Importação Simplificada (Via Courier)

preview_player
Показать описание
#Importação #Courier #ComércioExterior

“JÁ PRECISOU IMPORTAR ALGUMA MERCADORIA URGENTE E NÃO SABIA COMO?!”

A importação simplificada é utilizada exatamente nesse tipo de situação. Por meio de remessas internacionais expressas de pequena monta como, por exemplo, de amostras, ou até mesmo em importações para revenda desde que o valor total não ultrapasse os USD 3.000,00 dólares ou o equivalente em outra moeda.

As remessas internacionais chegam rapidamente ao Brasil porque são transportadas por meio de empresas habilitadas mais conhecidas por “courier” (DHL, FEDEX, UPS entre outras), que oferecem o serviço porta a porta (door to door).

Geralmente as bases dessas empresas courier são em Viracopos, em Campinas-SP. Quando a mercadoria importada ingressa no Brasil, o recolhimento dos impostos é efetuado pela própria empresa contratada para o transporte internacional e será cobrado do importador posteriormente seja antes da entrega no destino ou até mesmo no ato da entrega.

E quais são os impostos a serem recolhidos na modalidade courier?

Os impostos federais são de 60% e o imposto estadual, o ICMS, de acordo com o Estado do importador variando de 17% a 25%.

Vale ressaltar que, independentemente do frete internacional ser contratado na origem (prepaid) ou no Brasil (collect), ele sempre fará parte da base de cálculo (CIF) dos impostos a serem recolhidos.

Também esclareço que apesar de ser chamado de importação simplificada há diversos pontos importantes a serem considerados, como:

-A remessa internacional deve estar amparada por fatura e por romaneio de carga;
-Não é permitido importar mercadorias sujeitas ao Licenciamento de Importação, ou seja, que demandam algum tipo de anuência;
-Não é necessário ter habilitação no radar siscomex;

Claro que há situações, por exemplo, que por falta dos documentos pertinentes como citado ou por algum outro motivo identificado pela fiscalização aduaneira como o próprio valor da mercadoria, durante a análise da entrada do produto importado no Brasil, o auditor fiscal da Receita Federal poderá descaracterizar a remessa internacional em questão; caso isso ocorra, para que a mercadoria seja devidamente liberada, será necessário entrar com a nacionalização, como uma importação formal, e para isso o importador deverá ter a habilitação vigente do radar-siscomex e deverá contratar um despa¬chante aduaneiro ou uma comissária de despachos para entrar com a liberação aduaneira o quanto antes.

E você, já teve alguma demanda urgente, desconhecia essa modalidade de importação e gostaria de compartilhar sua história conosco?!

Deixe aqui nos comentários, afinal, É TUDO UMA QUESTÃO DE LOGÍSTICA!!!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nossa, perfeito! parabéns pelo vídeo totalmente esclarecedor e objetivo, difícil acharmos canais assim, ganhou mais uma inscrita🙌

silvana
Автор

Opa, faço importação e tenho muitas dúvidas!

Você tem algum canal mais fácil para conversarmos?

Araujo_ln
Автор

como que faço a emissão da nota de entrada nesse caso? já que tenho um numero de DIR e não de DI?

flowmarfeflowmarfe
Автор

Ola. Estou estudando sobre importação, mas tenho uma dúvida. Na importação simplificada, o requisito será ser de ate 3.000 dólares. Mas se a mercadoria for peças grandes, que demandam em mais caixas, tioo umas 10 caixas. Ainda entraria na forma simplificada? Mesmo sendo abaixo de 3.000 dolares

paulosergio-cwbg
Автор

é possivel fazer a importação simplificada via correios, porem nao usando o Importa Facil? e como pagar as taxas de 60% e Icms, como é este processo?

ricardogoncalves-
Автор

Perguntei para o vendedor sobre os custos de entrega e ele me perguntou, por qual porta? Oque eu respondo

diegoaraujo
Автор

Bom dia, eu comprei com o CNPJ pela minha empresa, o chines me perguntou se o desembaraço aduaneiro será em meu nome pessoal? o que eu respondo? sou MEI, e tenho o CNPJ de MEI. muito obrigado, aguardo o retorno!

kleberpulse
Автор

Assistindo um ano depois que foi postado. Estou querendo fazer minha primeira importação, preciso que seja simplificada, ora ser mais rapido, e ver se o produto é o que penso mesmo, ai depois posso fazer por contêiner, e maior quantidade.
Nao preciso de amostra, é uma conora mesmo.
3.000 embalagens para eu embalar o pó de café que eu vendo. Custa $0, 002 oa na fábrica.
A caixa oesa 20 kg.
É viável tentar essa importação por avião?

lgp
Автор

Kleber, um equipamento que preciso importar teve seu imposto de importação zerado pela RESOLUÇÃO GECEX Nº 339, consigo importar via courrier (o fornecedor só me da opção de FEDEX ou DHL como frete) com a isenção do tributo, ou preciso fazer através da importação formal? O produto é para consumo e são apenas 3 unidades com valor de 5600 dólares por unidade. Obrigado pelo esclarecimento.

mercadoflordorio
Автор

Bom dia amigo! Minha atividade principal é supermercado, para eu fazer importação simplificada devo fazer alteração de cães?

supermarcos
Автор

Amigo, pode me ajudar, vi diversos vídeos sobre importação via UPS, fiz minha primeira importação, porém, meu pedido está parado pq a UPS disse que os NCM não condizem, creio que algum produto no pacote não esteja declarado corretamente, e o pessoal da UPS não dá uma informação precisa, são muito vagos, estou muito preocupado, vc consegue me orientar em algo amigo?

mtiagovieira
Автор

Vi alguns relatos de importacao simplificada que virou formal por conta do chines escrever formal import em algum lugar. Vc tem algum modelo dica para isso nao acontecer?

leandrocesar
Автор

ola! os 18% do icm é pela base com os 60% federal ou apenas sobre a encomenda+frete?

watchshopbr
Автор

Adaptador de wi-fi tá podendo importar pela importação simplificada?

santanaporto