LIVE ESPECIAL: ARQUIVOLOGIA PARA O SERVIÇO PÚBLICO - DESAFIOS E PERSPECTIVAS

preview_player
Показать описание
A live faz parte da programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 02 a 09 de junho de 2023, promovida pelo Arquivo Nacional.

O objetivo é fomentar ações nessa área junto aos municípios, ampliando o conhecimento em pesquisa, extensão e criação de novos cursos com essa temática, visa, ainda, promover uma discussão sobre a criação de curso de graduação em Arquivologia no Ceará; a necessidade de formação em Arquivologia para os profissionais atenderem as demandas da sociedade nos setores administrativos públicos e privados quanto à gestão e preservação dos documentos.

PÚBLICO
Prefeitos(as), Vice-Prefeitos(as), Secretários Municipais e suas equipes, Gestores das Universidades, Professores, Assessores e Sociedade em Geral.

SAIBA MAIS SOBRE A SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS:

CONVIDADOS(AS)

ALTEMAR COSTA MUNIZ. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e estágio pós-doutoral na Universidade do Porto-Portugal (2018-2019). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na graduação na FECLESC (campus Quixadá) e no mestrado acadêmico de História, culturas e espacialidades. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Revoluções Contemporâneas, História do Ceará, História de Quixadá, História política, Memória e Instituições.

ANDRÉ RIBEIRO DOS SANTOS. Analista de Gestão Cultural/Arquivista do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal da Bahia. Graduado em História (Licenciatura) pela FACIBA. Bacharel em Direito pela UNINASSAU. Especialista em Arquivologia pela FAVENI. Pós-Graduação em ARQUIVO: PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL pela Faculdade Facesita. Aprovado recentemente no Mestrado Profissional em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

EXPEDITO ELOÍSIO XIMENES. Mestre e doutor em Linguística, pós-doutor em Filologia de Língua Portuguesa, é professor da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras e pesquisador no Arquivo Público do Estado do Ceará, desde 1998. Pesquisa documentos históricos do período colonial referentes aos séculos XVIII e XIX, principalmente, e estuda a história da violência no Ceará, no período.

IGOR JOSÉ FILGUEIRA DE SÁ BARRETO. Arquivista na Prefeitura Municipal de Serra Talhada. Graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-graduação em Arquivologia pela UNIFAVENI.

MARÍA ANDRÉA ANGELOTTI CARMO. Diretora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutora pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Professora no Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia. Atua na Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da UFU. Possui experiência como docente na Educação Básica, na área de formação docente com o Programa de Iniciação à Docência-História. Desenvolve pesquisas na área de ensino-aprendizagem em História, formação docente e relações sociais de trabalho no campo.

RAPHAEL BAHIA DO CARMO. Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes e graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Possui experiência em gestão de documentos administrativos com foco na classificação e organização de documentos de arquivo, bem como na sistematização, arranjo e descrição de documentos históricos. Atualmente é arquivista do Centro de Documentação e Pesquisa em História - CDHIS e membro do colegiado de extensão no Instituto de História - INHIS, ambos na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

TENENTE SIMONE. Supervisora do arquivo e memorial histórico da Polícia Militar do Ceará.

APRESENTAÇÃO
Helderiza Queiroz - Coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece (EGPM/Aprece)
Telefone/Whatsapp: (85) 99717.8952/ 99406.8966

Acesse todas as notícias e informações por meio de nosso site. Siga-nos nas redes sociais!

Рекомендации по теме