História do Funk | Conheça a trajetória do gênero musical que, quando toca, ninguém fica parado

preview_player
Показать описание
SOBRE A AULA: Funk é cultura? Funk é tudo a mesma coisa? Funk é machista? Funk incentiva o uso de drogas e a criminalidade? O professor Walter Solla e nós da equipe do Se Liga convidamos vocês a bater um papo com a gente sobre essas questões! Bora?

ESTUDE COM O CURSO QUE PARECE UMA SÉRIE!

CRÉDITOS:
Professor: Walter Solla
Pesquisa e roteiro: Talita Cavalheiro
Direção: Ary Neto
Coordenação: Ana Paula Dibbern
Videomakers: Badr Asi, Jailson Ramos e Ton Lima

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
- RESENDE, Marcos Paulo Dias Leite. Identidade e Consumo: expressões identitárias no 'funk ostentação'. M&t Review, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 1-26, jul. 2017. Bimestral. "
- DINIZ, André; CUNHA, Diogo. No Batidão da Real. In: DINIZ, André; CUNHA, Diogo. A República Cantada: do choro ao funk, a história do brasil através da música. São Paulo: Zahar, 2014. Cap. 9. p. 124-135.
- VIANNA, Hermano. Funk e Cultura Popular Carioca. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 244-253, dez. 1990. Anual.
- CAETANO, Mariana Gomes. My Pussy é o Poder: Representação feminina através do funk: identidade, feminismo e indústria cultural. Universidade Federal Fluminense, 2015. Monografia. 182 pp.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Não tem como vc fazer uma música sobre amor e barquinho no mar se no seu dia a dia vc tem que pular cadáver para ir à escola. Quer mudar as letras do funk? Então de oportunidades para que vivam outra realidade

vivissr
Автор

Não curto funk por gosto pessoal, mas achei esse vídeo extremamente necessário para romper com esse estigma que muitas pessoas têm com o funk como manifestação cultural.

brenomartins
Автор

Meu tio ontem ficou criticando o funk e eu, que geralmente curto mais rock estilo metal e alguns hip hop, fiquei justamente tentando explicar ao meu tio que funk é cultural sim e que muitas letras estão apenas mostrando a realidade brasileira em muitas partes do país.
Este vídeo era tudo o que eu precisava!

deboracas
Автор

Isso é educação popular! É desse tipo de conteúdo que também precisa ser levado cada vez mais para as instituições educacionais.

ingridrose
Автор

Percebo que atualmente o funk está passando por um processo de "refinamento", por assim dizer. Músicas menos agressivas, menos explícitas e mais comercializáveis. Por exemplo, as mais atuais da Ludmilla, do Mc Kevinho, Jerry Smith, Pedro Sampaio e Dennis DJ. A popularidade e a aceitação crescem cada vez mais e tudo indica que o funk venha a ser, no futuro, colocado lado a lado com outros ritmos brasileiros, como samba, forró e etc.

caiobrainer
Автор

Bom dia, no próximo vídeo, tem como você abordar a história do rock?

sidrachemelli
Автор

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 essa aula tinha que ser patrimônio público

vivissr
Автор

Assim como o samba, o funk tem influência da cultura afro. A batida do funk por exemplo é o mesmo toque do maculelê, também chamado de congo de ouro. Inclusive deixo a dica para o canal para fazer um conteúdo sobre isso, ficaria massa!

ericlesferreira
Автор

Que vídeo perfeito, já fui a pessoa que julgou esse gênero, mas fui estudar para deixar de ser ignorante, vale a pena todo o conhecimento possível e deixar de lado toda intolerância que nos cerca. Parabéns pelo vídeo!

luanabrinck
Автор

Vou usar na minha aula de Arte, confesso que o final quase foi um gatilho para uma crise de pânico de mais uma vez constatar como estamos perdidos enquanto sociedade... show de aula!!!

smirella
Автор

Eu já disse que esse é o melhor da canal do YouTube? Pois eu digo agora. 👏👏👏

carolinegadelha
Автор

Eu percebo também que o funk evoluiu, está um movimento mais maduro, com letras mais conscientes e tal.
MC Marks, Neguinho do Caxeta, MC Hariel, Salvador e etc, agregaram muito pro gênero músical.

jovemdrak
Автор

Que aula sensacional!! Amanhã eu falarei em sala de aula sobre o funk. Antes de assistir ao vídeo, tinha receio em falar do assunto, eu era crítico em relação a algumas músicas desse gênero musical, depois do vídeo, mudei completamente meu pensamento.

joabecosta
Автор

FUNK É UM ESTILO MUSICAL DO RJ! QUE SE SOLIDIFICOU NAS PERIFERIAS E COMUNIDADES DO RJ E ESTE FUNK SE DIFUNDIU NO BRASIL TODO!!

Rucinha
Автор

Adorei a aula! Professor Valter é demais. Muito bom ter citado o Chavoso da USP, um ótimo You Tuber e com muito conhecimento a compartilhar!

thainacardozo
Автор

Mds eu amo aprender coisas novas sobre a tão grande e complexa indústria musical, e vindo desse canal melhor ainda!!!

eubrunoss.
Автор

Ótimo tema! Precisamos de mais divulgação de conteúdo como esse, conscientizando a população brasileira a aprender mais sobre a história da nossa cultura.

tudoaverciencia
Автор

Que vídeo massa! Sou estudante de História na UFC e meu interesse de pesquisa é música e no momento estou fazendo uma pesquisa sobre música "brega", até me ofereço pra fazer o roteiro se for preciso <3

matheus.bonfim
Автор

Sou MC e sempre tô me aprofundando e querendo saber mais sobre o funk. Parabéns pelos vídeos e pelas referências escolhidas, funk e cultura!❤💎

helinhomcofc
Автор

vocês nunca decepcionam!!! parabéns de verdade pelo trabalho ❤️❤️

sabrinasusan