Vale a pena ser professor UNIVERSITÁRIO? | Prof. Daniel Gontijo

preview_player
Показать описание
O que é preciso para se tornar um professor universitário? É difícil ser docente? Quanto ganha um professor universitário? O que ele(a) faz? Quais são os bônus e os ônus dessa profissão? Afinal, para quem vale e para quem não vale a pena ser professor universitário? Além de responder a essas questões, vou explicar por que eu decidi abandonar essa carreira.

~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.

~ LIVROS SUGERIDOS:

~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):

~ MEUS EQUIPAMENTOS:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 50 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência, ateísmo e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.



~ LIVROS SUGERIDOS:


~ CAMISETAS CIENTÍFICAS (adquirindo qualquer camiseta por esse link, você estará apoiando o meu trabalho por aqui):



~ MEUS EQUIPAMENTOS:

DanielGontijo
Автор

Sou professor de um instituto federal, mas iniciei em instituições privadas de ensino superior. Minhas impressões sobre o ensino privado são exatamente as mesmas que a sua. Chega um momento que desencanta por mais que a vocação te puxe para a academia. Porém minha experiência no ensino em instituição pública federal é extremamente motivador e desafiador. Existe liberdade acadêmica no ensino, incentivo a pesquisa e extensão e de certa forma, ainda recebo um salário digno. Pra quem gosta e tem vocação nem parece trabalho de tão divertido que é.

andre.valente
Автор

Estudei na USP e um dos meus professores mais foda que tinha pós-doutorado e o c4r4i, conduzia umas pesquisas muito top e tals e o salário dele era de 15k. Enqto isso, gerente muito fraco e com uma especialização bem furreca e com bem menos experiência que o meu professor, na empresa em que eu trabalhava na época, ganhava 20k. É uma vergonha como ser professor e/ou cientista no Brasil não dá retorno algum.

felipev
Автор

Professor!! Muito bom te ouvir falar. Também fui professora universitária por alguns anos e saí da docência pelos mesmos motivos. Obrigada por nos atualizar com tanta franqueza. Parabéns pela sua carreira!!

rejanebezerra
Автор

Desisti de ser professora devido ao salário! Hoje nível medio concursada ganho muito melhor!

bisbilhotices
Автор

Fui professora universitária nos últimos 35 anos de minha vida....em pedagogia e em psicologia. sei exatamente tudo isso que está relatando....sobrevivi a duras penas. Quem me dera na época ter essa alternativa. Vá em frente prof. siga outras alternativas que a internet te proporciona. Estarei na torcida pelo seu sucesso. Sem provas para preparar e corrigir em finais de semanas e feriados, sem carga horária de disciplinas totalmente diferentes das que estávamos históricamente acostumados....apenas para cumprir o cronograma necessário dos além de ter que, pra sobreviver, ter que ministrar aulas em 2 ou 3 universidades para ter um salário digno...

VERAMAR
Автор

Legal, professor! Também vou contar minha trajetória. Quando eu era adolescente, eu achava que eu tinha inteligência suficiente pra entender e resolver grandes questões, mas eu não sabia nem o que eu queria fazer da minha vida. Eu acreditava que eu tinha uma relativa facilidade em Ciências Biológicas e Física. Escolhi Física porque eu procurava por verdades mais fundamentais e também porque me atormentava a ideia de não passar no vestibular de primeira. Era bem mais fácil passar em Física. Ao longo do meu curso de Física na UFC percebi que a minha vaidade intelectual era muito maior do que minha capacidade intelectual. Isso foi ficando cada vez mais evidente pra mim. Com muita dificuldade me graduei e consegui um diploma que nunca me serviu pra nada. Acho que só vai servir se um dia eu for preso😄😄😄. Eu me sentia um impostor. Sob influência do meu irmão, decidi mudar o rumo da minha vida e passei a estudar para concurso. Com um bocado de tempo e esforço e mais um bocado de sorte passei em um concurso para um cargo de atividade de fiscalização. Por estar concursado, ganhei a estabilidade financeira. Por estar em atividade de fiscalização e também por vários outros motivos, perdi a estabilidade emocional. Foram dez longos anos de sofrimento até eclodir uma forte crise de pânico. Fiquei 1 ano afastado do trabalho, fazendo tratamento médico, psicoterapia, estudando estoicismo e tentando modificar crenças prejudiciais. Retornei ao trabalho e agora estou readaptado em serviço interno e procurando ter mais sabedoria para melhorar a qualidade de vida minha e das pessoas a minha volta. Não vejo nenhum motivo pra me orgulhar da minha trajetória, mas no momento me sinto bem e acho que estou em um bom caminho. Muita paz a todos!

