Professor da UFRN critica impactos sociais e ambientais do Complexo Eólico Serra da Formiga

preview_player
Показать описание
Durante a audiência pública realizada na noite de sexta-feira (20), em Caicó, para discutir a viabilidade do Complexo Eólico Serra da Formiga, o professor Leandro Cavalcante, do CERES da UFRN, trouxe uma forte reflexão sobre os impactos do projeto nas comunidades locais.

Segundo o professor, a disputa é "desleal", pois o que está em jogo é o modo de vida de populações indígenas, quilombolas e camponesas, que enfrentam grandes empreendimentos apoiados por um forte capital econômico e político.

Leandro destacou que, apesar da geração de receitas e marketing favorável para os municípios, os maiores prejudicados são as comunidades que sofrem com os impactos diretos das instalações, como rachaduras em cisternas e casas, além de prejuízos à produção animal.

Ele criticou o apoio do governo estadual e o papel de instituições como o IDEMA, que, segundo ele, favorecem o grande capital em detrimento das vozes das comunidades, que muitas vezes não são ouvidas no processo de implantação dos parques de energia eólica e solar.
Рекомендации по теме