O CAPITALISMO VAI MATAR NOSSOS CÉREBROS?

preview_player
Показать описание
Leon e Nilce contam como tentam manter a saúde mental na internet

Esse é um canal de cortes de lives e vídeos dos demais canais de Leon e Nilce. Aqui, você vê com destaque um tema relevante. Para assistir todo conteúdo, conheça os demais canais.

⚠️ As lives estão acontecendo sexta-feira (ou sábado, ou domingo), por volta das 20h, no canal República Coisa de Nerd!

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Deletar todas as redes socias, filtrar o que assisto no YouTube (apenas coisas divertidas e informativas), ler apenas as notícias mais importantes (sem ficar indo atrás das desgraças do mundo), me afastar das pessoas e viver mais isolada na minha, e alimentação saudável com exercícios físicos.... Foram essas coisas que me ajudaram a melhorar minha saúde mental.

Gabi_Gaman
Автор

O excesso de trabalho e falsos líderes acaba com a saúde mental de qualquer um.

Richard.Slater
Автор

Vocês poderiam falar sobre a escala 6x1 que praticamente explora o trabalhador aqui. Tem até uma pedição para acabar com isso.

degabiontwessgx
Автор

Trabalho com TI também e resolvi criar um perfil pra falar sobre algo que amo (Jogos de tabuleiro) pq o meu trabalho chegou num ponto de não ter horário, porém fique muito calado e só produzia, ai o que aconteceu foi que toda vez que eu logava eu chorava, quando alguém me mandava msg no discord eu chorava.... e ai para piorar no instagram eu via meus "amigos de perfil" me questionando e comparando seguidores.... Passei 2 anos assim, mal, sem vontade nenhuma, pensando em atentar com minha vida.

Mas percebi que precisava expor o que sentia, quando fiz isso, as coisas começaram a melhorar e hoje tomo muito cuidado com as coisas que consomem, sem me cobrar uma produtividade além do normal e com relação ao conteúdo, evitando pessoas tóxicas que queriam me diminuir.

Amei o corte =)

CanaldoTioDi
Автор

Eu sinto que o Instagram tem esse algoritmo de conteúdo polêmico nos comentários, principalmente nos reels. Já vi incontáveis reels que o comentário em destaque era algo cheio de ódio que não tinha nada a ver com o conteúdo. Desde que comecei a limitar meu uso drasticamente e praticar mais o autoconhecimento, me sinto melhor. Mas é horrível como um simples comentário de uma pessoa que você nem conhece pode arruinar seu dia :/ Obrigada pelo corte!

juliacondensada
Автор

Meus pais sao agricultores, agricultura familiar, e é esse esquema, trabalha muito na colheita, menos no inverno (sc entao realmente fica frio), e alguns dias da semana duramente o resto do ano, dependendo da demanda de trabalho
Aí eu fui pra cidade grande, fazer faculdade e estagiar, é muito mais cansativo trabalhar das 8 as 14, do q trabalhar na roça
Nao to dizendo q é fácil ficar debaixo do sol no verão, eu sei bem, ja fiquei muitos dias na colheita, mas o CLT deixa um cansaço mental que é muito pior que o cansaço da roça

eloisaeifler
Автор

Sobre as redes sociais na atualidade, concordo com tudo que foi dito no video. Deixo aqui uma experiencia própria que tive recentemente: ano passado (2023) foi meu ano de vestibular, logo eu precisei escolher minimizar ao máximo o tempo que gastava usando redes sociais (principalmente Instagram e Tiktok). Isso acabou causando varios efeitos em mim mesmo, como menos estresse, ansiedade, nervosismo, um levíssimo aumento da autoestima e melhoria na comunicação social na vida real. Claro que, devido a pressão e tudo mais que envolve Enem/vestibulares, houve momentos em que esses problemas aconteciam, mas o importante é que eles nao eram alimentados e intensificados pelo uso excessivo das redes sociais. Assim, deu tudo certo e eu fui aprovado, e agora que tenho mais tempo, voltei a estar muito presente no meio digital, e isso veio acompanhado de várias coisas: muita ansiedade, nervosismo, queda excessiva da autoestima devido à frequente comparação que é impossivel de evitar, e uma sensação de estar sempre "perdendo algo" nesses locais, sendo que eles foram feitos pra nos manter conectados pelo maior tempo possível. Enfim, depois que voltei a usar as redes sociais, minha saúde mental piorou bastante, então tenho buscado outras formas de preencher o tempo (lendo livros, vendo filmes ou séries, escrevendo...) Por fim gostaria de deixar a recomendação de um documentário sobre o assunto abordado que se chama "O Dilema das Redes". Ele é muito bom e aprofunda bastante sobre as relações entre redes sociais e usuário, e chego a dizer que depois que o assisti tive muito esclarecimento e a sensação é libertadora, vale muito a pena.

