Alternador X Dínamo

preview_player
Показать описание
DESCUBRA de uma vez por todas QUAL A DIFERENÇA
A necessidade de energia elétrica nos carros vem desde os primeiros modelos pois além da vela de faísca do motor ainda precisaria de energia para ligar as lâmpadas e futuramente carregar a bateria, nos carros de hoje o esquema ainda é parecido porém precisa de bem mais energia devido a grande quantidade de equipamentos elétricos e eletrônicos que temos nos carros.
Para suprir essa necessidade de energia então foi integrado ao motor do carro o dínamo que gera energia para alimentar os componentes elétricos e recarrega a bateria enquanto o motor está em funcionamento.
Porém o dínamo logo apresentou uma limitação quando mais componentes elétricos e eletrônicos foram integrados ao carro, a sua grande oscilação de energia que varia conforme a aceleração do carro, a capacidade baixa de corrente gerada que não ultrapassa 20AH e o carregamento quase zero quando o motor está em baixa rotação forçaram os engenheiros a pensar em uma nova alternativa.
A solução para esses problemas poderia ser uma tecnologia antiga já usada a muitos anos, o alternador, mas havia um impessilio, como fazer um componente que gera tensão alternada carregar uma bateria que tem tensão contínua. Daí foi preciso a adaptação de uma ponte retificadora dentro do alternador para retificar a tensão alternada para contínua e assim ficar compatível com a bateria e os demais componentes do carro sendo capaz de gerar até 150ah.
A mudança se iniciou nos anos 50 e gradativamente até os anos 80 todos os carros já estavam equipados com o moderno alternador, o fusca e derivados com motor boxer 4 cilindros foram os últimos a aderir a nova tecnologia.
Tanto o dínamo quanto o alternador possuem manutenção e a possibilidade de substituição de todos os seus equipamentos internos por novos ou recondicionados, existe um desgaste natural das peças devido ao atrito contínuo entre as escovas e o rotor e também os rolamentos que seguram o eixo central chamado de rotor. Consequentemente essas são as peças que mais geram defeito.
Para saber qual dos dois é o melhor devemos analisar alguns aspectos, se tratando de eficiência, capacidade de carga, e tamanho reduzido certamente o alternador sai na frente, mas em um veículo mais antigo onde originalmente saiu de fábrica com dínamo então manter a originalidade sempre é melhor e aí o dínamo ganha um ponto.
Resumo da ópera, o dínamo e o alternador tem a mesma função mas a modernidade forçou o uso do mais potente deles por isso o alternador é melhor que o dínamo.

Conheça o meu curso de eletricista automotivo. clique aqui 👇🏽

---------------------------------------------------------------------------------------
Onde estamos:
BENTO GONÇALVES-RS
Marques de Souza, 442, Bairro São Francisco

CAXIAS DO SUL-RS
Luiz Michielon, 1743, Bairro Cruzeiro

WhatsApp (54)99622-1126

Facebook e instagram: @eunaupmotors
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tenho gostado bastante dos seus vídeos tanto da prate técnica quanto da administração da oficina . Seu canal tem muita qualidade de conteúdo e potencial para crescer Parabéns .

vadenirallves
Автор

Gostei muito do seu vídeo me ajudou muito no meu projeto em colocar dínamo na minha bike motorizada pra carregar bateria

mcthiago
Автор

Boa noite Professor gostei dos comentários de alternador automotivo e dínamo 👍

antoniopiedade
Автор

Ba estou aprendendo muito com vc na elétrica de carro

luanmapelli
Автор

cheguei aqui por curiosidade mesmo, já que sou eletrotécnico e auto na arquitetura e construção. vendo alguns vídeos sobre carros antigos, vi de novo o nome Dínamo. lembro quando era criança, meu pai tinha Brasília (teve 3 delas na real e a última foi onde aprendi a dirigir), ele sempre falava dessa peça e algumas vezes tivemos que empurrar o carro por causa dela. mas nunca mais ouvi falar no termo (por não ser da área) e ouvindo falar agora, nestes vídeos de carros antigos, vim aqui pra saber o que eram.

