Como era o pensamento filosófico de Kant? - Aula com Maria Lúcia Cacciola | Casa do Saber+

preview_player
Показать описание

Sobre o curso: A criação original de Kant (1724-1804) é a filosofia crítica, que consiste numa reflexão sistemática acerca das possibilidades e limites do pensamento e da ação. A época de Kant — o século XVIII —, historicamente designada como Iluminismo ou Esclarecimento, é considerada por ele mesmo como o momento da crítica, em que a razão, amadurecida e já adiantada no processo de esclarecimento, deve explicitamente assumir o exame de suas condições para o pleno estabelecimento de sua autonomia.

Sobre a professora: Maria Lúcia Cacciola é doutora em filosofia pela USP, é professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma instituição. Além disso, é editora responsável da “Revista Discurso”, publicada pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP. Presidente da Sociedade Schopenhauer do Brasil, é autora, entre outras obras, de "Schopenhauer e a questão do Dogmatismo" (EDUSP, 1994).

Siga os passos a seguir para ver todas as aulas:

2- Acesse a plataforma no site ou no aplicativo para Android e iPhone.
3- Ao concluir as aulas, será emitido um certificado de conclusão.
4- Você pode assistir quantos cursos quiser e quantas vezes desejar. Venha fazer parte desse mundo de conhecimento!

Siga a Casa do Saber nas redes sociais:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Minha adorada e inesquecivel Professora!! So' tenho uma coisa a dizer: Professora, OBRIGADO!!

franciscocordone-filho
Автор

Excelente, um dos melhores vídeos de filosofia já postados pelo canal, apesar de ser só um fragmento da introdução ao curso. Kant é filosofia levada a sério, o nível é muito superior ao de pensadores do século XX, chega a ser assustador constatar tamanha decadência em tão pouco tempo do ponto de vista histórico. E digo isso mesmo julgando que a tese central da CRP é auto-contraditória, já que, por um lado, afirma o conhecimento do fenômeno e, por outro, interdita o conhecimento do inteligível (que é fundamento do conhecimento do fenômeno). Mesmo assim, esta obra é um monumento da razão e um marco na história da filosofia.

filosofiaantropologia-brun
Автор

Obrigado professora, a primeira vez que compreendendo Kant com facilidade, ouvindo, percebendo o quanto o dom da explicação é de uma beleza singular. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

FranciscoFernandoLopesLo-bghz
Автор

A filosofia ocidental, fora talvez o estoicismo, tende a uma abstração e uma abordagem iniciática que torna o tema muito árido e, ao mesmo tempo, intelectual. Por mais que eu tenha estudado o tema, nunca me identifiquei com este padrão de análise. Gosto de uma abordagem mais prática ou voltada para a ação, sem questionar o mérito de seu brilhantismo

EduardoAlmeidaRec
Автор

Uau! Está cheio de mestres aqui e a Casa do Saber nem sabe.

adrianaramalholopes
Автор

A imagem da capa não é do Kant, é Friedrich Heinrich.

gmlpontes
Автор

Parece muito minha crença de que o maior mistério seria a existência de Deus, pois o que existia antes de tudo não pode ser nominado/simbolizado, e na crença de que existe um Deus trino de verdade justiça e amor, eu me balizo dentro destes valores enquanto caminho na direção da minha abstração de humanidade ideal.
Creio que a verdade justiça e amor são os Pilares da humanidade que caminha em direção à Deus. Cristo disse ser o caminho, seguir seu caminho é seguir seu exemplo, uma humanidade estruturada em bases fraternas caminhará e encontrará todo o conhecimento sobre tudo o que esse intelecto humano pode conquistar.
Esse desligamento do "momentum" para mentalmente projetar futuros baseado nas minhas crenças e impressões do passado me intriga e parece que esses mistérios do razão são o objetivo da existência dessa possível peculiaridade cósmica que é o homem

MitonHF
Автор

Não sabia que o Beiçola dava aula de filosofia...

xeidveia
Автор

Não sei se foi devido ao meu vocabulário limitado ou a explicação da professora (talvez ambos), mas não consegui absorver o que foi dito nessa aula.

micaelsena
Автор

Desculpe, mas vou fazer uma critica negatica. Difícil entender o que ela fala. Primeiro pelo fato de estar lendo. Segundo que não explica direito mesmo.
Filosofia deve ser explicada, no neu entender, em linguagem coloquial.
Talvez ela tenha tentado falar de tudo. Acabou não explicando nada.

AlexStraub
Автор

Rapaz
Eu li kant e achei que ele fala, fala e nao fala nada…
Dai fui procurar o video de um especialista!
Agora tenho certeza 😂

MrRodrigofoudaise
Автор

Não entendi nada. Acho que podia colocar o filósofo mais perto dos mortais.

caetanojoselima
Автор

"Não há religião superior à verdade"
(Helena Petrovna Blavatsky)

yanouftchalianneto
Автор

A professora leciona há 30+ anos e precisa ler para dar uma palestra introdutória sobre Kant. Monótono.

teixeraf
Автор

Caraca mano eu não tô entendendo nada do que ela tá falando 😢

liviaadrielly.
Автор

Podia tornar a aula mais prática, citando exemplos terrenos e não ficar na metafísica!

caetanojoselima
Автор

Nem consegui prestar atenção direito na aula... só contando a quantidade de "num é" que ela fala. esses professores deveriam se escutar para corrigirem esses vícios

felipeuchoavaz
Автор

Ela fala muito "né" isso e cacuete da região?

denerborges
Автор

A razão de Kant é juíz e réu, simulaneamente; semelhante a certo juíz da suprema corte do Brasil. Talvez ele acredite ser a razão em pessoa.

gabibonza
Автор

Não sei ela conhece. Mas comunica péssimamente

pedroesboriol