O Mercado de TI para Iniciantes em Programação | Série 'Começando aos 40'

preview_player
Показать описание
O ano virou e eu resolvi tirar 2 semanas de "férias" pra mim mesmo, mas agora estou de volta!

Me fizeram uma pergunta interessante: como uma pessoa de 40 anos pode mudar de carreira e entrar no mercado de programação?

Não dá pra responder isso de forma curta, então resolvi tentar produzir uma mini-série, e hoje vou iniciar com o Primeiro Episódio apresentando rapidamente um panorama do mercado como um todo e algumas considerações sobre remuneração e carreira.

Nos próximos episódios quero tentar explicar mais sobre o que é a profissão de programador e como você pode começar a aprender na ordem mais eficiente.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tenho 64 anos, estou na área de TI desde os 20 anos. Passei por várias ondas de tecnologia e só estou ainda ativo pelo motivo de nunca estar parado. Estudo todos os dias, sem parar. Sou testemunha viva do seu discurso. Parabéns, e que atinja a todos que estão iniciando

joaofressa
Автор

Obrigado Fábio, eu estou começando aos 47 anos e estudando muito.

hamiltonjunior
Автор

Eu sou um exemplo vivo.

Tentando nao me alongar:

- Tenho 45 anos e formado em engenharia
- Sempre gostei de programar
- De uns anos para cá comecei a estudar por conta html, css/scss, javascript e ruby
- Criei meu portfolio no github
- Uma empresa no centro de Campinas ofereceu me um emprego clt, com benefícios, como junior para trabalhar com php e javascript em um legado. Aceitei na hora.
- Aqui estou eu, apanhando e aprendendo todos os dias com um senior com menos de 30 anos que conhece muito e literalmente agradeco por isso. A experiencia está sendo riquissima.
- Ainda continuo firme e forte estudando por conta. Tenho desejo e vontade de evoluir.

fabiovalinhos
Автор

E aqui estou eu em 2023, aos 38 anos, saindo da profissão de motorista de carreta e trilhando o caminho para me tornar um programador no futuro. Estou prestes a concluir minha faculdade e também me dedico intensamente aos estudos. Já adquiri um sólido conhecimento em Python e recentemente iniciei minha jornada com Django! Acredito que, cedo ou tarde, o sucesso chega e, mesmo que ainda não tenha brilhado para mim, continuo perseverando e fazendo o que amo, que é estudar! Tmj, Fábio. Seu vídeo foi excelente!

alexandre_oliveira
Автор

Aos 27 larguei a antiga profissão (técnico em prótese dentária) e consegui entrevista numa pequena empresa de consultoria. Eles tinham um sistema que precisava de manutenção mas não tinham uma máquina pra eu trabalhar, então fui pra casa e peguei meu PC, voltei lá e instalei tudo e comecei a trabalhar. Com zero experiência (menos que um estagiário) fui resolvendo os bugs que havia e evoluindo o produto. Hoje com 37 penso que valeu a pena o esforço.

winter-survivor
Автор

Caí aqui de paraquedas e só posso dizer que com quase 20 anos nesta área concordo com tudo o que você disse. Difícil ver alguém mandando a real nos dias de hoje. É o tipo de lucidez que só o tempo e a experiência podem trazer. Parabéns, Fabio.

TiagoSalem
Автор

E ótimo ler comentários de pessoas com mais de 30 anos que estão começando na área agora.

victorpinasarnault
Автор

Papo real e sem frescura. Ajuda bem mais do que 'coach' de autoajuda, ainda mais quando se fala em idade. Muito bom Fábio!

paulonm
Автор

A musica do poderoso chefão deu todo tom Dom Corleone dos conselhos. Foda para ca-ra-le-o!!

