Dom Casmurro (Machado de Assis) | Tatiana Feltrin

preview_player
Показать описание
TLT - Ligando livros a pessoas

Compre na Amazon através deste link e ajude a manter o canal! \o/

Texto no blog da editora Carambaia sobre a edição de Dom Casmurro (Um livro superlativo):

12 Livros para 2017:

Vídeo sobre Otelo (Aline - Little Doll House):
Vídeo sobre Othelo (Lauren - Reads and Daydreams):

*** Minha wishlist:

Nos Correios:
Caixa postal:
2015
São José dos Campos - SP
CEP: 12243-970

Instagram:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Nada me tira da cabeça que Bentinho era um perturbado das ideias e imaginou demais haha

willjcamargo
Автор

Pensa: 117 anos depois, ainda estamos discutindo isso HAHAHAHA Machado está muito orgulhoso, onde estiver. Eu sou time Capitu, mas penso q ela pode ter combinado com o Escobar uma "ajuda" pra engravidar, achando q o Bentinho não podia e ia ficar muito mal com isso. Acho q o Bentinho tinha ciume do Escobar porq ele era tudo q ele queria ser como homem e como marido, não senti tanto homossexualidade... acho que o Bentinho era tão sem sal, que ele "endeusava" o Escobar.

anneberbert
Автор

Tati, cada video seu me impressiona ainda mais positivamente! Alem de vc ser mto preparada, o seu esforço para buscar material de apoio, construir um video completo sobre as leituras que faz e compartilha e digno de tds os elogios!!! Beijos

fernandaleoni
Автор

Se esse vídeo não tivesse existido eu NUNCA iria até o Google para descobrir o significado de "Casmurro".

alguem
Автор

Tem um livro chamado "Quem é Capitu" em que vários autores brasileiros escrevem contos sobre essa personagem. Muito legal!

italienecastro
Автор

Ah não sei, viu Tati. Eu acho que Capitu traiu sim.
Gosto muito de personagens femininos fortes e mulheres que superam suas épocas, como vc disse, mas acho que isso é independente.
E acho que uma coisa que as pessoas costumam não separar é: não interessa se a traição é certa ou errada, merecida ou não, a discussão (inicial) é se houve ou não houve.
Vou dar uns spoiler aqui, pq acabei de ler e tô super afim de comentar! rsrs
Eu pensei como vc sobre a visita de Escobar e toda essa história, mas algo mais me deixa tendenciosa a ter acontecido a traição: a mãe de Bentinho! Vc reparou que no fim do livro a própria Capitu diz que a sogra anda fria e distante? Dela e do filho? E a mulher adorava a Capitu! Por que será que ela se afastaria da nora e do neto? Eu acho que a mãe dele foi a primeira a enxergar a semelhança entre o neto e Escobar e se afastou de Capitu percebendo o caso fora do casamento.
E a própria Capitu em uma passagem diz que vê os olhos de Escobar no próprio filho...
Acho que essas 'provas' que vem de outros personagens que não o Bentinho são fortes! rs (apesar da história ser contada por ele).
Enfim, desculpe pelo textão, mas esse livro anda fervendo na minha cabeça! hahaha fiz até uma enquente no meu face e meus amigos ferveram por lá!
Beijos e parabéns pelo excelente vídeo!

oultimojuro
Автор

[Pode conter Spoiler]

Motivos que me fazem crer que ela traiu ele:

- Bentinho encontra os dois sozinhos em casa

- Bentinho e Capitú sempre tentaram ter filhos e nunca conseguiram. Só depois que Bentinho encontrou Escobar sozinho com Capitu na casa dele, foi que ela conseguiu engravidar. E também tentaram ter outro filho depois de Ezequiel mas não conseguiram (hummm...)

- Capitu pode ter usado Escobar para ter um filho e deixar Bentinho feliz, já que ele aparenta ser estéril.

