Como nascem as estrelas parte 05 #shorts

preview_player
Показать описание
Basta sair lá fora, seja de dia ou de noite e elas estão lá, majestosas, imponentes, reinando por todo o espaço

Quase tão velhas quanto toda a criação, as estrelas existem no universo há muito tempo, elas surgiram cerca de 250 a 350 milhões de anos após o Big Bang, que em seu inicio era uma escuridão total, a Era das Trevas do Universo

assim quando as primeiras estrelas surgiram elas trouxeram luz ao cosmos

Conhecidas também como os “tijolos” na construção das galáxias. Esses incríveis objetos celestes têm formato esférico, são brilhantes, gigantes e muito, muito quentes, podendo ir de 3 á 25 mil graus na sua superficie e um núcleo que chega a até 15milhoes de graus.

Mas a pergunta que muitas pessoas fazem é, como esses incríveis objetos se formam?

As estrelas nascem nas impressionantes nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e Hélio (os elementos mais comuns no Universo).
Nessas incríveis formações podem haver regiões com maior concentração de gases.

E nessas areas a poderosa força gravitacional é maior e faz com que essa matéria comece a se contrair.

Ao comprimir o gases, a contração dessas imensas quantidades de matéria provoca o aquecimento e a rotação desse conjunto de materiais, gerando o que geralmente é conhecido, nesse estagio como protoestrela, ou seja um prototipo de estrela.

À medida em que se forma a protoestrela, esses gases caem em direção ao seu centro, fazendo com que tanto sua pressão quanto sua temperatura subam ainda mais
E Em determinado momento, a gravidade será tão alta que a temperatura e a pressão nessa protoestrela atingirão níveis vertiginosos e iniciarão uma incrível e poderosa fusão nuclear.

E ai a estrela acende

Dando inicio a um dos objetos mais esplendorosos do universo, que durante muito tempo gerará enorme quantidade de calor e trilhões de megatons de energia por segundo, e iluminara como um farol em uma noite escura tudo ao seu redor

E um fato interessante é que na maioria das vezes, durante a formação desses astros, o material em colapso pode acabar se dividindo, fazendo com que nasçam duas ou mais estrelas próximas, e é por isso que muitas estrelas são binárias. Na verdade mais de 50% das estrelas na vizinhança do nosso Sol são sistemas múltiplos.

E nem todo o material envolvido na criação se torna parte da estrela. Grande parte do material acaba dando origem, a planetas, asteroides, cometas ou até mesmo permanecendo como poeira interestelar. É por isso que podemos dizer que os planetas são fruto do nascimento de estrelas e que o nosso sol, assim como todo nossos sistema solar, nasceu de uma nebulosa!

E por fim, por milhões e até bilhões de anos essas estrelas travarão uma intensa e monstruosa batalha galática contra a gravidade

E um dia, seu combustível interno irá acabar e ai ela sucumbira ao imenso poder da Gravidade, chegará ao seu fim e dará vida a outros objetos extremamente fascinantes do nosso universo, mais ai já é outra história, que eu trago em breve!

#protoestrela #gravidade #sol #sistemasolar #asteroide #meteoro #cometa #curiosidades #universo
Рекомендации по теме
welcome to shbcf.ru