Prédios históricos do Centro viram centros culturais ou repartições há 20 anos. E moradia, quando?

preview_player
Показать описание
Cada imóvel grande que vaga no Centro de São Paulo acaba virando repartição pública ou centro cultural. A promessa de todo prefeito de criar mais moradia ali sempre fica na vontade. Até antigos hoteis, ja com apartamentos prontinhos, viram prédios públicos.

Esta nova série do canal São Paulo nas Alturas vai focar nas possibilidades econômicas do Centro _ inclusive, como virar um distrito criativo, por inúmeras razões, abordamos habitação, zeladoria e segurança.

E pra você, o que falta para o Centro se tornar muito mais habitado? Vários prédios de escritórios se esvaziaram ainda mais após a pandemia, e agora?
👇🏼 Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!

🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨

Além dos apoiadores permanentes do São Paulo nas Alturas, como o @TeatroUnimed (que está com o espetáculo de dança "Lá vem ela", inspirado na obra de Rita Lee, em cartaz até 30/04), e à Moka Pay. E aos superapoiadores na física, Rodrigo Mussolino e Marcelo Paiva.

Imagens, edição, estripulias com o drone e ângulos muito raros da Paulicéia por @dafrias (vale segui-lo no Instagram pra conhecer ainda mais desta metrópole). Colaboração especial de Julia Regina Gonzalez.
Agradecimento à Página @ Portal SantaCecilia Barra Funda pelas imagens - que torcemos se tornem passado logo.

#urbanismo #arquitetura #sustentabilidade #saopaulo #morarbem #centro #ESG #patrimonio #historia #mobilidade #cultura #teto #mercadoimobiliario #sp #economiacriativa #economia
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse vídeo deveria ser enviado para o governador e prefeito do estado.

fernandoalves
Автор

Feliz em ver mais patrocinadores no canal, seu trabalho é incrível e merece esse reconhecimento!

josan
Автор

Raul, crio cidades virtuais num simulador/game chamado Cities Skylines. Me inspiro muito no seu conteúdo para aplicar às minhas criações, e sempre que possível transmito ao meu público a sua mensagem de que urbanismo consciente merece mais audiência! Parabéns pelo incrível trabalho informativo e tão necessário. Seria uma honra poder recebê-lo para um papo no meu humilde podcast. Abraço!

BarbosaCities
Автор

SP nas alturas sempre trazendo temas atuais e importantes para pensarmos uma cidade mais acolhedora e que seja acessível para todos.

CatArosti
Автор

Quando o SP nas alturas era um podcast, um episódio ótimo foi a entrevista com a Soninha e outro vereador explicando como a câmara simplesmente não funcionava. Podia vale a pena fazer um vídeo sobre o assunto.

rafaeldff
Автор

Parabéns pelo jornalismo independente que nos faz refletir e pensar que podemos ser muito mais do que somos como sociedade!

rafaelr
Автор

São Paulo é uma cidade de povo simples e apaixonante, mais muito magoado com politicas publicas mal tomadas, nunca entendi porque não usar predios abandonados para gerar moradia e emprego aos mais pobres e o ajudarem a enriquecerem, ao invés disto eles preferem fazer milhares de prédios publicos que ao inves de segurança traz receio de se andar nas ruas a noite, muito obg pelo ótimo conteúdo, vamos ter fé que são paulo irá melhorar !!!

davh
Автор

Este canal é MA-RA-VI-LHO-SO !!! Raul esse fenômeno de esvaziamento dos centros acontecem em outras cidades do Brasil, mas São Paulo como tudo é muito majestoso e grande até seus problemas também são maiores e mais graves que outros lugares... Aqui no Recife o centro velho tem sofrido um abandono e esvaziamento de moradores, observo tantos prédios vazios e fico imaginando como seria maravilhoso ter todos aqueles imóveis revitalizados e dado outras funções para eles. Enquanto isso outras áreas da cidade como a zona sul e norte recebem cada vez mais empreendimentos luxuosos e mais e mais moradores. A historia das cidades não podem ser apagadas dessa maneira, é necessário incentivo da prefeitura para as construtoras abilitarem esses imóveis com retrofit e oferecer esses apartamentos com valores mais em conta e de diversos valores, atraindo assim classes diferentes que movimentem o comércio, tanto durante o dia como a noite, devolvendo a vida pulsante novamente a essas áreas que já tiveram um passado de prosperidade e glamour.

