DESEMPACA: GILBERTO FREYRE EM CINCO MINUTOS

preview_player
Показать описание
Desempaca: GIlberto Freyre em cinco minutos.

RESUMO:

A obra “Casa-Grande & Senzala” foi escrita em meio a uma forte tentativa de construção da Identidade Nacional Brasileira, em 1933, e valoriza as várias etnias e culturas, que contribuíram para a formação do país. Dessa froma, é um dos primeiros estudos que define o conceito de Democracia Racial, pois para Freyre, as relações sociais na História de nosso país, tendiam a ser harmônicas, porém, foram abaladas pela indústria do açúcar e pela escassez de mulheres brancas.

Ao estudar o contato entre as culturas europeia e ameríndia, Gilberto Freyre afirma que, diferentemente dos espanhóis e dos ingleses, os portugueses tiveram interação com uma sociedade rasteira e inferior; sem grandes templos, adorações a deuses e hierarquia. Destarte, afirmou muitas vezes que os povos indígenas, do Brasil, possuíam uma cultura inferior em relação à essas outras culturas nativas, as quais foram encontradas por demais nações. Essa visão do autor, ainda define que a postura do indígena foi mais vegetal do que mineral, ao alegar que, até mesmo na agressividade ao invasor, sua postura foi mais branda. Eis um trecho do livro como exemplo: "As mulheres eram as primeiras a se entregarem aos brancos, as mais ardentes indo esfregar-se nas pernas desses que supunham deuses. Davam-se ao europeu por um pente ou um caco de espelho."

Gilberto Freyre, na defesa da miscigenação, aponta a predileção dos negros e dos brancos portugueses, que viviam no Brasil, para a vida sexual que acontecia no dia a dia da sociedade açucareira, devido à ama de leite que deixava à mostra seus seios, a fim de amamentar as crianças. Além disso, o autor rebate a tese de que os costumes dos africanos eram inferiores aos das sociedades indígenas, e defende que, na verdade, eram superiores aos portugueses. Por isso, tece as suas críticas aos conceitos adotados pelo Darwinismo Social e pela Eugenia, muito utilizadas em fins do século XIX e início do século XX.

Me siga nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

No momento certo Deus fará acontecer ❤❤❤❤❤❤🙏🙏🙏

ismaelvale
Автор

Muito bom essa serie desempaca em 5 min, muito obrigado professor!!!! 🙌🏽

LuisGustavo-nyvv
Автор

te amo predu! to fazendo uma resenha e era disso que eu precisava pra dissertar sobre Gilberto. Há pouco estava assistindo sobre FHC. Um abraço!

israellucas
Автор

"Sou e não sou sociólogo por que sou cidadão de um país que não tem um tradição de ciência social capaz de explicar a formação nacional" Gilberto Freire 1977.Palestra "semana dos escritores" na biblioteca Mario de Andrade.

edosncunha
Автор

Comecei a estudar Sociologia Brasileira esta tarde. Voltando aos ideais de Freyre, não consigo entender como, nas palavras dele, a miscigenação contribui para com a democracia racial. Por princípio, tal miscigenação surge como consequência da exploração dos corpos das escravas e indígenas. Como isso pode contribuir positivamente? Se puder me responder, ficarei imensamente grato. Obrigado pela aula, professor!

thiagofreiresds
Автор

Tava estudando isso agorinha Prof ksksks

sharacristinny
Автор

O comportamento das hostes indígenas foi mais "vegetal" do que "animal" e não " mineral" como foi dito. Apenas para contribuir nesta citação evolucionista. Abraços

JoaoVieira-qgpe
Автор

gilberto freyre respalda o racismo cientifico com teorias faláciosas, essa aula é muito superficial p/ o real conhecimento dos conceitos freyrianos

SamiLuz
visit shbcf.ru