Zolpidem: os riscos do remédio que virou moda entre jovens

preview_player
Показать описание
"Ideia de encontro: tomar zolpidem juntos para ver quem alucina mais e apaga primeiro".

"Na noite passada, tomei zolpidem e picotei meu cabelo todinho."

"Tomei quatro comprimidos de zolpidem agora e me deu vontade de comprar uma lhama."

Relatos como esses, publicados num intervalo de poucas horas no Twitter, mostram como um remédio desenvolvido para tratar a insônia virou um fenômeno cultural, especialmente entre os mais jovens.

Lançado no início dos anos 1990, o zolpidem é um fármaco da classe dos hipnóticos (para indução do sono) que deve ser usado por um curto período — no máximo, quatro semanas — por quem tem dificuldades para dormir ou manter o sono por um tempo adequado.

Mas o nosso repórter André Biernath ouviu médicos e, segndo eles, o uso do zolpidem tem se popularizado além da conta — o que abre alas para efeitos colaterais preocupantes e quadros de dependência.

Explicamos essa história no vídeo. Assista e confira.

Reportagem em texto:

#bbcnewsbrasil #medicina #saúde
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tomei isso por mais de 3 anos todos os dias, cheguei ao ponto que não conseguia dormir sem ele, não ter o remédio era certeza de noite virada em claro e se tornou um problema em si. E olha que eu tomava um comprimido de 10mg ou meio comprimido apenas, mas se tornou uma muleta para o sono. O sonâmbulismo era constante e não fosse minha mulher eu já teria me queimado ou colocado fogo na casa pois costumava querer cozinhar (fritar ovo, fazer macarrão instantâneo etc) pois caso não deitasse imediatamente ou não conseguisse dormir sentia fome e ia mexer na cozinha... Claro que na maioria das vezes eu só ficava sabendo depois que minha mulher me falava o que eu tinha feito e eu ia lembrando que tinha sonhado alguma coisa parecida com o que ela dizia.... Estou livre desse troço a seis meses após um trabalho intenso de desmame com psicologo e psiquiatra.

LucioMonteirodeOliveiraSantos
Автор

Talvez fosse necessário ter psicólogos nas escolas (desde o início do fundamental). Igual um plantonista escolar, que poderia assessorar professores e estudantes -, não exatamente como um terapeuta, mas sim como uma "triagem bem profissional" para momentos, situações difíceis e, obviamente, depois (se necessário) encaminhar - e sob ciência e responsabilidade dos pais - essa criança/adolescente ao serviço de saúde mental. Está alarmante os casos de ansiedade, depressão em pessoas cada vez mais jovens -, meus melhores amigos são todos professores, e todos me dizem o quanto tem que lidar com alunos nessa problemática, alegam que aumentou muito nos últimos 2, 3 anos.

Diego
Автор

Tomo há 6 anos. Já fiz de tudo. Reatei amizade com desafetos publicamente no face (com meio milhão de seguidores), comprei coisas absurdas de madrugada (um milhão de vezes), um dia começou a chegar uma porrada de coisas absurdas na minha casa e completamente aleatórias (cortina plástica de banheiro, pé de mesa, disco de vinil usado, capa de chuva, porta de guarda roupa, maçaneta de porta, munição para airsoft, óculos de sol, gravata, controle de TV, tudo comprado com saldo de mercadopago e entrega full (mesmo dia). Comprei tudo de madrugada, sem saber. Em setembro de 2022 estivemos em Punta Cana para comemorar 7 anos de casados e no terceiro dia veio um furacão e destruiu a cidade, a previsão da chegada dele era as 2 da madrugada, porém às 14hs os ventos do dia anterior já eram aterrorizantes, absurdos, destruindo tudo (tenho filmado, me filmei inclusive, tenho todas as imagens). E quando deu 1 h da manhã Punta Cana já estava aterrorizada, o hotel sendo chacoalhado pois o furacão já estava dando as caras na cidade e eu tinha que tomar os meus remédios 22hs e já estava atrasado, tomei todos e sem querer meti o zolpidem junto, foi batata. O mundo CAIU, minha esposa gritando, o hotel desabando, pessoas correndo pra cima e pra baixo e eu dormindo o sonho dos anjos. Só fui acordar no dia seguinte sem saber onde eu tava numa bagunça do caramba. Perdi a minha única oportunidade na vida de ver um furacão.
Eduardo Roz