sebastianmendes
Автор

Trabalhei durante anos no centro, descia no pq dom Pedro e caminhava até a Av consolação com Martins Fontes. Frequentava a Mesbla, o Mappim. Sempre gostei do centro, dos restaurantes e conheci todos os cinemas. Há alguns anos a prefeitura daria isenção as empresas que fossem para o centro, algumas acreditaram, .se mudaram mas o centro só piorou e agora muitas estão abandonando essa região pela falta de segurança e limpeza. Hj não tenho coragem de ir, apenas passo pela região dentro de transporte coletivo mas a pé nunca. Não tenho coragem de frequentar e acredito que muita gente TB não tenha . A prefeitura precisa resolver algumas questões para que o centro volte a ser uma opção de moradia e passeio.

suelisouza
Автор

Como gostaria de ver você fazendo parte dom governo de SP. Amo esta cidade. Precisamos de pessoas como você, para podermos ver esta jóia voltar a brilhar.

fatimagoncalves
Автор

Teus vídeos, Raul, bate uma indignação tão grande, pq se passa em SP mas é a realidade de TODAS as capitais brasileiras. Obrigada por essa produção tão necessária, comparitlho sempre pra alcançar o máximo de público, a sociedade civil PRECISA começar a comprar essa briga dos nossos centros!

juliamachado
Автор

Amo SP, porém está abandonado pelas autoridades. Saudade dos anos 70 e 80 qdo ia fazer compras no Mappin e tirava fotos na praça Ramos com um jardim tão lindo e florido .

zenaideribeiro
Автор

Que reflexão sobre a cidade e a questão da ocupação do lindo centro de SP totalmente abandonado a propria sorte. Obrigado pelo vídeo.

cassianocassiano
Автор

É muito triste constatar que nosso maior problema é falta de vontade/competência.

Danilod
Автор

Sp nas alturas sempre nos entregamos o melhor conteúdo

pabloxavier
Автор

Eu moro no centro e anseio pelo dia que teremos mais vida aqui!! ❤

EdsonEstrela
Автор

Me lembro do hotel Oton. Era muito chique. E o cinema da galeria Metrópole. Era maravilhoso. Eu amava trabalhar no centro, era vibrante. Agora quando vou até lá, tenho medo, é assustador o abandono. Obrigada pelo vídeo. Seu trabalho é muito necessário.

Dulcemara
Автор

Sou Paulista, da Freguesia do Ó. Me senti na urgência de abandonar SP e vir morar no interior, onde ao menos o mínimo é feito para o funcionamento da cidade. É triste ter que sair da cidade que se nasce, mas é muito mais perigoso ficar insistindo em algo que não está funcionando.

NunoScream
Автор

Sp merecia mais. Existe mta coisa por trás desse centro abandonado e não é teoria da conspiração. Qnt mais se entrega o centro às moscas, mais o crime cresce pra todos os lados alí: muito triste pra região que, pra mim, é a mais bela de São Paulo

carloscanrry
Автор

O trabalho de Raul é importantíssimo para conscientização da população paulistana, servindo de exemplo para outros centros históricos (João Pessoa, por exemplo). Aliás, observa-se que a desvalorização dos centros históricos é um fenômeno nacional, nunca antes visto. Falta de verba pública ? Não. Boa vontade política, sim. Nunca será repetitivo e maçante ! Amo muito o centro histórico de São Paulo e gostaria de vê-lo mais seguro e com mais gente pelas ruas (incluindo fins de semana). Parabéns pelo vídeo, Raul !

ew