rodrigoprojetistabim
Автор

bom dia meu nobre, fiquei muito impressionado com seus vídeos, e mesmo com algumas perguntas já respondidas em seus vídeos, quero trocar um pouco com você sobre o que ouvi hoje em uma concessionaria da CAOA chery, onde comprei um TIGGO 8 zero.
o mm carro teve sua bateria arriada. surpresa desagradável para o terceiro dia com o carro.
meu vendedor autorizou ligar para seguradora e pedir o socorro de carga. ele veio deu a famosa chupeta e o carro pegou. fui para casa, onde levo mais ou menos uma hora de transito e cheguei em casa desliguei o carro e no dia seguinte ele não pegou. bateria, aparentemente. nova chupeta, pois tinha uma bateria em casa e o carro pegou e deixei funcionando por mais ou menos 3 horas. ao desligar tentar ligar, ele não pegou.
hoje levei ele na Concessionaria e ao conversar com o Técnico, ele me deu uma informação muito surpreendente....
pme...
ele disse que o alternador não carrega a bateria...
trocamos por mais de meia hora uma conversa que muda tudo que aprendi.
ele disse que são muitos módulos e luzes e equipamentos que são suportados pelo alternador, que em funcionamento gera os 14 amperes necessário e que a bateria tem carga para gerar 12 amperes mais que ao ser usada para partida do carro ou para qualquer equipamento sem que o carro seja ligado, como som luze alerta, outros, essa energia so sai da bateria.
naturalmente eu perguntei. então se ela não é recarregada, ela vem com energia suficiente para funcionar de 12 a 24 meses, que é a garantia de cada uma? e ele disse que sim....
isso me deixou baratinado e cheio de duvidas. mas como tudo muda e vezes nos ficamos fora das novidades, estou te passando essa mensagem para que você possa responder e até participar do nosso grupo de compradores do TIGGO 8 em todo Brasil.
estamos ja com o 4º carro dando problema de bateria descarregada....
voce se importa de nos responder se o alternador agora não carrega mais a bateria do carro desta geração. ou se o nosso amigo esta errado e qual deveria ser nosso comportamento... vou te passar o link para entrar no grupo dos donos de Tiggo 8 em todo Brasil.
Pessoal o link para entrar no Grupo está no Instagram ou @t

obrigado, Robson Vieira

robsonvieira
Автор

O professor, ótima aula eu agradeço por ter colocado público. Desculpa a ignorância, mas e os controladores de carga?

franciscofelicianofilho
Автор

Muito bacana...
Mas não disse qual é o melhor!!

winjeferson
Автор

Conheço gente que tem um carro ano 2017 recarrega a bateria acelerando la por 4000 de rpm e ja falei que n tinha necesidade más n adianta.

AlexandreKammers
Автор

Meu fusca tem dinamo jovem!! Eu fui dar uma volta de fusca com minha namorada, porem no trajeto que estavamos fazendo eu resolvi ligar os farois dai o carro começou a ficar ruim e parou, acredito eu que dinamo nao esta carregando!

cleciocardoso
Автор

Fiz a conversão de combustão para elétrico 10cv (100km/h e 150km autonomia) e demoro 4h na tomada 220V 20ah para carregar banco de 8 baterias de lithium 120ah. É viável usar alternador para carregá-las com veículo em movimento? Seria mais eficiente que o Kers?

qualiguardportariaremota
Автор

Olá Fábio, o que me preocupa é: consigo montar um som de qualidade num fusca original com dínamo? Será que uma bateria adicional ajudaria no sistema de carga para alimentar o som? Abraço.

vigiagpi
Автор

A bateria é apenas um acumulador de energia

adalbertolemesabara
Автор

Tenho um racho sem luz pensei em pegar um dinamo e colocar na roda de água q tem lá pra tocar um radinho de carro queria saber quantos de rotação tem q dar pra tocar

joaosilveira
Автор

Tenho um Fusca 75 todo original mas vou colocar um alternador pois estou me encomendando muito, inclusive vou vender o dinamo se souber de alguém precisando da um toque 👍

fabionc
Автор

Meu , psi tinha uma Brasília ano e modelo 1974 era dínamo vivia sem partida kkķkk é muito ruim prefiro o alternador com certeza kkkk eu não sou eletricista mais entendo um pouco !!

renatojimenes
Автор

PUTZ NÃO é bem assim, dinamo tambem produz alternada, so que ele usa um comutador para desligar o ciclo contrario, com isso perde eficiencia usando so a metade do clico., no alternador ja é usado diodos retificadores que conseguem somar os dois ciclos ficando com a eficiencia total, e quanto ao outro problema do dinamo, que quanto mais rpm mais tensão ele gera, o alternador resolveu isso regulando o campo magnetico da bobina interna, aplicando uma tensão menor para gerar um campo menor quanto maior a rpm, mantendo a quantidade de energia gerada estavel mesmo variando a rpm.

fabrs