POR QUE O MORRO DOS VENTOS UIVANTES NÃO É UMA HISTÓRIA DE AMOR?

preview_player
Показать описание
Não são poucos os leitores e leitoras que consideram o romance O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë uma história de amor. Só que essa é uma armadilha muito comum em literatura: achar que um livro só porque tem uma história de amor É uma história de amor. E isso nem sempre é verdade.

Quer saber então porque O Morro dos Ventos Uivantes não é uma história de amor, (apesar de ter uma das mais complexas história de amor)?

Então vem com a gente!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

ACABEI de ler o livro e, como quase todo mundo, tô tentando tomar um pouco de fôlego depois dessa serie de caixotes emocionais que é esse livro. Ok que esse livro tem 200 anos, mas, pra mim, isso não é um romance, o que não significa que Heathcliff e a Catherine não se amam mas, pelamor, que puta amor doentio! Se vingar da amada, do marido da amada, da filha da amada, do sobrinho da amada, da cunhada da amada e até do sobrinho da amada (o próprio filho).

Acho que sim, originalmente, Heathcliff é uma vítima mas perdeu os limites do próprio sofrimento e humilhação ficando preso pra sempre no momento em que ouve a Cathy dizendo que vai se casar com o Edgar (um dos poucos personagens relativamente equilibrados) pra ter uma vida confortável.

De qualquer forma, o livro dá sim muito estudo psicológico e social, visto que a gente acompanha mais de 20 anos da vida daquelas famílias sob o ponto de vista da empregada que, coitada, não tem vida própria nenhuma.

victorn
Автор

Eu sinceramente acho que é um tipo de amor que ninguém gostaria de ter. Abusivo, rancoroso, violento, angustiante esquizofrênico, melancólico. E sim, concordo, é uma história de vingança que tem um amor mal resolvido como parte central de uma fogueira de vaidades humanas.

CLAU
Автор

Eu amo. Não é uma história que você consegue esquecer e digerir tão fácil. É profundo.

rosemeirefreitas
Автор

Todo mundo nesse livro precisa de terapia hahaha

franciellyuchoa
Автор

Este livro foi o responsável por me fazer gostar e criar o hábito da leitura. O li duas vezes de tão fissurada que fiquei com a história, com 13 anos. Hoje, com 24 anos, irei lê-lo de novo e certamente terei outro entendimento sobre.

lauracolombo
Автор

Muito interessante a sua interpretação de "O morro dos ventos uivantes" . Precisei de lê-lo duas vezes para compreender a sua complexidade. Na primeira vez que o li, com 19 anos, tive dificuldade em compreender o amor obsessivo dos personagens. Este ano, jà com 25 anos, decidi dar uma nova oportunidade a obra e compreendi tratar-se de uma narrativa de dor e revolta. Existem livros que apenas mais tarde somos capazes de entender!

sarajesus
Автор

Li os morros dos ventos uivantes 3 vezes, mas o melhor é que o triângulo amoroso ocorre também com seus descendentes; Kat, Linton e Hareton;

Автор

Muito bem! Amei seu vídeo e você ganhou uma seguidora. Sempre achei que, assim como em O Fantasma da Ópera, O Morro dos Ventos Uivantes nunca foi uma "história" de amor. Heathclif é, sem dúvida, o personagem mais intrigante do romance. Tudo ali existe por ele e para ele e até mesmo seu nome é uma junção poderosa de forças da natureza. Rola de tudo nesse livro: amor, vingança, obsessão e até uma certa parafilia, que deixo para vocês descobrirem qual é. Li há muitos anos, quando eu ainda não tinha idade para perceber as nuances da narrativa de Emily Brontë. Imagino quantos segredos escabrosos ela ouvia de seu pai pastor e como ela passou a registrar esses segredos trocando nomes, cidades, vilas... Sem dúvidas, uma mulher inteligente que driblou os preconceitos de sua época e nos deixou uma jóia da literatura que precisa ser apreciada em qualquer tempo.

ritamartanucci
Автор

Gente, o que posso falar do livro? Eu simplesmente o amo, por toda sua complexidade!
A primeira vez que li, tinha 14 anos. Acho que me apaixonei por ele como o Heathcliff pela Cathy! hahahahhaaha
Fiz faculdade de literatura inglesa (e língua inglesa) por conta dele (e tive o prazer de estudá-lo no 4º período). Já o li mais de 5 vezes. Toda vez que encontro uma edição que não tenho, em português ou inglês, compro. Hoje tenho 3 em português e 2 em inglês, fora as versões eletrônicas. Sim eu sei.... não sou normal!!! Mas amo comparar as traduções, tem muita diferença!!!
Hoje, com 49, estou lendo de novo... perdi a conta. Com certeza tenho uma visão totalmente diferente dos meus 14. A narrativa forte do livro prende, e nos faz refletir em muitos aspectos, não só em aspectos literários e psicológicos, mas também nos sociológicos, no amor destrutivo, na precariedade das classes sociais, na futilidade da vingança e tantas outras coisas. Com certeza classificar este livro somente como um romance é reduzir demais uma história tão poderosa!

celeao
Автор

AMEI. Nas diversidades de camadas está a genialidade. O rancor é tão humano...impossível ignorar. Parabéns pelo vídeo.

Lusofonia
Автор

Resumindo: toda histórias de Amor é uma vingança. Todos nós necessitamos de psicoterapia.

vitalalfredogomesferrazdos
Автор

O cara é a própria toxicidade em pessoa. Exatamente, é uma história de vingança. A maldição da família foi ele próprio.

shirleysouzasilva
Автор

Exatamente, é por isso que eu gosto tanto desse livro.

nanda.s_ouza
Автор

É um livro que está muito além da simples dualidades. Sim, ele é um dos maiores romances já escritos. Considerado o maior romance já escrito na Inglaterra!

sonsemusicasparameditacaoe
Автор

Eu li o livro. Posso dizer que é uma estória de amor profundo, mas ao mesmo tempo é uma paixão avassaladora do Heathcliff por Catherine a ponto que o levou a perversidade por tê-la perdido, e por causa disso o levou se vingar de cada um que o humilhou...

panteranegra
Автор

mano, heartcliff não fez a vida da caterine "um inferno". eles se mereciam pq nenhum dos dois prestava

jhonny
Автор

Esse vídeo é um que encontrei que realmente trata o Morro dos ventos Uivante como ele. Adorei!

agnalopes
Автор

Eu amo esse tipo de literatura. Tem de tudo. Resposta para todas as perguntas. É uma história de amor, de ódio, de vingança... dá pra gente inventar até outra história. 🤣! Amo!! 👏

fatimafa
Автор

Não tem mocinho. São todos, ao seu modo, vilões. E eu sou apaixonada por essas narrativas que nos deixam sem fôlego junto ao personagem, que nos faz sentir familiaridade e até identificação com eles. É sobre vingança porque é sobre amor. A vingança reside num amor que está além do aceitável para ser são. Um amor além do seu tempo. Um momento histórico que também pode ser vivido por qualquer um nesses anos 20 quando a depressão ou a sensação de ser injustiçado te aflige e você se afasta sentindo a misantropia tomar conta. Pode ser que com ajuda médica e psiquiátrica não se chegue aos absurdos dos personagens. Mas quem saberá?

KarlaKremerpi
Автор

Eu adorei o livro, a historia é muito sofrida e intensa, vale muito à pena ler.

MarimMelo