Motivos que me fazem crer que ela não traiu ele:

- Ciúmes cega, e bentinho demostra ser ciumento desde o começo do livro. Isso faz com que ele crie coisas que não existem

- Capitu era muito fiel e realmente amava Bentinho. Tanto que ela prometeu que não se relacionaria com ninguém enquanto ele estivesse no seminário e assim foi cumprido.

- O filho deles tinha o costume de imitar as pessoas e como o ciúme cega, creio que Betinho via o filho imitando Escobar o tempo todo.

- A história do livro é contada pelo ponto de vista de Bentinho. Ele pode muito bem ter alterado os fatos para se enaltecer, afinal ele escreveu o livro.

- Talvez Betinho seja bissexual e possa ter ocorrido uma relação homo afetiva entre ele e Escobar, e que na verdade ele tinha ciúmes de Escobar e não de Capitu. Desde então, ele vem reprimindo seus sentimentos para manter os padrões aceitos pela sociedade na época. Como prova disso, ele fingia que ainda estava casado com Capitu quando ela se mudou para Europa.

TALVEZ O NEM O PRÓPRIO MACHADO DE ASSIS SAIBA REALMENTE SE ELE TRAIU OU NÃO. ELE SIMPLESMENTE ESCREVEU O LIVRO DEIXANDO ESSE QUESTIONAMENTO PARA QUE O LEITOR TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

lightyagamiwaface
Автор

O capítulo que mais me deixou desconfiada foi aquele chamado "O filho do homem", lembra desse Tati? No qual José Dias fica chamando Ezequiel de O Filho Do Homem e Capitu fica irada, diz que nao quer mais ouvir essas coisas... Bem suspeito nao acha?

marinachaves
Автор

Li na escola e ADOREI. Fizemos o clássico julgamento e eu era o advogado da Capitu, então imagina a TRETAAAA

arturheps
Автор

Foi um dos primeiros livros que li na vida, e achei espetacular.

willjcamargo
Автор

Tenho uma teoria sem pé nem cabeça mas vamos lá: E se Capitu usou Escobar para ter um filho e deixar Bentinho feliz? Até porque ela e Bentinho após várias tentativas não estavam conseguindo conceber um filho e isso deixava ele bem frustado (pelo o me lembre, por favor me corrijam se estiver errada haha)

lovesttruck
Автор

Que vídeo feliz, Tatiana! Me abraça! Seriously, ME ABRAÇA. ehehe

Dom Casmurro é, de longe, meu livro favorito da literatura clássica nacional. Fico realmente triste quando pessoas que, sei lá, passaram dos 30, mas ainda mantêm a mesma visão (justa) da adolescência sobre o enredo, dizem que o livro é "ruim" porque "não importa se Capitu traiu ou não Bentinho, que bobagem". Dá vontade de dizer: cara, dá uma chance ao Machado e veja o quão rica é esta obra! Para além das questões "traiu ou não traiu", ele nos dá uma oportunidade de exercitar uma característica tão mundana e presente em nós: a tal da opinião. Quando se observa que, no início do século XX, o livro foi condenado por muitos por trazer uma mulher 'adúltera' na trama, e que hoje os 'modos de ver' se abriram pra outras percepções... fico imaginando quais as possibilidades ele poderá nos trazer em mais cem anos. Dom Casmurro é ~indatável~.

