Óleos lubrificantes - Como funcionam? Tipos de óleos e especificações (JASO e API) (Oleo de motor)

preview_player
Показать описание
ROYALE FILTROS DE AR:
Cupom: MOTOSETAL10

Canecas personalizadas com sua moto + ficha técnica:

Fala pessoal, nesse video vanos ver o basico sobre óleo lubrificante, apesar de ser comum, na hora da troca muitos não sabem que significa os dados que estão no rotulo como viscosidade, classificação API ou Jaso.

Creditos da musica:

Music by Karl Casey

Music by White Bat Audio

#JasoMa #ma #api #sl #sm #apisl #oleo #motul #mobil #lubrax #ipiranga #10w30 #20w50 #Sae #15w50 #mineral #sintetico #semissintetico Music Drive by @whitebataudio
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Pqp mano, sou engenheiro em uma fabrica de lubrificantes brasileira e seu conteudo é simplesmente incrivel! Parabens pelo conhecimento e didática

guilhermeferreira
Автор

Que aulão! Simplesmente perfeito! Povo no Brasil não sabe nem verificar e comprar óleo, o que dirá comprar moto. Kkk. Povo do "Honda é Honda" precisa assistir à essa aula pra aprender a usar o óleo correto!

Anderson
Автор

Mais um vídeo top! Eu não sabia q o 20w50 significava duas viscosidades diferentes.
Se possível, faz um vídeo sobre trocar marcha no tempo, se estraga ou não o câmbio, e se possível mostra como funciona. Obgd!
Vc é o único camarada q eu conheço q pode desmistificar com fatos se estraga ou não o câmbio

midoryagenkai
Автор

Por gentileza, se possível faça um vídeo só te óleos para motores 2 tempos.

Desde já agradeço.

Abraço!

Offroad
Автор

Boas, perfeito!!!
Tenho uma Scrambler 400x e utilizo conforme o manual, o óleo 100% sintético, 10W50, SN e MA2, com trocas à cada 16.000km, atualmente com 3.000km, mas me preocupo com o tempo ou quilometragem para a troca do óleo da bichinha.
Outro dia em um canal conceituado, no qual tenho como referência, aconselhou a troca de óleo em um período máximo de cada 5.000km, não devido a qualidade do óleo, mas sim pela deficiência de nosso combustível (água, álcool e outros...) que no final das contas esses resíduos na queima acabam contaminando ao óleo do motor. Na Europa existem as gasolinas comuns E5 e E10, e embora o manual seja o mesmo para lá e aqui, a nossa atualmente é E27, 5 e isso já é uma grande diferença. E sem falar em conseguir um Posto de Gasolina idôneo nas Terras Brasilis.
O poderia comentar sobre esse assunto!
Obrigado e parabéns pelo canal.

marcoadeavila
Автор

Parabéns pelo vídeo, Vc presta um serviço de informação de ótima qualidade para nós

adaocaires
Автор

Parabéns a didática sempre bem sucedida! SUGESTÃO de vídeo! Gostaria de ver um vídeo sobre os motores ROTAC da BMW que são enaltecidos por sua robustez e eficiência!!

oPauloHenrique
Автор

Exelente, muito bem explicado, aguardando o vídeo de oleo 2T 😅

sideisantos
Автор

Eu uso Motul 5100, 15w50 semi sintético na minha moto com motor 4 mm pistão e biela forjada ...

MANAMUN
Автор

Nesse canal eu já dou like antes de assistir, já sei que é conteúdo de qualidade

filipidasilvarodrigues
Автор

Poderia fazer um vídeo explicando a grande diferença de cavalos entre um motor de moto Cub, para o motor de uma moto "tradicional"? Por exemplo, JET 125SS Vs Yes 125. São 6cv contra 13cv. Obrigado!

isaacsasson
Автор

Graças a Deus um vídeo sobre esse assunto, n achei um vídeo q preste no YouTube

patrick_cupertino
Автор

6:40 uso esse motul na minha G650GS. Serve tbm na himalayan 411cc. Óleo francês, muito bom. Tem até cheiro de amaciante. Um luxo. Pena que em muitos lugares pedem até 80 rublos por 1l. Uma boa opção é o motul 15w 50 que tmb tem a especificação JASO MA2 e é semi sintético.
Não acredito que rodar 1000-2000Km a mais num motor que troca óleo a cada 5000Km vá danificar nada. Lógico que só não pode virar norma. A logo (e digo muuuito longo) prazo, pode reduzir a "vida útil" do motor. Na minha G eu já rodei 6000 sem traumas. Na himarea já rodei 7000. Aliás a hima pode rodar até 10000Km só completando o óleo. Motor sub quadrado, baixa rotação. Não judia tanto do óleo. O filtro de óleo, em caso de não se ter concessionária próxima, pode ser trocado a cada duas trocas de óleo, qnd se roda 5000Km.
Enfim, lembrando que o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante da moto, não do óleo. Mas se precisar fugir um pouco do que tá escrito, com cuidado não será catastrófico não.

geovanedury
Автор

Parabéns viu, eu raramente assisto vídeo em português pq só tem porcaria, as vezes a gente não tem tempo de fazer uma pesquisa com leitura de documentos e o vídeo ajuda... Muito bom vídeo. Obrigado!

socratesnaosei
Автор

Ótimo vídeo, parabéns brother!!! Quanto aos óleos, mano, sempre respeito o que o fabricante aconselha no manual, mas nunca uso Mobil por conta de um problema que ele apresentou nas embreagens entre 2009 e 2010, na época eu era sócio de uma oficina aqui em Betim, ele gerava espelhamento (cristalização) nos discos, da mesma forma que não uso Militec, que em um ano utilizou cloro em sua composição (e perdeu alguns contratos por isso), óleo é o básico para o bom funcionamento de um motor, então acho que é sempre necessário seguir a risca a orientação do fabricante... E mano, discípulos da Militec e cavaleiros da ordem da Mobil, ficam putos, mas não uso

guilhermegeorge
Автор

Eu respeitava o manual, porém o ganho em fazer uma troca intermediária é perceptível. Já testei em 3 motos diferentes: CBR600, Versys 650 e BMW800r. As trocas de marcha ficam mais suaves, o barulho do motor diminui... Isso de fazer troca a cada 12.000 km, ou 10.000, não serve para meu uso .

leonardoluciano
Автор

Show! Esse video eu estava esperando faz tempo no YT!

towers
Автор

Nenhuma marca de motocicleta hoje pede troca de óleo com menos de 5 mil km. Se querem me deixar nervoso é pedir pra trocar o óleo da biz com 1.000 km. O manual pede a cada 6.000 km ou 6 meses, biz 2021. Eu troco cada 3.000 km e não baixa óleo, sai que parece novo ainda.

Italiano
Автор

Muito legal este como todos os outros vídeos seu, muito bem informativos. Parabéns . Eu só preciso saber de algum lubrificante para os joelhos parar de fazer brulho Tudo de bom, Abraço

luizrogerioribeiro
Автор

Antes de tudo, gostaria de parabenizar pelos vídeos muito bem explicados... Simplesmente o melhor canal didático do YouTube nesse segmento!
Agora em relação ao assunto de hoje, tenho uma dúvida na qual já pesquisei bastante e nunca encontrei uma explicação lógica.
Se o óleo tem especificação de multi viscosidade, sendo o 1º numero à frio (menos fluido), porque o 2º número é maior sendo que o óleo quente tem uma viscosidade menor (mais fluido)?
Creio que você possa explicar muito bem essa minha dúvida
Desde já agradeço
Forte abraço!

motogarage