anjosdaminhavidaresgates
Автор

Meu psiquiatra me passou quando eu estava com insônia, mas disse com clareza "SÓ USE EM ÚLTIMA NECESSIDADE!"
Não usei até hoje, pois acredito que remédios para dormir só em último caso. Acredito que seja muito mais eficiente recorrer a chás, exercícios físicos e yoga.

erismd
Автор

Já tive até alucinação com Zolpiden. Mas é reconfortante dormir na hora sem ficar com pensamentos intrusivos. É tentador, é difícil deixar de tomar

marymatheus
Автор

O que curou minha insônia:
- óculos corta luz azul (luz emitida por aparelhos eletrônicos, lâmpadas), pois essa luz interfere na produção da melatonina. Eu coloco esse óculos umas 2h antes de dormir.
- Janto sempre 2h antes de dormir, ou mais cedo quando dá.
- Uso alimentos que contém fitomelatonina (substância de efeitos análagos ao da melatonina): kiwi, aveia, banana. Esses eu como uma meia hora antes de dormir.
- Uso óleo essencial de lavanda. Pingo umas duas gotinhas no meu pulso. Fico cheirando um pouco antes de ir para cama.
- Já na cama, eu faço uma respiração ensinada por um neurocientista americano: 2 inspirações breves e 1 expiração longa. Isso ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, mandando mensagem para o cérebro de que está tudo bem. Assim, o corpo todo se acalma, o que propicia o sono.

Pela manhã, o mesmo neurocientista disse que devemos olhar a claridade do sol, porque isso faz nosso cérebro nos induzir ao sono no horário da noite. Quanto mais cedo você olhar essa claridade do sol, mais cedo terá sono. Não olhe diretamente para o sol, pois danificará sua retina.

Espero que ajude. Eu estava desesperada. Não conseguia mais dormir. Passava dias com 2h de sono, ou nem dormia. Cheguei a chorar, em uma madrugada, no auge do meu desespero. Mas, fazendo tudo isso, eu poucas semanas, meu sono ficou direitinho.

lauramancini
Автор

Tomei por anos, porque sempre tive problemas pra dormir, desde criança.

Eu tomava e me deitava, porém, comecei a notar restos de comida na cama, nas roupas, louça em meu quarto e bagunça na cozinha quando eu acordava. Ficava muito cansada durante o dia, como se não tivesse dormido - e não dormia, ficava perambulando pela casa, fazendo mil coisas, mas só percebi pelos restos de comida.
Uma vez, acordei com frio, pois estava sentada no chão do banheiro. Uma outra vez, acordei numa madrugada fria, de camisola, na varanda, olhando pra rua, acreditando que o sonho era real. Novamente, só acordei porque senti frio. Obs: no meu sonho, a varanda era na altura da rua, porém tem 3 metros de altura e eu podia ter caído, já que não tem tela. Contei pra psiquiatra e ela achou melhor parar a medicação, porém, as crises de sonambulismo continuaram. Por isso, tirei a chave da porta da varanda e deixo guardada longe e avisei minha família.

IsisT
Автор

No hospital psiquiátrico onde trabalho há várias pessoas internadas por uso abusivo de Zolpidem. A indústria agradece!

zemiguelsantovich
Автор

parabéns à nova geração de médicos que tá sendo formada nesse país. Depois que botaram na cabeça que medicina é A profissão, aí a gente vê um bando de trouxas e futuros médicos medíocres sendo formados, só na onda de querer ganhar dinheiro ou apenas satisfazer a vontade dos pais. E esses centros de fazer dinheiro, vulgo Faculdades, incentivando cada vez mais essa palhaçada. parabéns 👏🏻

tita
Автор

Tem médicos que receitam ele sem necessidade real. Uma vez eu fui ao médico relatar que eu tinha acordado algumas noites com arritimia e isso inclusive atrapalhava o meu sono. O médico em vez de tentar resolver o problema da arritmia me receitou o Zolpiden. Como eu ainda não conheci o remédio, comecei a usá-lo esporadicamente. Logo notei seu impacto forte com potencial de dependência e suspendi o uso antes da primeira cartela acabar. Acabei resolvendo a arritimia diminuíndo o café o que fez meu sono voltar.

