10 coisas que aprendi sobre Luto | Sarah Vieira | TEDxFortaleza

preview_player
Показать описание
Dra. Sarah nos apresenta um olhar transformador sobre o luto, através de 10 aprendizados que nos leva a uma grande reflexão.

Dra. Sarah Vieira Carneiro é cearense, com um pé no sertão e outro no mundo. É psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduada em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP-SP), mestre em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Há mais de quinze anos se dedica à pesquisa em luto e ao atendimento a enlutados.

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Meu filho morreu de morte súbita aos 24 anos há três anos e três meses, desde então vivi o luto de forma tranquila, consciente e decidi ser feliz, tirei um ano para organizar minha vida, escrevi um livro sobre o processo de morte de Iago e hoje estou em processo de correção deste livro e escrevendo outro falando do luto, escrever é minha forma de ajudar as mães que ficam desesperadas com a morte. Não tem manual para viver o luto, nem preparação para a morte, é um fato que vc escolhe como viver quando acontece, eu decidi viver sem dramas ou infelicidade, aprendi que tudo é um ciclo na natureza e fazemos parte desse ciclo, nascer, crescer e morrer. Mais importante, vc não deixa de amar, eu continuo mãe de três filhos, Pedro, IAGO e Guga, IAGO seguiu o fluxo natural da vida/morte, hoje meu sentido de vida é falar do luto, desmistificar e dar meu testemunho de vida, eu escolhi ser feliz

sheilakatiapereira
Автор

É a pior sensação que existe na vida. Saber que a pessoa que você ama, nunca mais estará com você! Saudades do meu pai!

pattygirl
Автор

'A única forma de não sofrer é não amando, se você não ama você não perde, mas se você quer amar o preço é a possibilidade de perder'

BrCamila
Автор

A sociedade é cruel, não nos permite viver o luto, as pessoas nos cobram sair daquele luto e voltar a viver como antes, dizem "levanta a cabeça e segue em frente", dpois de apenas dias q vc perdeu alguém tão importante em sua vida, como se o nosso sofrimento não fosse normal. Além da dor q estamos sentindo, caímos num estresse gigantesco por termos q parecer bem qdo não estamos.

leticiaalmeida
Автор

O luto é o preço do amor! Foi a frase mais impactante que ouvi

jr.
Автор

Tento lidar com a morte da minha Mãe (2 anos e 9 meses) como uma libertação. Converso com meus amigos sobre como ela viveu seus 77 anos, e não como ela morreu. É comum as outras pessoas sempre perguntarem: "- Ela morreu de quê?", ou ainda, "- Ela morreu como?"; e por aí vai. Mas nunca perguntam como ela viveu. Quando a gente "perde" um ente querido, ele deixa de viver ENTRE nós, e passa a viver EM nós. Não gosto de usar esse termo "perde". Prefiro dizer que os céus ganharam a minha Mãe. É uma antítese substituir a perda pelo ganho. Ao menos, p'ra mim, isso faz muito sentido. Alivia! O fato é que estamos em contagem regressiva desde o nosso nascimento. Por isso a importância de se viver o AQUI e o AGORA! Quanto mais amor tive pela minha Mãe, menor foi o meu sofrimento com a sua partida para o outro plano espiritual. A saudade que sinto hoje é da sua presença física. Não é fácil aceitar a ausência da pessoa que a gente ama, sobretudo quando se é Mãe ou Pai. No entanto, espiritualmente ela está o tempo todo comigo. O luto é um processo...às vezes longo, às vezes curto. Usando uma metáfora, a morte pra mim é como se eu estivesse preso com outra pessoa e por algum motivo essa pessoa foi colocada em liberdade, mas eu continuo preso. Eu a vejo do lado de fora das grades, não posso tocá-la, senti-la, mas ela está ali...do outro lado. Por isso afirmo que a morte é libertação. Quem você imagina te esperando "do outro lado?" Reflita sobre isso. Paz e Bem!

marcioalmeida
Автор

Minha mãe perdeu as filhas gemeas que nasceram um dia e faleceram no outro. Nasceram no dia 3 e faleceram no dia 4, dia de seu aniversário. Resultado nunca vi minha mae comemorar seu niver. Nesse dia, ela ficava triste olhando p o céu.
Ela faleceu a 5 anos mas p mim parece q foi hoje.
Ela adorava plantas e tem uma primavera q nao passava de uma vareta seca... Cuidei dessa "vareta" como se estivesse cuidando dela. É uma flor linda agora, repleta de brotos que está se espalhando no muro da minha casa. Ninguem na minha familia sabe, mas por dentro eu a tenho com o mesmo amor e carinho que tinha por ela.

andremelo
Автор

As pessoas enganam e se enganam quando dizem que a dor do luto vai passar. NÃO PASSA, ISSO É FATO.
Você aprende a viver sem a pessoa, vc aprende a viver com a dor da saudade e com a ausência e a certeza que a pessoa não vai voltar. Há um ano perdi meu pai e convivo com essa dor e digo que não passa nunca. Ficam as lembranças boas e isso nos ensina a reviver.

