeo, vamos falar disso e já começei com uma citação:
"O amor é, na verdade, um aspecto do fenômeno humano mais amplo que eu comecei a denominar autotranscendência."
Para Viktor Frankl, o amor é necessariamente essa experiência de encontro em que o ser sai de si em direção ao outro. É um despreocupar-se de si para valorar o outro!
Ao falar de amor, Frankl solta algumas críticas à visão reducionista de outras escolas de Psicologia, como por exemplo, a Psicanálise. Ele entende que se quisermos entender o amor especificamente humano, não podemos fazer das nossas limitações e equívocos no que concerne ao amor, a medida para falar do que realmente é esse amor humano. Embora tenhamos atitudes deturpadas de amor, ele está acima disso tudo e não deve ser entendido de forma reduzida como sendo nossos instintos sexuais, nossas fantasias, ou uma atitude meramente sexual.
O amor, para Frankl, é exatamente aquilo que há de propriamente humano! É muito mais do que uma realidade corpórea e excitação que se dá na corporalidade do ser; é muito mais do que uma comoção; mais que uma emocionalidade que se dá no nível psíquico. O amor é uma realidade espiritual que se acha no mais profundo do espírito humano!
Quem ama consegue rasgar os véus dessa realidade mais imediata e entrar nessa realidade mais profunda.
Amar, para Frankl, é exatamente essa ação de caminhar em direção ao outro e, propriamente, fazer do amante algo que tenha valor em si mesmo, algo realmente valoroso para além da corporalidade e da dimensão psíquica. É como se aqui pudesse agora captar o único e irrepetível que há no outro.
Há, portanto, esse encontro privilegiado entre as almas de forma total e profunda.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Logoterapia é de uma riqueza ampla e para todos.
Obrigado pela partilha !

franciscoemanuelpires