Como calcular a potência de uma bomba

preview_player
Показать описание
🎥 Neste vídeo, o Prof. Dr. Marcos Vianna mostra como se calcula a potência de bombas em sistemas de recalque.

Essa checklist gratuita vai te guiar passo a passo no processo de projetar e avaliar uma estação de tratamento de água, de modo que o mais importante não fique de fora. Baixe agora mesmo!

Aprenda em seu próprio ritmo com conteúdo interativo e instruções passo a passo. Ideal para profissionais e estudantes da área. Inscreva-se hoje!

📱 Siga-me nas redes sociais para atualizações diárias:

💬 Fale Conosco:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Olá pessoal, muitas pessoas estão perguntando de onde veio a tabela do vídeo. Ela foi previamente calculada para este caso particular. Para ver direitinho como você mesmo pode construir a tabela e adaptar para seus usos, procure o nosso vídeo "Como calcular a perda de carga em tubulações", que lá tem tudo explicadinho! ;)

BloomConsultoria
Автор

Explicação que não deixa dúvidas.
Parabéns

jorgemassaohirota
Автор

Essas informações me ajudou imensurávelmente. Eu estou instalando uma irrigação no meu sítio. Obrigado.

Автор

Muito bom o vídeo. Professor poderia disponibilizar um link para download dessas tabelas? Ou pelo menos indicar a bibliografia qual foram extraídas? Preciso delas para meu projeto.

Obrigado!

heliomarmota
Автор

Boa noite, muito bom o vídeo as informações estão muito claras.

leopereira
Автор

Excelência explicação professor nos seus vídeos, gostaria de aproveitar tirar uma dúvida na sucção é necessário de um manômetro? vejo instalações industriais só tem no recalque da bomba ..

robertonascimento
Автор

Seus vídeos são muito bons, obrigado por compartilhar tanto conhecimento!

Willrondaws
Автор

Parabéns pelo video, muito bem explicado!

pedrocardoso
Автор

gosto do vosso curso da forma como explicam

euclidesngolafiestangola
Автор

Muito boa explicação. Se o cano de 38mm estivesse ligado à base do reservatório de 10m^3, será que poderia usar uma bomba menos potente ou a pressão do líquido (água) compensaria essa perda ? Obrigado, abraços

lechimar
Автор

Você não usa a Eficiência da Bomba e nem a Eficiência do Motor para calcular o CV?

FabioOliveira-piob
Автор

Muito bom professor, consegui tirar as minhas dúvidas legal, só fiquei com uma dúvida a respeito da onde vem esse valor de 75 e 10000.
Poderia me informar?

leandrogusmaomuniz
Автор

Professor Marcos Viana, Bom dia. essa perda de carga tabelada ela é quando a tubulação é reta e sem joelhos ou curvas ? porque quando tem diferença de nível e não é predial e também tem joelhos e curvas teria que calcular a perda de carga ?
Por favor responda o mais rápido possível.

cintiaerosa
Автор

Muito bom adorei a explicação o sr poderia disponibilizar as tabelas no meu e-mail ou aonde eu posso fazer o download muito obrigado e tenha um bom dia

vareriel
Автор

Adoreiii seu vídeo! Muitoo bom!!! Obrigada! Continue dando show de conhecimento!!!

rydanborges
Автор

muito bom, só fiquei com uma duvida, e quanto a sucção? essa variavel não entra na fórmula?
obrigado.

glaucioglaucio
Автор

O senhor desconsiderou o rendimento da bomba??

aldodasilvasilva
Автор

Muito boa explicação professor, passei vários dias pesquisando sobre dimensionamento de sistemas de recalque até que encontrei o seu material. A partir daí se tornou mais fácil...Porém meu caso é um pouco diferente do retratado no vídeo, pois se trata de drenagem urbana, com uma bacia de contribuição de 175.000m², preciso de uma vazão estimada de 800 L/s, o que por hora vai dar uma vazão de 2.880.000m³ pretendo usar bomba submersível, preciso vencer uma Hg=7, 75m.
Na tabela apresentada no vídeo só a vazão desejada só vai até 36m³, onde encontro uma tabela com vazão maior, para poder definir também o diâmetro interno recomenda e a perca conforme o diâmetro. Pode me ajuda?
Parabéns pelo belo material!!!

claudioalmeida
Автор

Uma dúvida que não identifiquei no vídeo!
O valor de 75 que está na formula é referente a que? Pois vi que 10.000 é o valor em m3 do reservatório e o Q mas o H, vc ensinou como calcula-los! Assim gostaria de saber de que se refere esses 75 da formula apresentada (PCV = "75" x Q x H / 10000)?

sabtecnologiaeservicos
Автор

Desculpa, mas essa fórmula está errada. Para P(cv), Q(m3/s), H(m), para a água, fica assim:

P(cv) = 1000 . Q . H / (75 . n)

Onde n é o rendimento.

Se usarmos a vazão Q em m3/h e H em metros, fica assim:

P(cv) = 0, 0039 . Q . H / n

Lembrando que as bombas de pequeno porte geralmente tem rendimentos baixos, que variam de 30% a 50%. Acima disso apenas bombas de maior potência. A escolha final da bomba deve ser feita, de preferência, com a curva da bomba em mãos, que é fornecida pelo fabricante, procurando sempre um ponto de funcionamento situado no meio da curva, evitando os extremos.

Desculpa a interferência, espero ter ajudado.

roliver