ciroveras
Автор

Daniel, sou professora universitária há mais de uma década aqui no Amazonas, exaustivo ser professor. Saudades de quando eu era tia do jardim de infância! Ser professora de crianças é maravilhoso pra mim! Adoro o seu estusiasmo, profe Daniel!

soskika
Автор

O processo de estudar para preparar aulas é desgastante. Na iniciativa privada isso é regra. Todo semestre surgem disciplinas novas. Isso toma muito tempo e é estressante. E é estressante porque a gente assume disciplinas que a afinidade quase não existe. Você se torna conhecedor de muitas coisas, o que é bom, mas corre o risco de perder o foco daquilo que é a sua área de maior domínio.

brunoalvarenga
Автор

Grande, Daniel! Curti e me identifiquei com boa parte do que você disse. Decidi largar as aulas em janeiro desse ano por motivos parecidos. O que pesou mais pra mim foi a falta de autonomia (prazos, excesso de trabalho administrativo, ter de me virar com questões estruturais péssimas da instituição que impactavam muito o trabalho etc.). E sem dúvida o salário pesou. Quando coloquei na balança a minha hora/aula e pensei o quanto poderia ganhar como psicólogo clínica tive um choque. É muita precarização dessa profissão tão importante! Amo lecionar e espero ter oportunidades de fazer isso noutros contextos. Mas não quero viver o que as universidades privadas parecem estar se tornando.

ramoncardinali
Автор

Parabéns pelo vídeo, e pela forma fluente que você tem de se expressar. Muito bom . Sou das exatas (Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista e Tecnólogo em Computação em Nuvem), e com intenção em trabalhar com docência. Estou analisando também com base em tua experiência.

gsgluna
Автор

Show de bola, Daniel! Pretendo seguir a carreira de professor universitário, foi ótimo ouvir sua experiência. Obrigado por compartilhar!

DelanoBrun
Автор

Sou professor de um Colégio Universitário Federal e hoje me sinto muito mais tranquilo do que trabalhando em escola particular. Nas escolas particulares você ganha experiência, porém a carga de trabalho é exaustiva para um salário que não vale a pena. Já no Colégio Universitário Federal você tem a oportunidade de crescer por meio das progressões e possui mais liberdade, além de ter a estabilidade financeira que no setor privado não existe.

CirioRich
Автор

O apostilado é terrível para as crianças também pelo mesmo motivo, o conteúdo não dá brechas para experiências fora da apostila.

monicasampaio
Автор

Adorei seu testemunho querido professor. Rs

ze_paulo_
Автор

Prof. Daniel, ótima Live. Acompanhamos você neste último ano por aqui e é um ótimo profissional e comunicador. Muito sucesso e conquistas você merece. Abs.

danilomaragna
Автор

Daniel
Sigo seu canal e gosto muito
Também sou adepta do ceticismo
Me aposentei há três anos como professora de uma universidade pública
Fui docente da graduação e pós graduação Nos últimos anos me decepcionei muito com os jogos de poder dos meus colegas Cansei também de alimentar o meu Lattes para cumprir as exigências da Capes. Sinceramente ficava pensando se valia a pena. Quantos leem esses artigos? O lado positivo foi assistir alguns ex orientando-se se tornarem doutores
Abraço, sucesso!

reginacaleiro
Автор

Faz sim, por favor o vídeo sobre como entrar em mestrado e doutorado!!!

raphaelmourao
Автор

Aí aí contou minha vida todinha hahaha
Não sei se rio ou choro.

Eu realmente não sei o que vai ser dos profissionais sem professores. Pq realmente demanda muito tempo o preparo de uma aula e tudo mais que atribuem ao professor pra sermos remunerados por apenas algumas dessas horas trabalhadas.

camilakrausp
Автор

5 mil reais para um professor doutor é um salário ruim. Não dá para comparar um professor universitário com uma pessoa que ganha 1 salário mínimo. Você não deve está falando sério.

antonionilson.St