A EMPRESA COLONIAL PORTUGUESA no BRASIL!

preview_player
Показать описание
A EMPRESA COLONIAL PORTUGUESA no BRASIL!

Aula do Professor André Nicácio Lima

Tópicos abordados:
• História do mercado do açúcar no início da Época Moderna
• Características da empresa colonial portuguesa na América, em suas dimensões comercial, militar e cultural
• O caráter experimental das iniciativas econômicas da metrópole e o sucesso do açúcar
• As feitorias da primeira metade do século XVI e a prática do escambo
• Os degredados e seu papel estratégico na colonização
• As capitanias hereditárias, a concessão de sesmarias, o governo geral e o início da colonização efetiva do Brasil
• As correntes marítimas, o crescimento do tráfico negreiro e o surgimento de um sistema econômico do Atlântico Sul português
• A resistência negra na sociedade do açúcar: o surgimento de Palmares

Obra recomendada:
Luiz Felipe de Alencastro. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Fernando Antonio Novais. “Estrutura e dinâmica do Antigo Sistema Colonial (séculos XVI-XVIII).” São Paulo, Cadernos CEBRAP: Brasiliense, n. 17, 1974.
Documento:
“A fundação do Brasil: testemunhos 1500-1700” (coletânea de documentos dos primeiros tempos da colonização, organizada por Darcy Ribeiro e Carlos Moreira Neto)

Curtiu?
Quer comentar?
Bater papo conosco?

NÃO DEIXE DE SE INSCREVER NO NOSSO CANAL, CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

De acordo com outras publicações
Há também documentos que registram a passagem pela Ilha dos portugueses: João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498, respectivamente.

A primeira estrutura de defesa do litoral brasileiro foi construída na Ilha de Itamaracá pelo navegador português Cristóvão Jacques, que tinha recebido do rei D. Manoel I a incumbência de guarnecer a costa brasileira e expulsar os piratas franceses (1516-1519)

"O nome primitivo da ilha de Cairu era Aracajuru, que, segundo Jaboatão, na língua indígena,
significava “casa do sol”. A criação das vilas de Cairu, Boipeba e Camamu foi ordenada, em 1565, pelo segundo donatário da capitania de Ilhéus, Lucas Giraldes, ao seu procurador, Baltazar Ferreira Gaivoto“
Em janeiro de 1650, em decorrência da morte do frei João Baptista, o frei Sebastião do Espírito

marie
Автор

Veja-se por algumas datas
Santana de Parnaíba
O conjunto arquitetônico colonial do Centro Histórico possui mais de duzentas casas e construções datadas dos séculos XVII e XVIII, destacando-se a Igreja Matriz de Sant'Ana. Trata-se do maior conjunto colonial existente no estado de São Paulo.
A Igreja Matriz de Santana de Parnaíba, foi originalmente erguida por volta de 1560 como uma capela, de estrutura de pau-a-pique e folhagens. Foi a primeira construção religiosa da cidade e foi dedicada a Santo Antônio. Em 1580, outra capela foi construída, dessa vez, para Sant'Ana.
Já no século XVII, em 1610, ergueu-se uma terceira capela. Porém, só em 1625 que a igreja virou matriz, que ficou conhecida como Paróquia de Sant'Ana

marie
Автор

Sobre a manga,
Com origem na Ásia, a Mangifera indica, nome científico da mangueira, foi popularizada na Europa pelos portugueses e exportada com sucesso para as colônias, principalmente Brasil, Angola e Moçambique.
Assim:

"o cronista Gabriel Soares de Sousa (português que foi para o Brasil nos primeiros tempos), em sua "Notícia do Brasil" (1587), registra a importância de Cabo Verde para o processo de colonização do Brasil, no tocante à aclimatação e introdução de diversas espécies de animais e plantas, essenciais à história económica deste último, a saber:

"...as primeiras vacas que foram à Bahia levaram-nas de Cabo Verde e depois de Pernambuco, as quais se dão de feição, que parem cada ano e não deixam nunca de parir por velhas", "As éguas foram à Bahia de Cabo Verde, das quais se inçou a terra", "As ovelhas e cabras foram de Portugal e de Cabo Verde, as quais se dão muito bem", E comecemos nas canas-de-açúcar, cuja planta levaram à capitania dos Ilhéus das ilhas da Madeira e de Cabo Verde", "As palmeiras que dão os cocos, se dão na Bahia melhor que na Índia...", "...foram os primeiros cocos à Bahia de Cabo Verde, donde se encheu a terra...", o arroz "é tão grado e formoso como o de Valência",

marie
Автор

os portugueses transportaram para o Brasil as pessoas, os produtos, os animais, arquitetura, infraestruturas que conheciam, uma vez que consideravam o Brasil como uma extensão de Portugal
por exemplo lemos que
O coqueiro não existia, no Brasil, quando da sua descoberta pelos portugueses em 1500. E as primeiras referências aparecem no “Tratado Descriptivo do Brasil”, escrito por Gabriel Soares de Souza em 1587, que diz:
‘’As palmeiras que dão os cocos se dão bem na Bahia, melhor que na Índia, porque metendo um coco debaixo da terra, a palmeira que dele nasce dá coco em cinco e seis anos, e na Índia não dão, estas plantas, frutos em vinte anos”.
as ilhas de Cabo Verde que os portugueses colonizaram foram grandes centros de aclimatação de plantas que traziam de outros continentes

marie
Автор

Sobre o ciclo do ouro
segundo as publicações brasileiras, atualmente, com as máquinas, se extraem no Brasil cerca de 100 toneladas de ouro por ano ".. a produção "saltou para mais de 100 toneladas anuais no final da década de 80....""..

muito longe das 6 a 12 toneladas anuais que no tempo dos bandeirantes se exploravam essencialmente à mão nos rios e ribeiras,
e das quais os reis portugueses cobravam o quinto como imposto, ou seja 20%,
sendo que os 80% pertenciam aos donos da concessão e eram investidos no Brasil colonia

marie
Автор

Oi pessoal do Revisão, tem como vocês fazerem um vídeo explicando quem foi Leopoldo II

ImperiodoBrasil
Автор

Eu sou muito orgulhoso de ser pernambucano a capitania mais importante do Brasil ❤

thiagobeltrao
Автор

A CAPA DESSE VIDEO É UM BANHO DE DESINFORMAÇÃO, AS PESSOAS FICARAM MAIS BURRAS AO ACHAR QUE ISSO RETRATA A REALIDADE

anderson