hudsonrodriguesdesouza
Автор

Eu só uso whatsapp, só assisto vídeos no YouTube q me trazem informações e conhecimento e principalmente os vídeos da Nilce e leon que me trazem muitas coisas importantes. Por isso ainda tenho sanidade mental. ❤

jecianadossantoscardoso
Автор

O maior sinal de alerta é quando o ambiente em que você está começa a pressionar o seu rendimento ao de outras pessoas (ou pior, quando você mesmo começa a fazer isso), seja o trabalho, no campo de estudo ou mesmo em casa. Como um relato pessoal: eu vi um monte de colega que teve burnout na pós-graduação pq não era "produtivo". Se a pessoa não publicava 10 artigos por ano ou fizesse qualquer outra coisa no tempo livre que não fosse relacionada a pesquisa ela era automaticamente vista como um profissional ruim. E quando tentávamos falar que esse sistema era nocivo, sempre vinha alguém acima dizer que aquilo era normal e que a pessoa estava "de mimimi". É muito ruim voce ver pessoas com sonhos e expectativas ter um futuro completamente minado por um sistema autodestrutivo antes mesmo de entrar no mercado em si :/

Nyo_
Автор

Acompanho vocês há mais de 10 anos e é muito bom ver o cuidado que vocês tem em debater esse tema.

psicanalistacidadao
Автор

eu percebo isso muito bem em mim. sou bipolar tipo 1 e quando não estou bem, não estou bem e ponto, não tem o que fazer. em fase depressiva não consigo nem sair da cama e fazer necessidades minhas necessidades básicas, passo dias sem nem beber água, comer, tomar banho, imagina trabalhar.

faço terapia cognitivo-comportamental, mas uma coisa é a minha psicóloga e psiquiatra me falando sobre o quão importante é eu respeitar as minhas fases (que aparecem mesmo eu estando medicada), outra é o patrão entender isso e me dar o meu tempo de me recuperar sem pressão e 50 mensagens por dia falando de trabalho em tom de urgência. aí eu fico mal por estar mal e por não estar sendo produtiva. não tem como vencer.

elleflorim
Автор

Youtube me acarreta várias coisas boas, entretenimento, diversão e me fez aceitar que a vida é incrível e que tenho que viver ela sem parar.

Sdddsa
Автор

O ex-dev da blizzard que o Leon falou é o Thor, do canal PirateSoftware. O conteúdo dele é bem legal.

flayshon
Автор

eu sou do time de ti de uma empresa muito grande, e é muito triste ver a saúde mental das pessoas que trabalham comigo. recentemente o meu supervisor teve um infarto e quase morreu tudo isso por conta de stress acumulado, foi bizarro. isso está me fazendo repensar um pouco se eu realmente quero entrar nessa área

caaabeee_
Автор

Só to com youtube e insta deixei de seguir muita gnt q nn me agrega em nda e como isso me fez bem, sinto a minha mente mais leve, tenho focado nas coisas q preciso e gosto de fazer, é um leão por dia mn, viva o hj!

EsterOliverr
Автор

Nível Básico:
Esquecer redes sociais,
Ir num psicólogo,
Escrever sobre a sua vida,
Comer direito,
Dormir o máximo que der.

Nível intermediário:
Vá ao psiquiatra, se passar remédio, tome o remédio.
Não beba tomando remédio.
Se a família for tóxica, se afaste dela.
Se os amigos forem tóxicos, se afaste deles e faça novos.
Tenha Hobbies.

Nível avançado:
Saia de casa.

Obs: Organizado por níveis de importância e dificuldade pra mim.
Obs 2: Aparentemente, eu preciso deixar claro que isso não se encaixa pra vida de todo mundo pq quem diria que os seres humanos vivem contextos diferentes não é mesmo? (já teve gente se doendo por aqui). Pegue o que for POSSÍVEL pra você, jogue o resto pra o Universo e não encha o meu saco. Obrigada.
Obs 3: Caso esteja precisando de acompanhamento psicológico, você pode procurar o SAMECA da SOBERANA. Quem sabe podem te ajudar num preço "camarada".

lorenarodrigues
Автор

Essa crise de produtividade é um terror, sou editor de video, fotografo, filmmaker e designer, trabalho mtoooo, horario comercial da agência e dps cuido dos meu clientes particulares, se eu tiro 1h30, 2h de descanso dps da jornada de trampo eu ja me sinto o pior profissional do mundo, e ai como ainda nao to com aquela estabilidade financeira piora ainda mais, bizarro

victorviana
Автор

Trabalho o dia todo com a cara na tela de um computador e isso me motivou a parar aos poucos de mexer no celular e computador em casa esse ano.

jacksonlopes
Автор

Minha vida numa unidade de saúde, com turnos diurnos e nocturnos, 12/18 horas, tantas vezes sem folgas. Intenção de aproveitar bem o tempo. Quando me aposentei descobri que o youtube não era apenas uma rede de informações práticas ou técnicas. Uma boa surpresa. As palestras, TED talks, arte, humor, aulas de saúde...😍 A interacção não é desgastante. Trocam-se informações úteis. Paciência para gastar tempo noutras redes, não obrigada.
Descobri o vosso canal ontem. Parabéns pela qualidade. 👍👏👏👏⚘

lesyarosa
Автор

Pra quem nao tiver bem, algumas dicas:

1 - busque ajuda psicológica e psiquiátrica com profissionais de verdade
2 - busque uma rotina
3 - faça exercícios físicos todos os dias se possivel
4 - saia de casa e vai tocar na grama
5 - se receitarem tratamento medicamentoso, siga a risca

Pescossinho