DioneJoseDosSantos
Автор

Estou com 26 anos, em uma área que não tem nenhuma relação com TI. Infelizmente, fiz uma má escolha profissional no passado e hoje estou colhendo as consequências. Quando era mais jovem, antes mesmo dos 15, todos ao meu redor me diziam que eu tinha uma certa aptidão domínio e gosto pelo ramo da computação. Sinto uma certa felicidade quando estudo a área, e percebo que passo horas vendo essas coisas porém triste por não ter investido nesse ramo e ter que recomeçar novamente. Mas vamos lá, e recomeçar.

isabellamuniz
Автор

Eu tenho 30 anos, aos 27 entrei no serviço publico (na area de RH) por achar que era o mais meritocratico possivel (por causa do concurso). Obviamente me enganei. É realmente baixa e provisória a possibilidade de ascensão, muita politicagem e conformismo. Me irritei e sai com 2 anos e 10 meses, nem esperei minha estabilidade (o q poderia me garantir pegar uma licença n remunerada e voltar quando fosse preciso). Iniciei faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas e estou fazendo vários cursos online. Pensei muito bem nessa questao de ego, de começar tudo do zero depois dos 30, mas sempre gostei de tecnologia, e resolvi dar esse grande passo. Além de investir tempo estudando hard skills como linguagens de marcação, programação e etc, também estou estudando as soft skills pra aumentar a resiliencia, gestão de tempo, comunicação interpessoal e muito mais, e também estudando sobre o mercado de trabalho e assim descobri seus videos. Obrigada!

veri.coding
Автор

cara! que injeção de animo pra mim que estou indo pra esse mundo de desenvolvedor aos 44! Obrigado!
!

robertdacunha
Автор

Tapa na cara. Estou iniciando, sou testador de software, tenho 44 anos, estou confiante, vou estudar muuuito, vou conseguir, serei um desenvolvedor.... Obrigado pelas palavras, precisava disso...

clebergarzaro
Автор

Para nós iniciantes em programação é melhor entender rapidamente: 1º Entender onde eu estou; 2º Dar um pequeno passo em direção aonde quero chegar; 3º Avaliar o que aconteceu.

ivairjunior
Автор

Obrigada, estou com 45, 10 anos em um banco público, estudando análise e desenvolvimento de sistemas, pra galgar uma nova profissão em um novo ambiente de trabalho. Elucidativo seu vídeo!

deborasilva
Автор

"É escasso porque é mais difícil. Mas vc não quer ganhar mais?" melhor frase q ouvi esse ano.

kaitokast
Автор

19 anos, fui aprovado em uma universidade federal em ciência da computação mês passado, as aulas começam no início do próximo ano. Sempre amei tecnologia, porém, eu sempre fui muito desleixado em questão de aprendizado, não sei se foi por conta do meu problema de dislexia e TDAH ou por eu simplesmente ser um jovem preguiçoso e acomodado que sempre buscava um abraço de mamãe e papai na hora do desespero. Acabei de ver o vídeo "Guia DEFINITIVO de Aprendendo a Aprender" pela 2ª vez e tomei uns belos tapas na cara de como é a realidade, com ele também consegui refletir o fato de eu ter sido um belo desperdício de dinheiro aos meus pais nos últimos 2 anos, eu influenciei eles a gastarem alguns $$ em cursos que não agregaram nada no meu conhecimento, cursos que só cuspiram um monte de informação que você encontra na primeira página do Google. De um tempo para cá comecei a ser autodidata e até obtive resultados, decidi aprender inglês por conta própria e devido a isso, meu professor de inglês do Instituto Federal simplesmente me ofereceu uma oportunidade para ser auxiliar dele em aulas de inglês (Aulas particulares), eu considero uma puta oportunidade de aprender, com isso também percebi que eu não sabia de porra nenhuma, quando um aluno me fez uma pergunta e eu tentei contextualizar notei que eu simplesmente não conseguia, tive que me virar nos 30 na hora para não passar vergonha, tem coisas que a gente só aprende realmente, na prática.

Desculpe se o texto ficou meio incoerente, tem tanta coisa passando na minha cabeça agora que se eu fosse fazer um vídeo eu aproveitaria e faria uma série. Brincadeiras a parte, obrigado por tudo Fabio, também estou acompanhando os vídeos sobre a tecnologia atual. Abraço!

bthiago
Автор

Que perfeito esse video sr fabio.
Pé no chão sempre. Obrigado pela contribuição pela comunidade.

programadorpython
Автор

Adorei o vídeo. Tenho mais de 40 e estou iniciando o curso de S.I. para mudar de carreira. Suas dicas foram preciosas. Sucesso.

sabedoriaenegocios
Автор

Esse Japa é bruto no conhecimento, parabéns! Um dos melhores vídeos que assisti esse ano 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

migueljr