KIERKEGAARD: ANGÚSTIA E ESPERANÇA | OSWALDO GIACOIA JÚNIOR

preview_player
Показать описание

Oswaldo Giacoia, professor titular do departamento de Filosofia da Unicamp, fala sobre Kierkegaard e sua influência no mundo atual, e toda propriedade sobre as reflexões da angústia.


Vídeos novos terças e quintas às 10h.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"A angústia nos mostra a possibilidade das possibilidades" ♥

lidianearaujojp
Автор

Amo filosofia. E sofro de angústia.
Por isso achei muito edificante.
Obrigada.

marilzazuchelli
Автор

Repetição ela nos mostra como ainda não aprendemos o suficientes para lidarmos com determinadas situações, como uma criança aprende uma coisa de cada vez. Cada passo lhe dará mais sustenção até se firmar totalmente.

taniamariabatistasouza
Автор

Eu vivo o kierkegaard. Sou uma pessoa que pensa muito no meu momento.
Faço repetições positivas de postura que não fazia na minha juventude.
Tenho sonhos e pensamentos sobre a vida constantes.
Mas, sim assumo alguns papéis que a sociedade nos coloca por que não só temos que aprender com o controle que não temos na vida, mas sim com o que é nos apresentado como oportunidade a todo momento.
Realmente é difícil lidar com os nossos pensamentos, da não procrastinação, das emoções das outras pessoas, da convivência...
Mas é de se pensar tanto que essas coisas saem de forma esperançosa ou até mesmo desesperada...
E partindo de outro ponto, as condições que vivemos não são tão das melhores, tudo é caro de mais, não temos um estilo de vida tão atraente no meu ponto de vista. No meu ver as coisas deveriam ser leves de pensamentos corretos com o outro e não se vangloriar da enganação e pregação de peça desse nosso jeitinho.
Somos trabalhadores que não se cansam do nosso esforço, mas precisamos olhar a nossa cidade as nossas crianças e cuidar mais.

primeirooabacaxi
Автор

A angústia é a nossa consciência gritando, muitas vezes com a inconsciência ancestral, perceber este estado é transformador.

EdicarlosVendrame
Автор

A angústia é a possibilidade da liberdade. É o medo dessa possibilidade. A angústia é o puro sentimento do possível.
Se houver coragem de ir mais além, se constatará que a então realidade será muito mais leve do que era a possibilidade. E o grande salto será o mais difícil, será cair nas mãos de Deus, será a coragem.

Soren Kierkegaard

xela
Автор

De acordo com Kierkegaard, a angústia é que promove a força motriz para avançar entre os "três estágios no caminho da vida" - teoria fomentada por ele mesmo. É a angústia que nos bota de frente com nós mesmos.

rafaelpereira
Автор

A angústia dele esta de acordo com as indagações no livro de Eclesiastes feita pelo Pregador, onde o mesmo se apresenta angustiado ao olhar a linha horizontal, mas depois entende que as linhas horizontais e verticais se entrelaçam e a vida faz sentido desta forma.

ibgi-escoladeteologia
Автор

Segundo Kierkegaard a angústia é a vertigem da liberdade. O indivíduo sente ao mesmo tempo uma repulsa e uma atração. Daí Kierkegaard dizer ser a angústia ambígua e que tem uma importância não só filosófica como também teológica. A angústia torna-se uma categoria fundamental para Kierkegaard expor a natureza do pecado.

nazarenascimento
Автор

A Casa do Saber é uma jóia rara na busca do conhecimento, adoro, escuto, aprendo.

fernandoi.kobayashi
Автор

Essas palavras fazem todo o sentido para mim! Após uma profunda crise depressiva, isso é muito. Eu estava morrendo. Era o caminhar de um condenado… mas eu venci.

Copesp_
Автор

Excelente doutor! A repetição, agora usando uma terminologia Freudiana, entendida como uma energia psíquica girando sempre em torno de um mesmo tema, é exatamente a mensagem do inconsciente de que aquele tema é central na dinâmica indivíduo e que aquele tema precisa ser reorganizado. Parabéns doutor!

nen
Автор

A busca do eu, do que sou e do que serei faz parte desta reflexão da existência, do estar, do ser e do que virá. Sou um ser da vida e para a morte, para a reflexão de estar.

juliopaula
Автор

Pude ver uma notável semelhança entre Kierkegaad e Victor Frankl!!! Extraordinários e apaixonante os esses dois caras!!

carolinaalbuquerque
Автор

Sobre angústia, lembrei-me Jesus de Nazaré, “no mundo (Terra, civilização humana) tereis aflições, mas tende bom ânimo", assim, o antídoto à angústia é o bom ânimo, e o ânimo é a mesma vontade de viver em Schopenhauer, isto é, não a compra, não a toma de ninguém, o Eu (mau-caráter) que o diga.

luizcamargo
Автор

J-P Sartre baseou sua filosofia, principalmente em seu primeiro livro, A Náusea e em seu marco filosófico, em O Ser e o Nada, em Kierkegaard. Não sou filósofo, porém advogo. A angústia, ao meu ver, é um duelo do eu em si consigo mesmo, o questionar a coisificação imposta de forma massiva pela sociedade que vivemos. Como disse o professor, "somos obrigados a ser felizes, a ter sucesso, ser consumidor dessa mirabolante era tecnológica. Ou você está conectado, a usufruir os bens padronizados pela indústria tecnológica e derivada, se não está a par desses padrões socioculturais, a angústia vem a dirimir isso. Os padrões culturais e sociais são modelos impostos e sofreram mudanças ao longo da história. Fala-se em ser social, antenado com os padrões sociopolíticos e culturais. Afora isso, se não o estivar, a pessoa passa-se por "louco", fora do padrão. Não li Kierkegaard, e gostaria que o professor me recomendasse uma obra inicial, traduzida e comentada. "Penso, logo existo", ou "existo, logo penso"?

creassjvrp
Автор

É interessante como o filósofo Byung-chul Han retoma a esse conceito da angústia em uma de suas obras, pegando Kierkegaard' como referência.
Kierkegaard' é muito completo na filosofia, e se se pretende entender o existencialismo, deve-se começar por ele. Um filósofo ainda muito atual, pois seus escritos ainda nos servem muito.

roberthgabriel
Автор

Nossa eu tô mais confusa agora....mas vou assistir novamente ... vc comecou com a ironia ...viajou pela angustia e abriu caminho para a repetição e reparação...afff é muita coisa pra um só dia .... pra mim ... vou precisar repetir repetir e repetir .... kkkk... abraço

elisvpmt
Автор

Eu tava bem, daí comecei a ouvir o palestrante e me deu uma angústia danada...

lpgarrido
Автор

Me identifiquei com a repetição tão enfatizada por Kierkegaard.
Uma experiência pessoal, onde um dos maiores segredos é a libertação do medo excessivo, da forma do "eu" com uma nova leitura da vida...

eliseupereiraalves