Como as asas sustentam o avião durante o voo ?? - Dica # 1.438

preview_player
Показать описание
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, não é o ar sob as asas que empurra o avião para cima, é a baixa pressão sobre a asa a responsável pela sustentação da aeronave !!...
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Vale a lei de Bernoulli, mas tem o efeito Condar de aderência do ar na parte superior da asa sob efeito da força centrípeta, e a lei de Newton ação e reação se tem atração tem a rejeição força centrífuga jogando onaviao pra cima

brauliofilho
Автор

Só pra esclarecer uma coisa, o avião não voa reto nem suas asas, e sim inclinado pra cima, isso se da o nome de ângulo de ataque, que é um dos inúmeros fatores que geram sustentação. E a asa do avião não costuma ser reta na parte de baixo também pois o design da parte de baixo também é utilizado como um dos fatores aerodinâmicos pra gerar sustentação.

fabricioarias
Автор

A partir do "o avião voa reto" eu já fechei o vídeo... Quem já andou de avião sabe que o nariz dele sempre tá um pouco inclinado pra cima. Se não for assim, não tem sustentação.

Robsonalmeida
Автор

Praticamente tudo neste vídeo está errado.

1. Ao contrário do que foi dito no vídeo SIM, os aviões voam com certo ângulo entre suas asas e a corrente de ar. Isso se chama "ângulo de ataque" é é fator determinante a geração da sustentação.

2. A sustentação NÃO é gerada pela "maior distância" resultante das curvaturas de um lado e outro da asa. A prova cabal disso é que aviões acrobáticos, que têm asas com perfil simétrico (mesma curvatura sobre e sob a asa) voam perfeitamente. O vídeo errou, porque partiu de uma premissa errada, que parcelas de ar que passam sobre e sob a asa chegariam juntas no bordo de fuga, o que não é verdade.

3. O avião voa por uma composição de fatores. A diminuição de pressão no extradorso, por si, não seria capaz de manter o avião no ar. Uma grande parte da sustentação vem do "downwash", a mudança de direção no fluxo de ar causada pela asa. A passagem do avião causa uma aceleração vertical da massa de ar para baixo, gerando uma força para cima, pela terceira Lei de Newton. A queda de pressão no extradorso também contribui, mas não pela "maior distância" do extradorso. É a distorção do campo de fluxo de ar, causado pelo ângulo de ataque da asa, que causa essa queda de pressão sobre a asa. É o que acontece, por exemplo, nas asas simétricas dos aviões acrobáticos, ao voarem de cabeça para cima ou de dorso.

coriscotupi
Автор

Certo, sei disso. Mas e quando numa acrobacia o piloto voa um tempão de costas? 🤔

suairalcantara
Автор

Ainda dá tempo de aoagar suas besteiras.

leasgu