filmov
tv
Por que CELULAR tem MEMÓRIA de 16, 32, 64, 128?
Показать описание
Você já se questionou do motivo que leva a memória do celular ou a de um pen drive, por exemplo, vir com números “incomuns” do nosso sistema de contagem? Se você nunca reparou nisso, basta pegar algum aparelho eletrônico e observar as suas informações técnicas. Lá, você vai se deparar com um número que segue uma “sequência”, como 8, 16, 32, 64, 128, 256 e por aí em diante. Se você acabou de descobrir isso, está na hora de entender o que é um contador binário.
Mas, se você já sabia dessa sequência que está presente há anos nos aparelhos eletrônicos, como na memória do celular, mas não faz ideia do motivo disso, você também precisa conhecer o contador binário.
Para exemplificar melhor todo esse sistema, nós fizemos um sistema de contagem binária na prática e o resultado, sem dúvida nenhuma, foi surpreendente.
Basicamente, o contador binário segue uma sequência de contagem na qual só são utilizados dois dígitos: 0 e 1. Após o 0 vem o 1, mas após o 1 não existem mais algarismos, é necessário usar um próximo dígito. Como exemplo, para contar de 0 a 8 em binário teríamos a sequência: 0, 1, 10, 11, 100, 101, 110, 111, 1000.
Mas, afinal, para que serve essa contagem usada na memória do celular, por exemplo, na prática?
Tendo como exemplo o computador, ele é uma máquina eletrônica e, dentro dela, as informações são processadas, basicamente, ligando e desligando interruptores.
Nesse caso, podemos dizer que um computador nada mais é do que um conjunto gigantesco de “ligando” e “desligando” simultaneamente e sem parar! E como sabemos disso? Se você pegar agora um super microscópio e olhar de perto as informações que estão contidas ali dentro da máquina, por exemplo, o que você vai encontrar é simples: ligado e desligado.
Esse sistema facilita a dinâmica já que só temos apenas dois comandos representados por 0 e 1. Se ele seguisse a sequência numérica dos números decimais, por exemplo, você concorda que ele teria muitas, mais muitas outras combinações do que apenas “ligado” e “desligado”?
Pois bem, por isso ele é conhecido como um sistema binário, que nada mais é do que um sistema que conta apenas com duas opções. E aí, quebrou muito a cabeça ou deu para acompanhar até aqui?
Todo esse sistema, claro, cria, digamos, uma nova linguagem. Por exemplo, cada dígito binário é chamado bit, assim 10110110 é um número de 8 bits. Um bloco de 8 bits é um byte. Para exemplificar, no caso do nosso contador binário, todas aquelas casas significam que temos um byte.
Uma curiosidade: em um bloco de 8 bits, por exemplo, que foi justamente o que fizemos, ele pode ir até um número máximo de 11111111, que é o número 255 em decimal. Bem legal, né?
Bom, e se você chegou até aqui, não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que ama uma curiosidade e vai gostar de saber porque a memória do celular funciona dessa forma. Com certeza ele vai pirar com o nosso contador binário!
CRÉDITOS
Direção e apresentação: Iberê Thenório
Produção executiva: Mari Fulfaro
Gerência de projetos: Marcel Albert
Câmera: Felipe Reis
Roteiro: Guilherme Temponi
Consultor Técnico: Roberto “Pena” Spinelli
Coordenador de produção: Tiago César Silva
Assistentes de produção: Arthur Okuda e Vitor Moreira
Edição e finalização: Cris Poveda
Apoio: ALURA
Copyright© 2023 Manual do Mundo®. Todos os direitos reservados.
Комментарии