Roda Viva | Thiago França | 12/02/2024

preview_player
Показать описание
O Roda Viva recebe o músico Thiago França, que comanda a Espetacular Charanga do França, um dos mais conhecidos e queridos blocos da metrópole. A transformação e o futuro do Carnaval paulistano serão debatidos.

Com apresentação de Vera Magalhães, vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

O Carnaval de rua de São Paulo já é o maior do Brasil. Dados da SPTuris mostram que, no ano passado, foram 15 milhões de turistas, número que deve aumentar em 2024. Entretanto, nem sempre foi assim. Há 10 anos foi publicado um decreto municipal retomando oficialmente a folia de Momo nas vias da cidade. Em 2014, foram cerca de 1,5 milhão de pessoas nas ruas, marca 10 vezes menor que em 2023.

A bancada de entrevistadores será formada por Alberto Pereira Jr, jornalista, diretor e confundador do bloco de Carnaval Domingo Ela Não Vai; Alexandre Matias, jornalista, editor do site Trabalho Sujo, curador de música do Teatro Centro da Terra e diretor artístico; Leonardo Dahi, repórter e comentarista de Carnaval da Rádio CBN; Mariana Zylberkan, repórter da Folha de S.Paulo; e Pérola Mathias, jornalista e socióloga. Haverá ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

#RodaViva #TVCultura #Carnaval #CharangaDoFrança
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Que entrevista sensacional.
Viva a arte, a cultura, a rua, o povo, a alegria, o carnaval e as festas.
Muito importante tudo o que ele falou.
Apesar de não concordar com tudo que ele apresentou.
Acredito que seria muito bom fazer mais entrevistas com artistas.
Aliás, o Thiago França falou melhor do que muitos políticos evasivos que vão ao Roda Viva.
Parabéns Vera Magalhães e todos os entrevistadores.
Um brinde a Minas Gerais.

luizfelicio
Автор

Se para as artes exercidas em teatros e salas de cultura discutimos formação de público, o carnaval de rua que é alicerçado também por artistas, mas feito por todos, traz à tona a formação de cidadãos. Tudo o que o Thiago diz aponta para um tipo de política que ao mesmo tempo em que liberta traz consciência das responsabilidades e fortalecimento de redes comunitárias. Muito importante esse Roda! 🎉

tabata_di_venus
Автор

Muito bom ver que um dos principais blocos da cidade tem alguém muito lúcido na liderança. Já gostava do Thiago como músico, agora admiro também como pensador da nossa cultura.

rogeriodepaulavoz
Автор

Querido primo Tiago, muito orgulho de te ouvir nesse programa! E me identifiquei muito por também ser produtor do Bloco da Família em BH que também passa por todas essas dificuldades! Parabéns! TMJ

InacioCavallieri
Автор

Entrevistado muito esclarecido. Entrevista muito boa!!

alexandrinobruno
Автор

Ótima entrevista do Thiago França, mas senti falta da maravilhosa Roberta Martinelli na bancada de entrevistadores!

anselmocarlosspinelli
Автор

ACHO ESSA APRESENTADORA VERA MAGALHÃES UMA MULHER LINDA ❤

juliojeferson
Автор

Qualidade das entrevistas sempre boas, mas a edição de áudio sempre horrenda e de amador. Esses cortes são toscos

NomanKhan-tkuq
Автор

Talvez por seu lugar sócio econômico, seja confortável para o Thiago pressupor como ele fez, que quem não gosta de pagode, axé e sertanejo o faz por preconceito, com os negros, os nordestinos e os caipiras. Eu me lembro da opressão da indústria cultural desta época (anos 1990), nunca vi na exploração da mídia lugar de destaque para este grupos. Eu ainda vejo só a massificação de expressões legítimas" Só o povo na arte de quem faz arte com o povo". Chico Science viu com lucidez.

todocambiarutas