cristianl.p.
Автор

Gente, dêem mais espaço para entrevistas com farmacêuticos também, eles certamente poderiam contribuir para uma reportagem que trata dos efeitos maléficos de um medicamento tão divulgado hoje em dia.

pedrojunior
Автор

Sou vítima do primeira vez que me foi indicado o psiquiatra teve uma fala de que era a opção menos nociva para minha insônia. Só que 10 anos depois... só consigo dormir com esse medicamento. É realmente eficaz. Durmo e acordo bem mas sem ele simplesmente nao durmo mais...

latifemannah
Автор

Eu tomo zolpidem há anos mas com muita consciência. Uma caixa com 30 comprimidos dura de 6 meses até um ano. Me ajuda MUITO! Quando estou com qualquer situação que não me deixa pegar no sono eu tomo. Mas nunca tomo mais de um dia seguido.

danielramos
Автор

Pra mim, o sono faz parte da rotina. Por volta das nove ou dez horas eu deixo o celular de lado. Começo o processo de desligar. Tomo banho, arrumo a minha cama, e às vezes ouço um pouco de música ou leio um livro. Nem sempre funciona, e às vezes tenho dificuldade para dormir, mas acho que "dizer ao corpo" que é hora de desligar é algo importante.

anaaraujo
Автор

Ativem a legenda para que pessoas de outros idiomas possam ver a tradução automáticaaaa... Como sempre, excelente, BBC!!!

markwojama
Автор

E olha que a insônia está virando um "mal do século" ao lado da depressão e etc. _Insônia tá crescendo_ violentamente há cerca de 12 anos, se você não acredita, sonde seus amigos, familiares, colegas de trabalho e veja que cada um falará que passa por vários distúrbios do sono

verdadeiroWolfRAC
Автор

Meu ex começou a ter crises de sonambulismo com esse remédio, num surto saiu de cueca do apartamento, atravessou a rua e apagou no ponto de ônibus, deu sorte de um morador ver e pedir ajuda...

rodrigues
Автор

Melatonina é bom para ajudar a dormir. Hormônio do sono. Mas o ideal mesmo é largar o celular, tv uma 1hora antes de dormir, fazer um ritual do sono. Pratiquem esportes, faça caminhada, ajuda muito no sono. Evitem esses remédios!

khaity
Автор

Muitos médicos fazem uma avaliação superficial do caso e isso impacta no tratamento recomendado, mas a gente acaba aceitando porque quer soluções rápidas. Cuidar de algum problema da mente custa mt tempo, paciência e dinheiro, coisas que são luxo hoje. Se alguém te promete que o simples ato de tomar uma pílula vai resolver a desgraça que vc ta vivendo, lógico que você vai tomar, essa é nossa cultura. Infelizmente mudar hábitos, crenças e seus entornos através da terapia é um processo complicadíssimo, mas vale a pena no final. Remédios pra esses problemas nunca vão dar conta de te CURAR sozinhos. Eu agradeço mt por ter estudado psicofarmacologia, porque quando eu precisei ir ao psiquiatra, logo na primeira consulta eu saía com duas prescrições pra tomar remédios q as vezes nem eram adequados pro meu problema. Passei por 5 médicos diferentes até encontrar alguém que fosse cauteloso comigo e que entendesse que o tratamento vai mt além de passar remedinho. A gente tem que tomar muito cuidado com esse tipo de droga e buscar fazer terapia com um bom psicólogo 😥

Keytinan
Автор

Sou psicóloga, achei a matéria ótimo.
Parabéns.
Só uma ressalva a terapia mesmo em outras abordagens são benéficas para o tratamento de insônia não somente a terapia cognitiva comportamental porém que seja realizada com psicólogas e psicólogos.

talitasilva