Frances Ha - a realidade é terreno para idealismo

preview_player
Показать описание
É difícil falar sobre autenticidade e originalidade em uma época onde a indústria do cinema foi tomada por tantas obras que nada ou pouco tem a ofertar de novo, mas Noah Baumbach, responsável por ‘Frances Ha’, assim como o premiado ‘História de um Casamento’, pode se gabar de ser um dos diretores mais promissores e originais dos últimos anos, ao lado de nomes como Sam Levinson e James Gunn. É impossível não reconhecer a atmosfera realista, mas ao mesmo tempo embebida de arte por onde quer que se transite, e no que tange à ‘Frances Ha’, a obra não se trata de nada mirabolante ou surreal, é apenas uma obra direta e sincera, no bom sentido da palavra.

#elegante
#analise
#cinema

All rights belong to their respective owners. All visual material was originally created or obtained from official advertisement of each specific subject. This material is in conformation with Fair Use: Criticism and comment, News reporting, Research and scholarship, Educational uses, Parody; as described at Copyright Act of 1976, 17 U.S.C. § 107
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A ida a Paris mais triste da ficção que eu já vi. Queria dividir ap com a Frances, pode?!

Daqueles filmes que nos dá vontade de:

- Pausar o filme pra correr na rua.

- Ligar para qualquer amigo distante e trocar meias palavras.

- Ligar para o amigo(a) próximo e notar que ele logo logo vai seguir sua vida.

- Dançar ou pelo menos conhecer alguém que dança.

- Sentir-se afundando confortavelmente no mesmo lugar (e não se sentir tão ruim com isso).

É um filme que de início você não espera nada, na real, estava até incomodada com Frances. Mas depois entendi de onde vinha esse incômodo, eu era a Frances, me sentia a Frances e talvez todos tenham um pouco dela.

O filme mostra como é difícil lidar com questões como a solidão, o fracasso, ver que o futuro que você planejou para si, não está correspondendo com suas expectativas.

Ver as pessoas que estão ao seu redor crescendo, indo embora, ver que na vida de todos algo está acontecendo e você se sentir sempre no mesmo lugar e o mundo de obrigando a crescer, ser responsável quando você ainda não está pronto.

E apesar de toda essa pressão externa e interna, a Frances nunca perde sua energia positiva, sua animação, seu senso de humor.

Acho que uma das mensagens do filme é que cada pessoa tem seu tempo único e que a transformação acontece para todos cedo ou tarde, você estando pronto ou não.

Filme de gente desajustada pra gente desajustada. A Frances é a heroína da geração moderna artística e fracassada de hoje em dia. Ela Representa todos os medos e anseios, com um toque de inocência (necessária). Lena dunham adoraria conhecer a Frances.

Frances é uma personagem dúbia, que cativa pela espontaneidade, mesmo que tenhamos o desejo de sermos o espelho oposto dela. Não conseguir estabilidade financeira e profissional se torna um medo gigantesco (me incluo nesse grupo), receber porradas e ver seus sonhos se distanciarem a cada dia, se sentir impotente e ver seus amigos e conhecidos se projetarem no mundo e você continuar estático é desesperador.

Personalidades imediatistas (me incluo mais uma vez) precisam mudar, a Frances é retrato da perseverança.

Ao longo do filme é possível notar que ela é uma personagem flexível, mas percebe quando as coisas estão saindo dos trilhos:

"Eu gosto de coisas que parecem um erro."

Frances além de tudo é um retrato social daqueles que esperam pacientemente pela concretização dos seus desejos, onde a falta de dinheiro é uma turbulência inerente a qualquer um que procura fazer o que ama.

Alguém mais aí percebeu a sacada no final do filme? Quando...

... justamente como quando ela fala sobre o que espera da vida: "It's that thing when you're with someone, and you love them and they know it, and they love you and you know it... but it's a party... and you're both talking to other people, and you're laughing and shining... and you look across the room and catch each other's eyes... but - but not because you're possessive, or it's precisely sexual... but because... that is your person in this life. And it's funny and sad, but only because this life will end, and it's this secret world that exists right there in public, unnoticed, that no one else knows about. It's sort of like how they say that other dimensions exist all around us, but we don't have the ability to perceive them. That's - That's what I want out of a relationship. Or just life, I guess." demonstrando que sim, ela é uma pessoa realizada SIM. Sucesso é ser amado no mundo <3.

Obrigada por ler até aqui, recomende um filme pra mim que farei o mesmo também! (se quiser, é claro) :)

Que delicadeza de filme! Simplesmente apaixonante!

Okkara-qb
Автор

"Mesmo que a realidade não seja de toda bela, ela também está longe de ser de toda ruim."
Não assisti o filme, mas já gostei.

gisele_lady
Автор

Amo esse filme, e quem indicou ele pra mim foi...Tarantino! O cineasta o elegeu um dos melhores do ano na época.

JoSaintPine
Автор

literalmente acabei de ver esse filme e automaticamente vim procurar uma análise sua (como sempre faço) e você lançou essa 5 horas atrás. perfeito.

kaline
Автор

Que analise mais linda e sensível! Amei

imayfernandes
Автор

Já foi durante um tempo o meu filme preferido.

julckn
Автор

Filme lindo. Muito bom ver tipo de filme analisado aqui.

altairferreira
Автор

Ótima análise! Crescer realmente não é fácil… E olha que faz muito tempo que saí da adolescência.

reginapaixao
Автор

Gosto muito desse filme. Greta Gerwig é muito talentosa, tanto como atriz, quanto como cineasta.

denisefreitas
Автор

Cara eu amo tanto esse filme.amava antes até de assistir

trevoryoung
Автор

Tem outro filme, do mesmo ano, preto e branco também, e que aborda um tema parecido, que é Oh Boy. São filme quase irmãos haha. É excelente.

jimcarbonera