Beijo! E outro especial por este vídeo tão bacana. :*

anaxianne
Автор

SPOILER
Pra mim Capitu traiu sim. rs... Nas situações conflitantes procurei prestar atenção na reação dela mais do que no Bentinho.
Desde jovem Capitu sabia dissimular e articular a favor de si. Tem o episódio do teatro que ela não acompanha o marido por estar com dores abdominais. Mas quando ele volta antes do tempo e encontra com o Escobar ela se justifica dizendo que era apenas uma dor de cabeça leve. Ela ficava muito nervosa quando Ezequiel imitava o Escobar e sempre repreendia o filho enquanto todos achavam graça, inclusive Bentinho.
Quando Escobar morre ela não chora. Sendo ele tão amigo da família era de se esperar que ela chorasse em algum momento. Mas quando o faz é fora da vista de Bentinho.
E pra mim o que mais fica evidente é ela não negar a traição quando o marido a acusa. Ela mesma que sugere a separação.
O fato dele ser ciumento não inocenta Capitu. E o Escobar dava suas puladas de cerca. Tem também o comportamento da mãe do Bentinho. Antes ela gostava muito da Capitu, elas eram muito próximas. Mas depois passou a ser fria com a nora e o neto. Ele percebeu a mudança antes da sua desconfiança surgir. E quando comentava isso com Capitu ela dava justificativas evasivas...

alinebeatriz
Автор

As pessoas costumam colocar sempre a pergunta sobre traição de Capitu, mas se ela traiu ou não Bentinho, pouco importa. A grande pergunta para esse livro deveria ser feita questionando a credibilidade do narrador. Se ele com seu discurso cheio de ciúme e certeza pode ser confiável aos olhos dos leitores que se arriscam na fascinante leitura de uma das maiores obras da literatura brasileira. Como apenas ele conta o que teria acontecido, jamais iremos saber se Capitu realmente o traiu.

Em dois momentos o narrador se coloca numa posição que pode chocar o leitor que decide dar ouvidos ao que ele tem para falar e são nesses momentos que o discurso feito por ele ganha força, mesmo que ele não aparente ser uma pessoa muito sã. Esses momentos aparecem quando ele, se não estou enganado, deseja a morte da mãe por causar nele o sofrimento de ter que se separar de Capitu e quando ele narra que mandou o filho ainda pequeno tomar o café envenenado que ele tinha preparado para si. Acho que esses trechos servem para fazer o leitor acreditar que ele falava a verdade, pois se Bentinho teve a coragem de confessar tais monstruosidades, poderia estar sendo sincero quando afirma que a sua mulher o traiu.

dhiegometal
Автор

Esse livro é incrível! A persuasão já começa nas personalidades da parede, que aludem à traição. Essa questão da homoafetividade é uma possibilidade de leitura... eu penso que ele se encanta com Escobar porque ele é astuto como Capitu, e a fixação dele é tão grande por essa mulher que, tudo que remete a ela é significativo para ele. Tem outra questão interessante, que é o fato de que Bentinho é influenciável!! Daí a importância de José Dias na história, meu personagem favorito... Além disso, ele projeta na Capitu a infidelidade dele, porque ele se sente atraído por Sancha, mas na cabeça dele isso só é importante porque é mais um indício que legitima a desconfiança dele. AMO! Livro da Vida!

brunabarbosa
Автор

Tati eu adoro o jeito empolgado q vc fala dos livros!

natsurf
Автор

Um verdadeiro clássico da literatura brasileira, por sinal, riquíssima e farta. Hoje em dia, muitos jovens e adolescentes se perdem em leituras fúteis, infelizmente. Ainda falta o apoio da escola e sobretudo dos próprios pais em estimular o (bom) hábito da leitura no cotidiano...
Ótima resenha, Tati!

gilmarbernardo_
Автор

Certeza da traição jamais teremos, mas que o Bentinho tinha sérios problemas já é mais fácil perceber. Sou #teamcapitu!!!! Tenho até uma gata com esse nome <3
Ótimo video, já quero todos os livros de apoio

giovanamenegaro
Автор

eu acho que Capitu traiu Bentinho, pois eu acho que titio machado fez esse tramoia toda para as pessoas pensar que capitu não o traiu, mas na verdade traiu sim! acredito que a ideia é a gente pensar que bentinho é paranóico e ter a ideia de que não houve traição, mas na verdade houve.

TheRubi
Автор

Que resenha maravilhosa. Também acho que a conclusão, traiu ou não traiu, depende da experiência de vida do leitor, e digo mais, eu julgo a pessoa pela conclusão dela

Sarah-twbc