Transtornos Mentais: 4 mitos | Psicóloga Cristiane Garcia

preview_player
Показать описание
Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo comento as principais crenças equivocadas a respeito dos transtornos mentais. A informação é um meio essencial para combatermos o preconceito.

REDES SOCIAIS

______________________________________

Com o aumento de casos de ansiedade, depressão e até mesmo suicídio, a mídia vem atualmente abordando mais o tema transtorno mental, que até então era como um tabu. Talvez ainda seja um pouco, ainda têm mitos a respeito desse assunto. Eu ainda escuto alguns relatos que demonstram algumas crenças equivocadas que eu gostaria de comentar.

1o mito: transtorno mental é sinônimo de loucura, ou se consultar com médico psiquiatra ou ir ao psicólogo é coisa de "gente doida". Importante entender que transtorno mental, assim como outras doenças, tem causas, sintomas e tratamento.

2o mito: transtorno mental é sinônimo de fraqueza ou mesmo frescura. Os transtornos psiquiátricos têm causas multifatoriais: pré disposição genética, alteração nos processos biológicos, na química cerebral, fatores ambientais, histórico de vida, eventos estressores que vão influenciar na maneira de pensar, sentir e agir. Uma série de fatores podem desencadear um transtorno mental e não uma causa única. Então não se trata de ser fraco ou de frescura, não é uma escolha.

3o mito: a pessoa com transtorno mental não terá uma vida normal. Isso não é verdade. Existe tratamento Em geral acompanhamento com médico psiquiatra, em alguns casos o uso de medicação e o tratamento psicológico pela psicoterapia. A terapia de abordagem cognitivo comportamental tem sido muito recomendada no tratamento de transtornos mentais. Entre outras práticas como exercício físico, meditação, boa alimentação e qualidade do sono. Através do tratamento, a pessoa passa a entender e portanto a lidar melhor com os sintomas físicos e psicológicos do transtorno tendo uma vida normal, funcional em seus vários aspectos: individual, social, familiar, profissional, acadêmico. É claro que os transtornos mentais, uma depressão, quadros de ansiedade entre outros podem sim impactar essas áreas da vida e causam sofrimento, porém quando não tratados. Quando a pessoa faz o tratamento é possível a remissão dos sintomas e viver a vida com qualidade: estudar, trabalhar, casar, ter filhos, viajar, etc.

4o mito: pessoas com transtorno mental são violentas e perigosas. Embora não seja uma regra, muitas dessas pessoas são vítimas de violência e não o contrário. Existe o transtorno de personalidade antissocial, o sociopata (psicopata) que as pessoas associam a comportamentos agressivos, mas são casos raros e não podemos transformá-los em um estereótipo do que é um transtorno mental e generalizar para outros bem diferentes, como a depressão, por exemplo, síndrome do pânico, transtornos alimentares como anorexia e tantos outros que não tem relação nenhuma com psicopatia. Muitas pessoas também podem ser agressivas ou ter atitudes violentas, mas não apresentam critérios para considerarmos um diagnóstico de transtorno mental.

______________________________________

Cristiane Rodrigues Garcia
Psicóloga e Psicoterapeuta
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
CRP 06/84018

AVISO:
As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.
Рекомендации по теме