A Parte MAIS IMPORTANTE E PERIGOSA do Helicóptero

preview_player
Показать описание
•• Siga o Aero no Instagram: @programaaero

•• Curta no Facebook:

O rotor de cauda de um helicóptero é uma parte muito importante e também muito perigosa desse tipo de aeronave. O rotor de cauda é responsável por gerar um anti-torque, uma vez que o giro do rotor principal faz o helicóptero rodar no sentido contrário. Sem o rotor de cauda, o helicóptero ficaria rodando sem controle.

É justamente por esse motivo que o rotor de cauda é tão importante. Mas essa parte do helicóptero também é muito perigoso, principalmente quando a aeronave está em solo. O piloto precisa estar sempre atento onde está pousado para evitar colisão. As pessoas que chegam perto do helicóptero também precisam ficar longe do rotor de cauda por segurança.

Além do rotor de cauda convencional, como encontrado na maioria dos helicópteros, existem o sistema Fenestron e o NOTAR. O Fenestron é um tipo de rotor de cauda carenado muito utilizado nos helicópteros da Airbus, antiga Eurocopter. O sistema NOTAR quer dizer No Tail Rotor, usado pea MD Helicotpers. Esse sistema não tem rotor de cauda e o sistema anti-torque é feito por um sopro de ar na cauda do helicóptero.

O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Essa dupla dinâmica é demais 👏👏👏👏👏👏👏👏😊😃😉😉😉

patricksoares
Автор

Como não amar a aviação!
E que dupla hein!
Abração.

cassiobueno
Автор

Excelentes dicas de SEG VOO... Parabéns.

luiscarloszcross
Автор

Mais um excelente vídeo.Não sou da área de aviação mas, curto muito.Valeu!

jcs
Автор

BOM DIA. ( FOI FANTÁSTICO ESSE DICA ) TEMOS SEMPRE QUE ESTAR ATENTO. PARABÉNS PELO TRABALHO APRESENTADO

lourencovalle
Автор

Grande amigo Fernando
Vc é nota dez na explicação dos vídeos

manoelsantosdarocha
Автор

Parabéns Fernando !!!  aprendendo sempre com você e tbm  acompanho seu trabalho no Globosat.

mariotashiro
Автор

2 cara ótimos para falar e explicar 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

wagnerpaula
Автор

Muito legal este vídeo. Poderia fazer um vídeo sobre girocoptero, e outro vídeo sobre hélice de impulsão de passo variável (vantagens) . Abraço

ricardoberlese
Автор

Desejo sucesso pra voces e que esta parceria nunca acabe, afinal sempre e melhor somar do que subtrair . FORTE ABRAÇO .

joaorobertoferreira
Автор

4:05 "manobrabilidade" tá aí senhores uma palavra de qualificação formal e que poucos pronunciam!
Top vídeo VHD e Aero nota 10 🛩🛩🛩

thalyssonwilliam
Автор

Ótimo canal estou aprendendo muito com você!

joelsondasilva
Автор

Muito bom esse canal, sempre fui apaixonado por aeronaves desde minha infância.Deus abençoe.

tiagogomes
Автор

Sou apaixonado por avião mas tenho verdadeira tara por helicóptero as manobras sao maravilhosas, proximo ano pretendo iniciar o curso de mecânico de avião

cdthorpe
Автор

Sou fã desse programa e assisto toda semana também pela tv. Pois sou um amante louco por aviação

alexandrezechim
Автор

Top de mais Vitor Hugo explica tudo muito bem sou fan do VHD boa sorte

luizpaulo
Автор

Fernando, agora me surgiu a dúvida de como é o princípio de funcionamento de helicópteros não convencionais como os que tem rotores tandem, coaxiais e entrelaçados. Seria bom fazer um video explicando como eles funcionam.

alexndreazevedo
Автор

Sou fã de helicóptero Fernando, espetacular faz um vídeo mostrando como é feita a manutenção do morteiro do helicóptero👍

dhonathansantos
Автор

simplesmente o melhor canal sobre curiosidades da aviação

weslleidossantos
Автор

Uma curiosidade: enquanto o rotor de cauda contrabalança o torque, mantendo o helicóptero "na proa", sem girar, as forças _rotacionais_ estão equilibradas (por isso ele não gira). Mas em princípio o *empuxo lateral* do rotor de cauda permanece não equilibrado por nenhuma outra força e se nada for feito, o helicóptero se deslocará lateralmente, no voo pairado, sendo empurrado por seu rotor de cauda.

É esse o motivo de os helicópteros permanecerem no pairado um pouquinho desnivelados lateralmente. Fazendo isso, uma pequena componente do empuxo do rotor principal atua horizontalmente, em sentido contrário ao empuxo do rotor de cauda. Helicópteros cujo rotor principal giram em sentido horário (visto de cima) como Esquilo, Puma, etc, se inclinam levemente à direita no voo pairado. Os com giro oposto como Bell 212, 214, etc, inclinam levemente à esquerda no pairado.

O detalhe é que a quantidade necessária de inclinação lateral no voo pairado é uma indicação do peso do helicóptero no momento, uma vez que quanto maior o peso, maior a potência aplicada, aumentando o torque e exigindo maior empuxo do rotor de cauda, o que por sua vez exige maior inclinação lateral para manter a posição no voo pairado.

coriscotupi