O que é a Inversão do Ônus da Prova?!

preview_player
Показать описание
O que significa Inversão do ônus da prova?! A inversão do ônus da prova é o direito que o consumidor, por exemplo, tem de não ter que provar o que alega, cabendo a prova à empresa que ele está processando.

___

Para entrar em contato através de whatsapp, ligação ou email, acesse:

Ou, para enviar uma mensagem direto para o nosso whatsapp, clique em:

___

Normalmente, num processo, quem entra com a ação é quem tem obrigação de provar o fato constitutivo do direito, sendo que quem é processado deve provar os fatos impeditivos ou modificativos do direito.

No direito do consumidor, porém, essa regra encontra uma exceção expressa no cdc, o código de direito do consumidor: A inversão do ônus da prova.

Com a inversão do ônus da prova, quem deve provar que o fato não ocorreu ou que não há dever de indenizar é o réu!

Por exemplo: numa ação declaratória de inexistência de débito por negativação indevida o autor apenas entrará com a ação alegando que não tem qualquer dívida com a empresa que sujou seu nome, o inscreveu no serasa, no spc e no scpc. A partir daí, opera-se a inversão do ônus da prova: é a empresa quem deve comprovar que havia sim um negócio e que esse negócio foi o que levou a empresa a sujar o nome do consumidor.

Há que se ficar atento: a inversão do ônus da prova NÃO É AUTOMÁTICA! É preciso que um advogado especializado em direito do consumidor analise o caso para dizer se será ou não possível a inversão do ônus da prova, que ocorrerá quando provada a vulnerabilidade ou hipossuficiência do consumidor (invertio ope judicis) ou quando prevista a inversão em lei (invertio ope legis).
___
Advogados: Marcel Sanches e Leandro Lima Autor: Marcel Sanches OAB 404158/SP
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Traduziu sim, muito bem!!! eu lendo aqui o manual do direito do consumidor e tentando entender a questão do ônus da prova, sem conseguir! Mas vc chegou e falou tão facinho!! rsrsrsr Obrigada!!!!

susioliveira
Автор

Finalmente eu entendi essa figura jurídica do diabo, que nem sequer é tão complicada quanto parecia 😂😂😂muito obrigado

lilianasilva
Автор

Estava com dúvidas na cadeira de Direito do Consumidor, peguei como optativa e nem sou da área do Direito, seu vídeo foi muito esclarecedor, agora realmente entendi!

eduardofalcao
Автор

Depois de muita leitura, ficou claro mesmo ao assistir tua explicação. Obrigado!

janinhagei
Автор

Muito bom. Para um leigo como eu, posso afirmar que tua exemplificação e forma de como usa os dialetos e ainda pode transmitir uma situação exemplo, por assim dizer, me fez ter a total ciência do que vem a ser o significado deste termo, que por sua vez é muito comum no " Juridiquês". hehe

Helintonricardo
Автор

Otima explicação! com palavras simples, praticamente esgotou o tema. Parabéns.

avelinosantos
Автор

Eu aqui...correndo pelo YouTube e não achei quem me explicasse tão bem!!Obrigada, Dr. Marcel Sanches! Suas explicações são fantásticas! Inscrita!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

jumell
Автор

Dr comparando os vídeos anteriores com os atuais, concluí q os atuais estão ótimos pq qdo o sr coloca o conteúdo na tela facilita bastante nas anotações .Classifico os anteriores com nota 9 e os atuais com 10😃

nubiagomes
Автор

Meu amigo, parabéns pela clareza! Muito obrigado!

Deafring
Автор

Excelente! Não achei nenhum vídeo ou site que conseguiram explicar de forma clara. Obrigada! ^^

gabrielaboari
Автор

Venda casada no nosso país é o maior cancro que existe...É TODO DIA, e as empresas pegam pessoas humildes que desconhecem de alguns serviços. É muito triste ver, que, em grande maioria. Os juízes indeferem a maioria dos pedidos, alegando falta de prova material, mto complicado.

lucas_melao
Автор

Melhor vídeo que eu já vi, tenho que apresentar um trbalho e não entendi nada sobre ônus da prova KKK só aqui

annapaulazampol
Автор

Esclarecedor, mas poderia fazer um vídeo, sobre a Inversão do CDC, com ônus da Prova do CPC

cutucandodireito
Автор

Agora entendi o é inverçao do ônus parabéns pela explicação...

so_comedia
Автор

Muito boa explicação!! Agora sim entendi sobre o assunto!!

almirmacedo
Автор

"A inversão do ônus probatório é um elemento previsto no art. 373, §1ª e arremessa o ônus probatório a parte contrária, presumindo-se como verdadeiros todos os fatos alegados pela parte beneficiária da inversão como verdadeiros, devendo a parte contrária trazer provas em contrário." Então essa afirmativa esta correta.

luisp