Como lítio transformou história da saúde mental

preview_player
Показать описание
Conhecido como 'ouro do futuro', devido a seu uso em baterias de produtos eletrônicos e na indústria de veículos automotores, metal alcalino se tornou, com ajuda do acaso, na primeira grande droga psiquiátrica. Ouça áudio de reportagem de Matías Zibell, da BBC News Mundo.

#bbcnewsbrasil #bbclê #lítio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fui diagnosticada com transtorno bipolar uns anos atrás e até então minha vida já tinha virado de ponta cabeça. Me diagnosticaram com depressão antes, então minha medicação não incluia o lítio. Quando comecei a tomar, demorou pra surtir efeito, mas hoje tenho uma vida normal, e sou muito mais feliz. Sem crises.

fcyiudm
Автор

O lítio transformou a minha vida. Uso a 32 anos. Com muita responsabilidade.

mariaritamacaoteixeira
Автор

desenvolvi transtorno bipolar (antigamente chamado de psicose maniaco-depressiva) na adolescência, entre outras razões, em decorrência de minha dificuldade extrema para me adaptar ao convívio social por conta de ser autista. já tomei diversos remédios para a bipolaridade ao longo dos anos. recentemente, meu psiquiatra receitou lítio. pesquisei sobre a substância e aprendi sobre sua importância para o tratamento de moléstias psiquiátricas. fico feliz de viver numa época em que pessoas como eu não são mais trancafiadas em hospícios por toda a vida.

DiegoCallazans
Автор

Santo lítio meu de cada dia me dê hoje. Oh glória!!!

lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv
Автор

Minha filha também tem transtorno Bipolar e o Litio melhorou muito a qualidade de vida dela.

rosesenna
Автор

Muito bom! Litio protege meu cérebro e salva minha vida todos os dias. Obrigada, Big Bang! rs Obrigada, BBC!

karinafranca
Автор

O lítio Salvou minha vida. Sou portadora do Transtorno Bipolar

gesouza
Автор

Sou irmã de um paciente esquizoafetivo que é a junção de esquizofrenia e bipolaridade!
Em 2018 meu irmão teve uma das piores crises de mania e precisou ficar internado numa instituição psiquiátrica por mais de 40 dias, onde chegou ao ponto de ser contido.
Eu o visitava todo sábado e sentia medo ao mesmo tempo que tristeza por não entender a razão de ele sofrer com essa doença.
Meu irmão tinha insônia, inapetência, estava logorreico, hiperfônico, totalmente descontrolado sentindo-se o enviado de Deus.
Lembro de terem iniciado o tratamento com Lítio entre outras medicações e me informaram que é um paciente que demora a responder ao tratamento.
Posteriormente o Lítio foi retirado e foi introduzida a Olanzapina (um antipsicótico mais moderno).
Sempre precisamos ficar atentos às alterações de humor dele para não deixar o quadro se agravar.

lucianacastro
Автор

Lítio é quarto elemento criado por Deus. É maravilhoso. Com lamotrigina minha vida tem perspectiva. Lítio é vida...só tomar muita água e fazer litemia e tá tudo certo.

artemisia
Автор

Ótima matéria!
Meu tratamento deu uma melhora significativa quando tomei lítio, hoje não uso mais. Posso afirmar que o lítio me salvou de um suicídio.

greiciellesantos
Автор

Bebam bastante água e não bebam café, ajuda demais nos efeitos colaterais

jessicaaraujo
Автор

Boa noite!! Adorei ouvir sou portadora de transtorno bipolar desde 2008 e minha filha agora trantando, infelizmente não adaptei com lítio mas minha filha usa e faz super bem pra ela, também não psssei por momento de suicídio mas vive com minha filha Não e fácil mas vamos levando a vida como podemos, hoje afastei de muitas pessoas pois elas não me fazem bem, então vivo muito bem sozinha com minha companhia, a dança foi curativa para que busque minha estabilidade. Desejo que todos possam estar bem, vamos matando um leão por dia. Abraço MG

aparecidamichetti
Автор

Meu pai foi intoxicado por lítio após a psiquiatra prescrever a dose errada (tenho prova). Ele se contorcia, não falava, não conseguia escrever, estava em tratamento contra a depressão e pensávamos que era um avanço na doença ou Parkinson. Levamos no neurologista que fez a ressonância onde nada foi apresentado e finalmente após o exame de sangue constatou a intoxicação. Falamos com a psiquiatra que ainda acusou minha mãe de ter dado a dose errada. Guardei a receita online até hoje e mudamos de médico imediatamente. Contamos a história em todos os médicos que levamos ele para que haja um histórico de acompanhamento. Me arrepio só de imaginar que ele podia ter morrido pelo erro básico dela.

marisantana
Автор

Eu tenho bipolaridade. Tenho vivido de fases. Em alguns meses do ano sinto-me sem energia, não tenho ânimo para realizar muitos feitos. E quando algo traz-me um pouco de alegria, venho para a fase de euforia. Alegre, cheia de ideias, sono curto...

lidianecandido
Автор

Eu sou diagnósticado com bipolaridade tentei usar lítio mas seus colaterais simplesmente intankaveis basicamente me faz tremer muito, minha boca fica seca e fico basicamente como um animal enjaulada dentro da própria cabeça. Para mim não foi bom eu me trato com cannabis hj em dia e vale muito mais a pena só estou compartilhando minha experiência pois hj consigo comer, dormir, viver e trabalhar tranquilamente graças a Deus e a cannabis sativa.

Meianoite
Автор

Tenho transtorno do espectro do autismo de nível 01, transtorno depressivo recorrente e transtorno de ansiedade. Desde que meu psiquiatra adicionou o lítio ao meu tratamento, deixei de ter crises de shutdown. Meus pensamentos e emoções estão equilibrados graças a Deus e ao lítio.

allanmarllon
Автор

Se for tomar lítio, não esqueça: beba bastante água!

r_patitucci
Автор

Tenho uma irmã com distúrbio de humor, antes das crises nem imaginava que tínhamos lítio no corpo, quando minha irmã teve crises os níveis estavam 0, 2; impressionante como ele ajuda a controlar o humor.

michelipires
Автор

O transtorno bipolar talvez seja a maior prova de como as nossas decisões, a nossa cognição são afetadas pelo humor.

anaaraujo
Автор

Tomo o Lítio há muitos anos e tenho certeza absoluta que estou viva graças à ele. E não só a ele: ao laboratório que o fabrica pois houve um tempo que pegava nesses postinhos de prefeitura e não surtia efeito nenhum, até que uma abençoada psiquiatra me deu o toque de me atentar para remédios de laboratório desconhecidos… alguns genéricos….enfim… quando comecei a tomar remédio da farmácia e não de laboratório de fundo de quintal que a prefeitura daqui dava comecei a sentir os efeitos. Prestem atenção em genéricos e em remédios “de graça” que não sejam de laboratórios confiáveis.

soulsurvivor