rosinhabraga
Автор

Perdi minha filha aos 42 anos, adoeceu de repente e foi embora em dois meses. Não tive tempo nem de assimilar sua doença que dirá a morte. Perder um filho/a é morrer junto, não é natural, não é humano, não é aceitável. Somos criados para sermos enterrado a por nossos filhos e não para enterra-los.
O Espiritismo tenta explicar que temos “nossa hora” para ir embora, que já viemos com nosso dia determinado, mas a verdade é que é cruel demais ter que sobreviver a um/a filho/a.
Luto de Mãe é eterno.
Agradeçam por enterrarem seus Pais, pois eles não passaram pela dor de sobreviver a morte de um filho.

marisvanzo
Автор

Nunca perdi ninguém pra morte e eu sempre dizia:- espero que qndo alguém morrer n seja muito próximo de mim. No dia 16/06 recebi uma ligação q meu pai estava no upa de Botafogo pois sofreu um infarto.
Corri pra lá, já fazendo planos no caminho de como eu cuidaria dele, que daria muito carinho e estava com medo de ele ter seqüelas mas ele já havia falecido qndo eu cheguei ele nem teve chance foi fulminante.
Meu pai foi a pessoa q eu mais amei nessa vida, nos éramos muito agarrados um ao outro, que amizade e sintonia, nunca havia me separado dele, eu casei e eu continuei morando com ele. Meu pai dizia q não dava pra viver sem mim q era melhor morrer, qndo conheci meu esposo eu disse se a gente for casar eu vou levar meu pai ou nada feito. Estou a 6 meses de choro e muita dor. Sou cristã e só escuto besteira dos meus amigos q tem a mesma fé q a minha. Me chamaram de idolatra do meu pai, sem conhecer a minha historia com ele, nunca o idolatrei, mas eu amava muito, tive experiência linda sobre a salvação do mesmo mas isso não adiantou pois os irmãos na fé vigiava meu face e falava mal de mim só pq eu postava a foto do meu pai. Sabe o nome disso? Nao é idolatra é saudade. Um pastor colocou eu numa sala e disse vc tem q tocat a vida n ficar triste isso pq nunca deixei de ir a igreja mesmo com a morte. Esses q dizem fazer parte da minha familia em cristo foram os mais crueis tanto esse pastor e sua esposa.

videiraunesa
Автор

Tem horas, que dói até quando eu respiro. Por que é que a saudade tem que doer tanto?

tcmibllymiblly
Автор

Ninguém, absolutamente ninguém pode viver o meu luto e muito menos sentir a minha dor, só quem sabe onde o sapato apertado é o dono do pé.

emiltonbispo
Автор

O preço do luto é o amor! Isso é tão lindo e tão triste ao mesmo tempo, pois quanto maior é o amor, maior é a dor da ausência da pessoa. Estou sentindo na pele isso! Dói no coração, na mente, na alma, no corpo!

giovanniaelaine
Автор

Saudades do meu pai e da minha mãe 😢😢😢😢😢😢

saramoreiradiassantos
Автор

Perdi quatro pessoas da família em um acidente, isso já faz 20 anos, a sensação que eu tenho e que fiquei congelada naquele dia
Detalhe, eu era a pessoa mais feliz do mundo, agora sinto que sobrevivo

sidneaoliveiradearaujo
Автор

Adorei sua palestra perdi meu pai a três meses obrigada pelas palavras..Deus abençoe

MariaMartins-xmmt
Автор

O divórcio também é um luto, após meu divórcio eu sentia como se estivesse de luto pq eu sentia a dor da perda. Durou 5 anos para eu me perdoar, perdoar o ex cônjuge, aceitar a nova realidade e me amar. Olhar para frente. Foi um processo, mas hj estou bem

emanoelisilva
Автор

Eis que aguardo novo céu e nova terra, onde não haverá choro, nem dor, nem sofrimento, nem morte, porque Deus fará tudo novo. Com certeza reencontraremos com os nossos queridos que se foram. Quero encontrar avós, tios, tias, amigos, primos e meu amado netinho de apenas 1 aninho.

cacildasilva
Автор

Passei pela dor da separação de meus pais, pela dor da minha separação, pela dor do câncer e morte do meu pai, pelo avc da minha mãe, pela separação de um filho, pela rejeição de outro filho, pela falência e tantas outras dores q a vida traz, chorei e sofri muito, mas superei buscando força em Jesus, não procurei psiquiatra pq acredito q temos resistência p passar por dores e a fé é essencial, não é facil, mas é possivel😀

magalymacedo
Автор

Perdi minha mãe há 1 ano e 8 meses. Tento da minha maneira "dar um jeito" como foi dito no vídeo. Tento lembrar dela da forma mais alegre e amorosa que posso, mas os momentos de dor me fazem sofrer e prefiro não lembrar. Tento focar minhas forças em coisas q distraiam minha cabeça. Mas é uma saudade sem fim. É realmente uma montanha russa. E as pessoas são cruéis, teve fases que tentei sufocar minha dor pq achei q estava encomodando. Mas me permito sofrer quando a dor aperta... ela sempre fará parte de tudo na minha vida, sempre será meu grande amor!

lauraornellas