Marcos Mendes: como ideias dos anos 40 ainda empobrecem o Brasil | Market Makers #36

preview_player
Показать описание

Tivemos mais um episódio digno de “masterclass” sobre Brasil. Aprendemos com o pesquisador do Insper e “pai do teto dos gastos” por que o Brasil é um país que está estruturalmente fadado a tomar medidas que vão contra o seu bem estar financeiro. Marcos Mendes retomou a história do Brasil desde os anos 1990 para explicar como chegamos até a criação do teto dos gastos em 2016 - e como o patrimonialismo fez ele sucumbir. A pergunta que gerou a maior reflexão do papo: de que adianta sabermos qual é o remédio para os problemas do Brasil se o sistema por si só é podre? Mendes voltou para 1940 para responder. Um episódio memorável, aproveite a aula.

1:48 - Apresentação
5:38 - Quem é Marcos Mendes
9:11 - A origem da CPI dos Títulos Públicos
16:17 - O que é o teto de gastos e como ele foi implementado
22:36 - Por que o Brasil é um país refém da pressão social por mais gastos públicos
24:38 - Marcos Mendes responde críticas ao teto de gastos
27:31 - Estabilidade fiscal é uma condição necessária para a prosperidade
28:28 - O fim do teto revela a deterioração da economia política do Brasil
31:55 - Qual é o remédio para os problemas do Brasil se o sistema por si só é "podre"?
32:40 - As ideias dos anos 40 ainda empobrecem o Brasil
38:04 - Qual teria sido a trajetória do Brasil se a reforma da previdência tivesse sido aprovada em 2017?
42:15 - Educação brasileira: o problema não é falta da investimento
50:41 - Por que é tão fácil grupos organizados capturarem o estado brasileiro
1:07:50 - Subsídios e regulações: As distorções do setor de energia no Brasil (#ThisIsBrazil)
1:12:32 - A diferença entre uma política pública boa e uma ruim
1:16:32 - Lula 3: O que esperar para o futuro da economia brasileira
1:22:31 - O risco de voltarmos ao período pré-plano real: inflação e dívida pública
1:26:23 - Pingue-Pongue: livros para a Biblioteca Market Makers, avaliação da gestão Paulo Guedes, quem Marcos gostaria de ver no Market Makers e uma música para a playlist MMakers

- - - - - - - - -

Convidado: Marcos Mendes, Doutor em economia e pesquisador do Insper
Edição: Renzo Fedri
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

o Marcos entregou até mais do que o Estado espera de um servidor público verdadeiro: trabalho utilizando sua capacidade de discernimento. parabéns a todos aí!

nelsommatsuura
Автор

Esse homem é uma máquina de escrever. Sempre publicando estudos, livros e artigos em jornais. Grande homem

lowanrodrigues
Автор

5:50 - Marcos Mendes começou a estudar economia nos anos 80 querendo entender o problema da inflação e terminou como especialista em política fiscal.

8:33 - Marcos entrou para o Serviço Público após o Mestrado nos Departamentos de Dívida Pública do Tesouro, Banco Central e Consultoria do Senado. Nessa época, como jovem servidor, percebeu "operações estranhas" envolvendo títulos públicos e Bancos Estaduais, existentes a época.

11:47 - A carreira de Marcos foi construída como Assessor Legislativo no Senado. Analisando projetos de lei, o economista chegou ao projeto do "trem-bala" que ajudou a colocar na gaveta...atualmente está lecionando avaliação de políticas públicas no Insper a convite de Marcos Lisboa.

16:23 - Marcos Mendes explica o problema do gasto público no Brasil e o Teto de Gastos. Para Mendes o Brasil financiava expansão fiscal com inflação antes do Plano Real, após o Plano Real até o Governo Lula II se financiou a expansão fiscal com carga tributária e partir da Dilma a expansão fiscal foi financiada pela dívida pública. No Governo Temer, após 2 anos de queda livre fo PIB, o Congresso topou votar um Teto de Gastos que ancorasse as expectativas em relação a trajetória da despesa pública.

20:30 - O Teto nunca foi uma Reforma Completa. Era uma "meta reforma". Ajudou a coibir o universalismo, explicitou o conflito distributivo e limitou o Judiciário/MP e outros poderes com autonomia financeira.

22:39 - O baixo apetite do sistema político brasileiro a Reformas, a pandemia e o fim do Teto de Gastos.

24:10 - O Teto era engessado? Havia gatilhos para gastos com calamidades públicas?

26:17 - uma regra fiscal deve coibir a inconsistência temporal (evitar que políticos gastem tudo hoje para suas eleições e jogando a conta para o amanhã) e coordenar expectativas num mundo de informação imperfeita. Para Marcos o Teto garantiu essas coisas até ser furado.

27:44 - Para Mendes, o fim do Teto mostra a realidade social, econômica e política brasileira.

28:43 - Mendes foi ingênuo em acreditar que o dinheiro público iria sair da saúde e iria para asfaltar o entorno das Fazendas dos Políticos? Marcos lamenta as emendas de relator e o poder do Centrão...(Nisso discordo dele. O mundo político é o que é...ninguém controla isso com regras fiscais).

31:55 - Mendes critica os economistas desenvolvimentistas do PT e a mentalidade "Gasto é Vida" deles e afirma que a ideologia estatista da esquerda serve ao patrimonialismo do Baixo Clero. Dá o exemplo das políticas de desenvolvimento regional do Norte e Nordeste.

35:35 - Pela literatura econômica moderna o que gera crescimento econômico é educação, inovação, comércio exterior, competição e produtividade.

38:05 - O que aconteceria se a Reforma da Previdência tivesse sido aprovada em 2017 ainda no Governo Temer? Como funcionava a articulação política no Governo Temer?

