QUALIDADE DO AR, CERVEJA ARTESANAL E MADEIRA DA CAATINGA NO UNIVERCIÊNCIA | 21/09/2024

preview_player
Показать описание
Neste sábado (21) o Univerciência apresenta um equipamento de baixo custo criado por estudantes universitários para monitorar a qualidade do ar, e uma pesquisa que utiliza o puçá-preto para produzir cerveja artesanal. O telespectador ainda conhece o projeto Expedição Caatinga, que estuda fontes de energia renovável, e um aplicativo que busca prevenir acidentes com animais nas estradas. O Univerciência vai ao ar aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.

Uma parceria entre estudantes e o Departamento de Engenharia e Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) resultou na criação de um monitor capaz de avaliar a qualidade de ar no estado. O equipamento tem baixo custo, e busca garantir o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável e ambientalmente segura. Um dos objetivos é substituir o monitoramento de alto custo e baixo alcance atualmente utilizado no estado por essa nova tecnologia mais eficiente e acessível.

No Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Guanambi, pesquisadores desenvolvem cervejas artesanais à base de frutas, as chamadas 'fruit beers'. Pensando na valorização dos frutos regionais e em promover fonte de renda para a agricultura familiar, a pesquisa tem utilizado o puçá-preto, fruto também conhecido como jabuticaba do cerrado, na produção de cerveja para tornar o produto mais valorizado e atraente para o público.

A madeira é amplamente utilizada como combustível em diversas atividades econômicas populares, bem como na arquitetura. Cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem a Expedição Caatinga, uma pesquisa que avalia a utilização de diferentes tipos de árvores para a produção de madeira com fonte de energia renovável. Ao mapear as espécies vegetais da região, essa pesquisa permitirá um manejo mais adequado, sustentável e econômico dessa produção.

O telespectador vai conhecer um aplicativo capaz de identificar a presença de animais nas estradas, desenvolvido por cientistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Com o app, o motorista recebe um alerta sonoro em seu celular ou computador de bordo quando houver animal na pista. O objetivo do projeto é reduzir o número de acidentes nas vias, poupando tanto a vida dos animais silvestres quanto de motoristas e passageiros.

Se gostou, inscreva-se no canal e ative as notificações. Publicamos vídeos novos todos os dias da semana retratando a pluralidade do povo baiano.

A TVE é sua! É da Bahia.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Boa tarde pra todos já deixe o meu link sou de Saubara da Bahia

marcelodacruzribeiro