Como a China escapou do neoliberalismo? Aula 2: o debate sobre as reformas de mercado

preview_player
Показать описание
No curso vamos percorrer a história da China dos últimos 50 anos. tentaremos mostrar uma visão ampla, baseada em profunda base histórica mediada por insights sobre a dinâmica do processo recente de desenvolvimento do país. Passaremos pelas minúcias que envolvem grandes e acertadas decisões políticas que transformaram a China no maior case de desenvolvimento econômico da história humana. Sem ideologismos, mas também sem nos furtar a debater as grandes polêmicas que cercam essa incrível experiência! As aulas são transmitidas em vídeos didáticos e simples, podendo ser acompanhados por quem não é economista. O curso tem 20 horas de conteúdo online e duração média estimada de 3 meses, mas pode ser feito no ritmo que melhor se adequar à cada participante. As aulas podem ser assistidas em smartphones, tablets e desktops e ficarão disponibilizadas na plataforma por prazo ilimitado. O curso tem uma linguagem simples, didática e direta, sem abrir mão do rigor cientifico. Disponibilizamos também amplo material bibliográfico, dados e gráficos para download que complementam as discussões das aulas Online. A inscrição no curso inclui consultoria Online por Chat e e-mail para discussões, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas aos temas do Curso. O curso e’ vitalicio e matricula da direito a todas atualizações futuras.

Curso sobre China + Bonus URSS:
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

É útil lembrar aos que por intereseses pessoais ou desinformação defendem a privatização generalizada, que logo após a Coreia do Sul passar a produzir aço (estatal) a Suécia teve que estatizar a sua indústria siderúrgica (mesmo produzindo um dos melhores aços do mundo) para não fechar essa indústria estratégica!

Lafaiete
Автор

Importante perceber que o sistema político possibilitou planejamento econômico a longo prazo, em constante monitoramento.

angelamonteiro
Автор

FHC: "...no limite da irresponsabilidade..." ou atolado nela?!

mariajoselins
Автор

Gosto muito das aulas, fico muito feliz, trás um grande conhecimento.

luiscarlospereira
Автор

Consenso de Washington. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

celsocorreia
Автор

A partir de 2007, a China fortaleceu sua Trading company estatal, a COFCO, transformando-a numa das maiores do mundo. Hoje, é a COFCO que cuida da importação e exportação de Commodities agropecuários da China.

alexandregrimmer
Автор

Paulo, excelentes aulas!

Só uma coisa, vc diz que a economia estava uma tragédia, realmente estava, mas isso não significava um fracasso econômico da revolução, mas sim que antes da Revolução era ainda mais pobre, faminta e miserável. A média de crescimento do PIB chinês foi de aproximadamente 6% ao ano entre 1952 e 1978. Qual país cresceu 6% ao ano durante 26 anos? Em 1949 a China era tida como o país mais pobre do mundo, com 1/3 dos adultos viciados em ópio, e uma expectativa de vida de 36 anos. Em 1980, a expectativa era de 68 anos. Não dá pra dizer que esses anos foram exatamente "uma catástrofe", com esses números. É uma economia de centenas milhões de pessoas, para organizar minimamente já é uma tarefa hercúlea, mesmo pra "levar" mercado...

leozirg-smu
Автор

Conteúdo top! Parabéns! Obrigado! Paulo

jaycaesar
Автор

Engraçado. Essa semana ouvi a entrevista de im economista colunista da folha de São Paulo, que disse que não gosta de ler. Nem preciso dizer que é neoliberal né. 😂

Almirantedopovo
Автор

com todos os problemas e crises, acho q na década de 1990 o Brasil deu um salto para melhor...criou o plano real (1994), acabou com a inflação galopante e proporcionou anos de crescimento e desenvolvimento econômico.

flaviomaia
Автор

No Brasil, ao contrário, acabamos com as nossas tradings estatais. Cobec, Interbras, sic….

marcomarangoni
Автор

Nas estatais chinesas o serviço publico é a mesma varzea que acontece no Brasil? Ou os servidores possuem gestao de carreira?

DG-youtube-channel
Автор

Tivemos preços controlados nos planos do Sarney?

mariajoselins
Автор

### Resumo
Nesta segunda aula sobre a China e seu escape do neoliberalismo, Paulo Galo discute o livro "Como a China Escapou do Neoliberalismo" de Isabela Weber. O debate se concentra em como a China gerenciou o sistema de preços durante os anos 80 e as escolhas que os burocratas chineses enfrentaram entre uma terapia de choque rápida e uma abordagem gradualista para reformar sua economia. O controle de preços na economia americana durante a Segunda Guerra Mundial é mencionado como um paralelo interessante.

### Destaques
- 📚 Paulo Galo discute o livro "Como a China Escapou do Neoliberalismo" de Isabela Weber.
- 💼 Debate sobre como a China gerenciou o sistema de preços nos anos 80.
- 🤔 Escolha entre terapia de choque rápida ou abordagem gradualista na reforma da economia chinesa.
- 🇺🇸 Controle de preços na economia americana durante a Segunda Guerra Mundial.
- 💡 Renascimento do pensamento econômico chinês e conexão com tradições antigas.

RodrigoRocha
Автор

Que acontece com o desenvolvimento industrial do Brasil? Por que não acompanha os países de economia exitosa?

pauled
Автор

Numca esquecendo que a oferta e demanda funnciona quando o estado é forte o suficiente para evitar os oligopólios monopólios manipulem o mercado. O que mais acontece hoje, onde neoliberalismo vem destruindo o.capitalismo

Valestivalet
Автор

Basta ter um pouco de sentimento patriota, neoliberalismo e para países vassalos..e um truque para recuperar a quebradeira tanque e Europa ocidental.

sergiopampas
Автор

Curso fantástico. Como leiga em economia estas lições são preciosas. Uma dica. Que tal apresentar lições sobre a Índia.

valzirahelenagrossidellato
Автор

BOA SORTE PRA ELIAS JABOUR
É PRA TODOS NÓS TAMBÉM

doralicesousa
Автор

Paulo, como ocorre, exatamente (na prática), o “estouro da inflação”, qdo se implementa a terapia de choque?

renatorocha