42:23 - Educação é solução? Por que os problemas da Educação não são resolvidos? Segundo Marcos Mendes o problema da Educação não é falta de dinheiro e cita estatísticas nacionais e internacionais. O Brasil quintuplicou os recursos por aluno e não obteve nenhum resultado. Para Mendes o corporativismo dos professores impede melhorias na gestão da Educação. Mendes afirma tbm que um dos fatores do sucesso do Ceará é que o sindicalismo dos professores lá é fraco. Tbm no Ceará parte do ICMS era distribuído pelo Estado aos Municípios de acordo com o desempenho na Educação.

49:56 - Por que no Brasil é tão fácil grupos de pressão organizados capturarem o Estado? Na opinião de Marcos Mendes as regras partidárias e eleitorais (voto proporcional de lista aberta com gdes circunscrições) dá incentivos ao voto corporativo.

56:40 - Mendes fala do livro que editou "Para não esquecer" com a lista de políticas públicas que deram errado no Brasil nos últimos anos. Marcos Mendes comenta a tentativa no Governo Dilma de abaixar a inflação na marra na gestão Tombini. O que joga a taxa de juros do Brasil pra cima é a incerteza quanto o fiscal e as expectativas de inflação.

58:47 - Fala tbm do PSI e do alto custo das taxas subsidiadas pelo BNDES. A mentalidade do Governo petista acredita que pode escolher os juros para diferentes setores e que existe falha de mercado no Brasil para financiamento de longo prazo de empresas. Mas os dados pós TLP provam justamente o contrário.

1:02:25 - O recurso usado para subsidiar juros para a FIESP gera mais empregos de fato? Marcos basicamente explica o conceito de custo de oportunidade, externalidades e falhas de Estado com um exemplo (Esse cara é demais!)

1:05:28 - Lobby com Greenwashing, Zona Franca de Manaus e a Indústria Automotiva.

1:07:35 - Setor de energia: MP 579/2012, tabelamento de tarifas, crise hídrica, calote do Governo e a teia de subsídios (geração distribuída, subsídio para o Paraguai em Itaipu...), o resultado é energia cara!

1:12:34 - O que uma política pública bem feita deve ter? Para Marcos Mendes deve ter avaliação ex post regular de políticas públicas e avaliação ex ante do desenho do projeto. Marcos dá o exemplo do fundo soberano.

1:26:24 - Dicas de livros de Marcos Mendes: "O poder da destruição criativa" de Philippe Aghion e "A Jornada da Humanidade" de Oded Galor.

tattianasalles
Автор

Um dos mais inteligentes economistas de sua geração, uma mente brilhante, escravo dos dados e da racionalidade. O Brasil cada dia mais parece um paciente sem solução de cura. Triste destino de uma nação com todos os predicados para dar certo.

GeraldoeFlavia
Автор

Marcos Mendes e Samuel Pessoa são feras demais

efrainsobreira
Автор

Parabéns, pessoal por nos brindar com a participação do mestre Marcos Mendes no programa!👏👏👏👏👏

geraldodacostapereira
Автор

Espetacular ! Traduziu em palavras e fatos o que ja desconfiávamos !!

eloymoreiramartin
Автор

Excepcional visão de um brasileiro que deixará um privilégio ouvilo, grato

vlademirbelle
Автор

Elé é muito técnico. Excelente. Parabéns ao convidado e ao market makers.

diegooliveira
Автор

Marcos Mendes tem uma excelente didática para explicar os temas mais complexos .

rodrigoteixeira
Автор

É muito massa ouvir a galera de mercado, e tiveram episódios sensacionais. Não sendo economista, teve muita coisa óbvia que não era tão óbvia e passou a ser. Bem como muitas perspectivas econômicas novas surgiram para mim com os episódios com Marcos Mendes, Samuel Pessoa e Marcos Lisboa. Que aulas!
Parabéns Market Makers, o trabalho de vocês está sensacional!

brenofranzini
Автор

Vi que era com Marcos Mendes e já dei like antes de assistir! Grande economista!

manoelarruda
Автор

Acho o quadro das dicas dos livros muito legal. Bons entrevistadores.

fernandopalacios
Автор

Excelente entrevista. O Marcos Mendes faz uma excelente análise de erros das nossas gestões e desenhos de políticas públicas. Recomendo demais a leitura do livro por ele organizado: "Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil". O livro tem vários capítulos e está divido por temas específicos. Alguns capítulos são mais técnicos, mas no geral dá para ler de boa.

r.rodrigues
Автор

Como sempre, ótima interação entre entrevistado e entrevistadores.
Agradecido mais uma vez.

geraldodinizcosta
Автор

É incrível como o Marcos acertou bastante sobre o arcabouço fiscal, que está mais para alçapão, calabouço. O risco de voltarmos para uma situação pré-plano real é altíssima caso o Congresso não barre essas tolices do ministério da fazenda ao estilo cepalista. Leiam o livro por ele organizado: "Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil".

r.rodrigues
Автор

O melhor servidor público é aquele que valoriza a iniciativa privada. Parabéns

murtaeng
Автор

Sonho de um brasileiro, Marcos Lisboa, Marcos Medes e Samuel Pessoa, todos juntos trabalhando no Planalto!

Anetoferreira
Автор

Ouvi esta entrevista por três vezes, sendo que na última fiz diversas anotações. Chego a triste conclusão, que dificilmente seremos um país desenvolvido, pelo menos enquanto tivermos os políticos que temos. Sou obrigado a reconhecer que cada povo tem o governo que merece, no qual me incluo.

euclidespardini
Автор

Não adianta Marcos, tudo que os políticos e as elites empresenriais não querem é educar o povo. 1:07:12 1:07:12

joaobarbara