A Filosofia com a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 14.945/2024)

preview_player
Показать описание
Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻

Foi sancionada em 31 de julho de 2024 a lei que reestrutura o ensino médio (Lei nº 14.945/2024). A norma é fruto de amplo debate com a sociedade e, após tramitação no Congresso, a legislação foi sancionada pelo presidente Lula na quarta-feira (31/7). Mas, afinal de contas, o cenário melhorou ou não para a Filosofia? Teremos alguma garantia da Filosofia como disciplina após essa nova lei? É isso que o prof. Filicio Mulinari busca explicar neste vídeo.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Descubra como aprender teorias da Filosofia de maneira simples e descontraída e amplie seus conhecimentos! ✨📚👇🏻

afilosofiaexplica
Автор

É excelente e necessário o ensino de filosofia.

mariainezvasconcelos
Автор

Quando o ensino médio não era unificado e tinhamos científico, clássico e normal a filosofia era matéria do Clássico sim. Eu fiz o curso Clássico e estudei filosofia e latim.

mariainezvasconcelos
Автор

Tava contando os dias para esse vídeo.

teixeira_kevin
Автор

Tava levemente preocupado com o futuro dos professores e da disciplina no país. Bom saber que pelo menos ela está presente no ensino médio (mesmo que não assegurada em todos as séries).

teixeira_kevin
Автор

Bom saber que o cenário deu uma mudada com relação às disciplinas que haviam sido "excluídas" com o novo ensino médio. Agora vamos ver como os livros didáticos virão organizados.

wemersonperes
Автор

Olá! Eu tive Filosofia e Psicologia no Ensino Médio. Fiz na década de 80.

renatafernandes
Автор

Aqui no estado de São Paulo eu tive filosofia no 2º e no 3º anos do ensino medio em 1992 e 1993. Estudei em escola pública.

Claudones
Автор

Interessante, obrigado pelo vídeo. Cursando licenciatura em filosofia, pretendo dar aula futuramente

Ricardo.Gomes.S.
Автор

A verdade é que a filosofia está sendo sempre perseguida, pois é uma matéria que possui conteúdos que podem tornar as pessoas muito mais críticas

pauloemilio
Автор

Na prática acabou que aqui em Belo Horizonte não mudou muito durante esse período. Ao menos na rede pública. Continuei com a mesma quantidade de aulas por turma, mas você foi bem perspicaz ao dizer que em relação à filosofia a ansiedade é em relação aos professores e não aos alunos.

saberemfoco
Автор

Tanto a filosofia, quanto a sociologia são disciplinas basilares para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Elas precisam ser garantidas nos intinerários formativos dos estudantes.

edsonlourenco
Автор

Otima explicação prof. Mas acho que no fim das contas nao vai mudar nada 😢

milenadossantos
Автор

Com a lei de 2017, pegavam um professor de História para dar Filosofia. Mas acho que não poderiam contratar um licenciado em Filosofia para dar História. Então os licenciados em Filosofia foram desperdiçados. E agora, com a lei de 2024, será que muda? Poderiam criar para todos os licenciados em áreas afins habilitação em Humanidades, e poderiam lecionar História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

SaelSael
Автор

Ou seja, não é obrigatório. Se não é obrigatório logo não mudou nada. Qual escola vai colocar uma disciplina que não é obrigatória? Sou graduando de filosofia e o cenário é simplesmente aterrador, principalmente se você mora no interior e não numa capital.

carlosgermano
Автор

Mais tempo na escolha é igual a mais tristeza principalmente para quem é zoado quase todo dia e a escola ainda deixa tido chato, qualquer matéria que ela põe a mão ela deixa chata

EzequielSilva-hh
Автор

Nah, nunca ensinaram filosofia de verdade no ensino médio, no máximo uma versão esburacada de história da filosofia.
Nossas crianças continuam desamparadas.

Empireo-
Автор

A educação brasileira, foi para o espaço no acordo com o MEC e USAID.

JoséRicardo-ik
Автор

Ensino medio publico no caso ne ? Tive filosofia e sociologia no en medio em 2006 numa escola particular. N era uma graandee escola particular, mas j tinha na epoca

llgm
Автор

Quando vi dias atrás que a grade curricular tinha se dividido em varias "submatérias" a escolha do aluno, me veio uma preocupação,
Para começar, o ensino médio devia ter 4 anos, essas "submatérias" deviriam estar no cronograma da matéria central, como; 1 ano se aprende tais assuntos,
2 ano, tais assuntos, e assim sucessivamente para dar tempo de ver todas.

Adoraria ver matérias como "educação financeira", visando criar jovens adultos mais conscientes sobre dinheiro e gestão, projetando um futuro econômico melhor.
Matérias como Religião onde o professor deveria abordar todas as religiões, desde a mitologia pura, não apenas sobre Cristianismo como foi nas escolas que passei.
Alguma matéria talvez sobre Humanitarismo, sobre diversidade, raças, gêneros, sexualidade, não afim de incentivar, mas INSTRUIR a escolha de um bom caminho, de respeito e tolerância.
Achei muito bacana matérias como biografia dos grandes nomes, aprender e incentivar o jovem a almejar feitos importantes. Historia nacional é muito importante, entender toda
a riqueza que somos, toda essa diversidade e expansão, conhecer mais da cultura, tradição e legado.
Pois aqueles poucos que almejam grandeza saem do pais para buscar essa notoriedade, agora imagine se incentivássemos, se criássemos essa mentalidade de ser grande aqui no Brasil,
querer mostrar todo o potencial que esse pais e povo tem a oferecer, o mundo não ia ter outra opção a não ser reconhecer tais proezas e talentos, como aconteceu com o esporte, com o futebol, eles sabem que somos bons e temos muita qualidade, tanto que querem ter essas joias nacionais em seus times.

jotta