Leandro Karnal 2020 — ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE

preview_player
Показать описание
Leandro Karnal 2020 — ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE
#leandrokarnal #leandrokarnalpalestra #leandrokarnal2020
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Adeus Às Ilusões

Este é um tema presente na cultura popular. Também o será por aqui! Nesta reflexão!
Tempos atrás, li na revista Seleções: - “Podem levar minha bolsa, minha carteira, meu dinheiro, tudo em fim! Mas, por favor! Deixe-me com as minhas ‘ilusões’ sem elas não vivo!” Isto serve para mostrar o nosso apego às coisas deste mundo!
Devíamos nos assustar quando lemos em II Tessalonicenses 2.11- E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira. Estaria diferente se disséssemos: Por castigo fiquem preso às suas ilusões? Não é o mesmo? Por que, quem está na fé, não vive na ilusão, aliás, isto é coisa para descrentes!
Ouvi de um padre: A palavra ‘Religião’ vem de ‘relicare’, latim, que significa ‘religar’. No caso aqui: Religar com Deus! Que acontece quando somos reconciliado com Ele! E, como podemos ser reconciliados com Deus? É aqui que vem a primeira grande ilusão: - A fé. Que, segundo Lutero, não é a ilusão e o sonho humano que muitos acham que é. Esta, é uma obra do Espírito Santo criada no fundo do nosso coração para que tenhamos Jesus Cristo como Nosso Senhor e Salvador! Amém! Que nos transforma em nova criatura! Capaz de sofrer, amar e perdoar! Pois: Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, (por amor de mim) guardá-la-á para a vida eterna. João 12.25. Deixa claro que o mundo não gosta dos crentes: Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. João 15.18
A salvação é coisa séria, de Deus não se brinca! Jesus escandalizou os judeus quando disse: “Quem não comer da minha carne e beber do meu sangue, não tem pacto comigo!” Como entendê-lo? Eu me arrisco a dizer que Ele exige de nós um envolvimento muitíssimo maior do que, simplesmente, pronunciar o seu santo nome duas a três vezes aos fins-de-semana no interior de belas igrejas!
Vai longe o tempo em que quando alguém confessava a sua fé no nazareno era morto! O cristianismo, hoje se transformou numa filosofia de vida com as pessoas se encontrando aos fins-de-semana onde se sentem bem! - Porém, Nosso Senhor diz: “Quem não tomar a sua cruz e me seguir, não é digno de mim?” Mateus 16.24. A cruz, significa: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.” Mateus 10.34 - Se olharmos para a figura de Cristo, o que vemos? Escárnio, zombaria e dor! Cristo e o cristianismo parecem ser coisas bem diferentes! Graças a o castigo em que vivem, preso no erro, e isto, tem um nome: Ilusão!
Por esta razão, escreve Paulo aos Colossenses “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” Fomos transportados do ilusório para o ‘real’. Para que tenhamos redenção e remissão dos pecados!
Ficariam surpresos se eu disséssemos que deveríamos orar pelos nossos amigos católicos? São vítimas de uma grande ilusão, ou heresia, e milenar, ‘a missa’! “Roma ensina que o Cristo ressuscitado é outra vez sacrificado pela a igreja à Deus Pai, pelos pecados da humanidade” Assim, Cristo teria transferido a sua gloria, poder e missão para esta igreja como uma ferramenta para que ela abençoe à outros mediante dinheiro, é claro! O que entra no castigo divino já mencionado no início deste comentário. Jesus diz: Toma e come, este é o meu corpo dado à morte para remissão dos teus pecados e, toma e bebe, este é o meu sangue, derramado para a remissão dos teus pecados, façam isto, todas as vezes que se reunirem em memória de mim! Como se estivesse a dizer: Olhem aqui, não esqueçam nunca que me entreguei à morte a fim de que o Pai Celestial os considerem santos, justos e herdeiros do seu reino celestial! Se, por ventura, sair alguém da igreja contente com este sacrifício de Cristo por seus pecados, então estou errado, e devo pedir perdão à Deus?
Penso ser esta a função dos seguidores de Jesus. “Ide, e pregai o evangelho...” Marcos 16.15-16 e a nossa santidade vai num crescendo “ ... para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança junto aos santos. Efésios 1.18
Quando nos despedimos de alguém, pela última vez, geralmente, ouvimos a pregação: “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12.7 Neste momento a esperança é que o Espírito Santo tenha convencido esta pessoa dos seus pecados e levado a crer naquele que é o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo! Como apontou João Batista.
Só assim não terá partido na ilusão de ter sido salvo! Que assim seja!
Que o Senhor nos dê a sua santa paz!
Amém!

Ildo Borges Fernandes

ildoborgesfernandes
Автор

Quando o ser humano vai se desenvolvendo na vida, acaba adquirindo disposição a religiosidade. Êle começa sentir a necessidade de acreditar num estado de conforto para sua espiritualidade. Assim, começa a sua fé, em procurar o melhor caminho para chegar à sua consolação. "A religião é como máquina de costura, cose com muitos tipos de pontos, mas no final sempre acaba confeccionando aquilo que vai servir a todos"

icarosoares